15/08/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



.
124-FUTURANDO
Humano e máquina: o que esperar dessa fusão


 
01:09 Como a interface cérebro-máquina pode revolucionar a nossa vida - A nossa rotina está aos poucos mais e mais dependente de tecnologias de todo tipo. Mas as máquinas ainda não substituem o centro de controle do corpo humano: o cérebro. A intenção, talvez, nem seja substituir mesmo, mas sim conectar esse órgão complexo a dispositivos externos para turbinar a nossa capacidade de armazenamento de dados, por exemplo. Ou, no caso de uma pessoa com deficiência que usa próteses, devolver a sensação do toque. Isso é possível?

08:39 Brasileira recebe bolsa de estudos de R$ 2 milhões de universidade nos EUA - Nicole Vieira Pires, de 18 anos de idade, embarca em agosto para cursar física e ciência da computação na Universidade de Columbia, em Nova York. "Um sonho é ser astronauta", revela.

13:09Carros voadores: conheça de perto o protótipo da SkyDrive, um protótipo japonês - Carros voadores já fazem parte do nosso imaginário por causa da ficção científica, mas logo eles podem se tornar realidade. No Japão, a empresa SkyDrive é uma das 80 desenvolvedoras de eVTOL no mundo. Fizemos uma visita para conhecer o protótipo deles e saber mais sobre como os carros voadores devem fazer parte do nosso cotidiano no futuro.

20:39Sem carro: o futuro dos centros urbanos - Centros urbanos com congestionamentos, pedestres apertados em calçadas, vias largas para carros e poucas ciclovias. No futuro, essa relação deve se inverter: pedestres e ciclistas devem ganhar mais espaço em grandes metrópoles. Grandes cidades como Nova York, Copenhague e Barcelona já estão transformando seus centros. Paris e Berlim também devem mudar, como você vê no vídeo do Futurando.


FONTE:DW Brasil

 .

Mαnuel Arαgα̃o vαı cessαr funções como

Presıdente do Trıbunαl Constıtucıonαl

* Não apreciamos o modo demasiado familiar com que HENRIQUE STRESS se dirige a quem assiste aos seus vídeos nem à análise tendenciosa com que relata e enfatiza factos. 

A oposição angolana não possui um site de qualidade que reflicta sobre a ditadura do regime, dá ideia que se estivesse no poder o exerceria do mesmo  modo que JLO.

Apesar de tudo entendemos que este vídeo dá algumas pistas da pressão exercida do presidente de Angola sobre os magistrados do Tribunal Constitucional.


FONTE:   Henrique Stress

.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎  

 𝔸 𝕙𝕦𝕞𝕚𝕝𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 𝕒 𝕧𝕖𝕣𝕕𝕒𝕕𝕖 


.
.
O Rochedo Errado


  HEROmation
.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

𝕆 𝕊𝕖𝕟𝕙𝕠𝕣 𝕟𝕒̃𝕠 𝕠𝕝𝕙𝕒 𝕥𝕒𝕟𝕥𝕠 
 𝕒 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖𝕫𝕒 𝕕𝕒𝕤 𝕟𝕠𝕤𝕤𝕒𝕤 𝕠𝕓𝕣𝕒𝕤. 𝕆𝕝𝕙𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕤
 𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕔𝕠𝕞 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕒̃𝕠 𝕗𝕖𝕚𝕥𝕒𝕤


.
.
Bruna Duarte

Como a depressão me salvou


.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

 𝔼𝕤𝕡𝕖𝕣𝕒 𝕦𝕞 𝕡𝕠𝕦𝕔𝕠, 𝕗𝕚𝕝𝕙𝕒, 𝕖 𝕧𝕖𝕣𝕒́𝕤 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖𝕤 𝕔𝕠𝕚𝕤𝕒𝕤


.

ÓSCAR GASPAR

 .



  Despovoamento, 

envelhecimento e 

economia local

.
Em Portugal, o declínio populacional e o envelhecimento são desafios enfrentados por todo o Interior. Nas últimas décadas, muitos concelhos conheceram grandes transições demográficas sobretudo devido à emigração líquida de jovens adultos e ao envelhecimento da população que ficou. Desde 2009, cerca de dois terços dos concelhos sofreram uma diminuição da população. Em alguns, como o de Miranda do Douro, a diminuição foi mais grave e o índice de envelhecimento passou de 311, em 2010, para, imagine-se, 389 em 2019; nos mesmos anos, em Portugal na totalidade, já de si envelhecido, os valores foram de 122 e 161, respetivamente (Pordata).

Em Miranda do Douro os sinais são de despovoamento, de envelhecimento, de perda de rendimento, de erosão do sistema de educação, de colapso do sistema de saúde, de dificuldades acrescidas na agricultura, na indústria, no comércio e na restauração, e de extração dos seus recursos naturais a favor do litoral. Infelizmente, tudo o que se observa são sinais de declínio acentuado com o patrocínio dos decisores de política nacional e local.

Em particular, porque é o reflexo de tudo, os decisores políticos a nível nacional e local deveriam estar preocupados com a diminuição da população e tomar cuidadosamente nota da dinâmica local de envelhecimento. Tendo chegado ao declínio acentuado, deveriam estar conscientes que não se fixam jovens sem um sistema educativo exemplar, que as pessoas idosas estão cada vez mais isoladas de serviços essenciais para ter a qualidade de vida que merecem, que a solidão prolifera, que a quebra de laços de vizinhança é expressiva e que, a menos que se deseje potenciar riscos de pobreza e exclusão social, a economia é essencial na reversão da tendência.

Só por si, a mudança da estrutura da população não deixa de afetar a atividade económica, a oferta e as necessidades de bens públicos, sobretudo ao nível dos serviços de saúde e educação. A diminuição da população, conjugada com o aumento da idade média, tem provocado uma quebra abrupta da criação de riqueza, e uma redução expressiva do número de estabelecimentos escolares e de serviços de saúde disponíveis.

A redução do número de escolas parece corresponder também ao declínio na qualidade da escolaridade. Tal padrão tem consequências negativas para os jovens e contribui para uma maior emigração de escassa população jovem. Pelo contrário, as oportunidades educacionais de qualidade facilitam o desenvolvimento económico, pelo que, sendo o desinvestimento na educação problemático no contexto de uma comunidade envelhecida, nunca deve ser permitido por uma câmara municipal. O comprometimento com o futuro exige que rapidamente se adotem políticas de apoio à educação e à reversão da sua erosão.

A diminuição da oferta de serviços de saúde é igualmente problemática. Traduz-se num menor acesso local aos cuidados necessários e está em clara contradição com as elevadas necessidades de cuidados de saúde da população. Neste contexto, como se compreende que haja quem ainda questione a necessidade de reduzir o isolamento e proporcionar melhor qualidade de vida à população, adotando medidas como o seguro de saúde municipal, a telemedicina, o recrutamento de mais profissionais de saúde, a garantia de funcionamento de centros de saúde 24 horas por dia, o fornecimento de transporte aos centros de serviços da forma mais conveniente e barata possível.

As tendências demográficas de despovoamento e de envelhecimento uma vez permitidas, raramente invertem rapidamente o seu percurso. Nunca o inverterão sem a implementação de medidas de apoio à agricultura, à indústria, ao comércio e ao turismo. Torna-se, por isso, necessário tomar medidas que ajudem a ultrapassar os prejuízos decorrentes da pandemia, os constrangimentos da tendência e a modernizar os setores mais dinâmicos da atividade económica.

A escolha é muito clara: ou se opta pelo comprometimento com o passado recente que, a manter-se, levará a que Miranda do Douro fique sem habitantes em 2094, ou se opta pelo comprometimento com o futuro que ambicione uma reversão da tendência e, consequentemente, uma terra de que todos os munícipes se orgulhem.

* Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e sócio fundador do OBEGEF

 IN "DINHEIRO VIVO" 07/08/21

.

 .

 

2719.UNIÃO

EUROPEIA

 EDUCAÇÃO
Escola Frello abre na Dinamarca e rompe
 com os modelos tradicionais de ensino




FONTE:  euronews

.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

ℚ𝕦𝕖𝕞 𝕒𝕞𝕒 𝕗𝕒𝕫 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖  
 𝕔𝕠𝕞𝕦𝕟𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖; 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕗𝕚𝕔𝕒 𝕤𝕠́𝕫𝕚𝕟𝕙𝕠


.

 .

5-𝓑𝓞𝓞𝓚 𝓡𝓞𝓢𝓐

𝙰𝚙𝚕𝚒𝚌𝚊𝚝𝚒𝚟𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚎𝚗𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚡𝚘



FONTE:  A Liga

.

.
LXXII-VISITA GUIADA


Hotel Ritz/1

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

𝔸 𝕒𝕞𝕚𝕫𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕧𝕖𝕣𝕕𝕒𝕕𝕖𝕚𝕣𝕒 
 𝕣𝕖𝕒𝕝𝕚𝕫𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕕𝕒 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒


.
.
Joyce El-Khoury e Michael Fabiano

St. Sulpice Duet


Jules Massenet - Manon

.


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

 𝕆𝕝𝕙𝕒 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕥𝕖 𝕠𝕝𝕙𝕒 


.
.
27-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
27.6 -𝓐 𝓮𝓿𝓸𝓵𝓾𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓭𝓪 𝓯𝓪𝓶𝓲́𝓵𝓲𝓪
Joel Birman


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝐴𝑉𝐼𝐿𝐴𝑁𝐴́𝐶𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑎 𝑡𝑒́𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑛𝑗𝑎 

𝔼́ 𝕦𝕞𝕒 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖 𝕧𝕚𝕣𝕥𝕦𝕕𝕖 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕚𝕕𝕖𝕣𝕒𝕣 
𝕥𝕠𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣𝕖𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕠́𝕤


.
73-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑆𝑎𝑖𝑏𝑎 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜
𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑚𝑎𝑚𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ĦØMɆNȺǤɆM ĐØ ȻØɌȺȻ̧Ⱥ̃Ø


Seiji Ozawa, famoso maestro japonês, tem Alzheimer.  Zubin Mehta prestou-lhe uma homenagem recentemente, levando-o a conduzir um pequeno concerto.  Veja a cumplicidade e o carinho entre os dois maestros e a alegria dos músicos de orquestra.

 É impressionante ver Ozawa  distraindo-se de seu papel e como Metha integra-o no show reagindo imediatamente apontando alguma entrada de metal.  São momentos muito emocionantes.

.

 .

ITÁLIA

Vulcão Etna  atinge novo recorde de altura


FONTE:  Record News

.

.
Secretos de Porco Preto de Coentrada


SaborIntenso
.

 .

ꙆᙏᕈᖇᙓᔑᙅꙆᙁᙃꙆ́ᘎᙓᒐ

.

.

. 2793
Senso d'hoje

NELSON MARQUES
ESCRITOR PORTUGUÊS
"OS HOMENS TAMBÉM CHORAM"
DIOGO FARO
ACTIVISTA, HUMORISTA
Movimento "NÃO É NORMAL"
A revolução da masculinidade 
marcará o século XXI





* Moderação de FRANCISCA GORJÃO HENRIQUES



FONTE:  ffmspt
.
.
ANIMAL TV

PANDA-VERMELHO


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento