21/06/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

 

XLII-OS RIOS E A VIDA
6-O VALE DO LUANGWA
Interior oriental da Zâmbia


 
(CONCLUI  HOJE)


FONTE:  Elefante Verde.

 

GYV Me Body
Full Show
LOS ANGELES SWIM WEEK
2023 




FONTE:  StellarFashionTV.

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

5-๓єเ๏ ค๓๒เєภtє


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)


O clima sempre causa muito impacto na vida das pessoas. Enquanto a agricultura precisa da chuva, quando chove demais numa cidade os riscos de enchentes são grandes. O professor Leo Akio e o meteorologista Almerino Marinho investigam como a matemática é a chave para calcular o índice pluviométrico e prevenir catástrofes e o ambientalista Declev Reynier Dib-Ferreira alerta para a necessidade de repensarmos a quantidade de lixo que produzimos..


FONTE:   Prof. Leo Akio.

MAFALDA FERNANDES

 .





O antirracismo como
um processo de
desenvolvimento pessoal

Ser antirracista é encarado como algo centrado numa luta ou causa ativista. Também o é, mas é mais do que isso. O antirracismo, para ser efetivo, deve ser encarado como um processo de desenvolvimento pessoal, no qual o "eu", está em constante mudança na direção daquilo que será uma sentença positiva para o mesmo.

Não podemos ser antirracistas sem saber quem somos. E nós somos aquilo que quisermos ser. Está no nosso controlo definirmos quais são as nossas crenças e valores, que irão refletir o nosso verdadeiro eu. Não está no nosso controlo o impacto que as nossas atitudes e comportamentos vão ter no outro, mas também não é isso o mais importante nesta jornada.

Quem sou eu? Sou uma mulher negra portuguesa com raízes cabo-verdianas, que acredita que a partilha de conhecimento, o pensamento crítico e a educação funcionam como combustível para o motor da minha autorrealização. Concretamente: a partilha de conhecimento com aqueles que se encontram com disponibilidade para tal, que posteriormente se torna uma aprendizagem única. Porque aquilo que o outro desconhece e questiona, fundamenta o meu pensamento crítico. E por fim a educação, que tal como diz Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

É sobre pessoas, é sobre o processo de desenvolvimento pessoas das mesmas. Quem tu és e principalmente como te auto-defines, é o guião que necessitas para a tua luta antirracista. A tua preocupação em definires, a tua identidade, os teus valores e crenças, vai levar-te a não duvidares sobre se realmente estás a fazer o que é correto e a dúvida vai levar-te a cometer erros, que não serão vistos como uma aprendizagem pois dúvidas de ti mesmo e não sabes quem és.

O antirracismo é certeza do que és e de quem queres ser, pois o gerar mudança só é possível através da auto-determinação. Repara que ao longo deste texto está implícita a ideia de mudança, quem tu és hoje, não tem de ser a mesma pessoa que tu serás amanhã. Mas confiar no processo, é a tua maior arma para transformares o mundo.

Teriam Hitler ou Martin Luther King dúvidas de quem eram ou de quem gostariam de ser?

* Nascida e criada no Porto, filha de pais brancos e irmã de mulheres negras. Formada em Psicologia Social, o estudo e pensamento sobre problemas sociais relacionados ao racismo, são a sua maior paixão. Criou o @quotidianodeumanegra, página de Instagram onde expressa as suas inquietudes. Usa o ecoturismo como forma de criar consciência anti-racista na sociedade. Fã de Legos, livros e amizades, vive pela honestidade e pelo conhecimento. 

IN "GERADOR" -16/06/23.

 .



3384.UNIÃO


EUROPEIA

A TERRA JÁ NÃO MANDA
Os perigos da monocultura e 
corte raso das florestas



FONTE:   Euronews - 20/06/23

NR: A TERRA é educada pede em silêncio que a ajudem e o pessoal cospe-lhe em cima. Depois a TERRA aquece e os culpados são gente invisível, depois a TERRA transborda  e a culpa continua a ser de invisíveis. Os que falam em defesa da TERRA são lunáticos. A TERRA não desaparece, quem desaparece são os estúpidos que somos todos nós mais os lunáticos que não são estúpidos mas que são poucos para alterar a situação.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
163-ᴄᴏຕᴏ ғαᴢєя αຕɪɢᴏѕ ?


FONTE:Universo da Psicologia


.
99-HORIZONTES DA MEMÓRIA
99.1-História Concisa Do Brasil


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Maria Pedro
“Só Um Beijo”


The Voicekids 2023 -Semifinal

.

 .

ē¢ ค́fri¢/21

KENYA

LAVINTA OKECH

 À procura de espaços para
a agricultura vertical



FONTE:  DW Português para África - Outubro de 2021.

 .

Lσηgενιδαδε Dεsαfισs Σcσησ́mιcσs ε Sσcιαιs/1


FONTE:  ffmspt.

.
E NÃO É QUE ELE NÃO SABIA!!!

Pᴇᴅʀᴏ Pʀᴏᴇɴᴄ̧ᴀ ʀᴇᴀɢᴇ ᴀ ᴄᴀsᴏ ᴅᴇ ᴛʀᴀ́ғɪᴄᴏ ᴅᴇ ᴊᴏɢᴀᴅᴏʀᴇs




FONTE:  Fala Portugal



Ɛνσℓυçα̃σ ∂σ Mєтяσ ∂є Ƥяαgα 1974-2030

FONTE:Metro Liner

 .

OTG TIOT Tᕮ́ OT


*  Pois é , há quantos anos levamos com os gajos das fatiotas?.....e não é que o sr, ministro João Galamba veste bem.


3466
Senso d'hoje
ANDRÉ PINHEIRO
COMEDIANTE PORTUGUÊS
GUILHERME DUARTE
ENTREVISTA PARA
#Apostas para o futuro#
A minha primeira actuação foi
 no "Ferro“ no Porto







FONTE:  PorFalarNoutraCoisa


NR: Portugal precisa tanto de pão como de humoristas ou comediantes, porque todos dão alegria!.
.

Os surpreendentes ctenóforos


.
.

BOM DIA

.