12/03/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

275-ACIDEZ
FEMININA


GORDINHA MAL AMADA
E O HOMEM IDEAL


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.

All About Them/5
This relationship gets really complicated




FONTE:  Cinehouse

.
.
ONTEM NO 

"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Harvey Weinstein 
condenado a 23 anos de prisão

O produtor de Hollywood esteve a ser julgado por casos de assédio e abuso sexual

Harvey Weinstein foi esta quarta-feira condenado a 23 anos de prisão, depois de ter sido considerado culpado de dois crimes de violação e agressão sexual.
.

O produtor de cinema, com carreira de sucesso em Hollywood, foi considerado culpado de cometer uma agressão sexual envolvendo uma mulher e uma violação sobre outra mulher.

O juiz James Burke ignorou os argumentos dos advogados de defesa de Weinstein, que pediam para o seu cliente a pena mais leve, de apenas cinco anos atrás das grades.

Weinstein, 67 anos, foi considerado culpado de um ato sexual criminoso no primeiro grau e de um outro de violação no terceiro grau pelo júri do tribunal de Nova Iorque, em 24 de fevereiro, num veredicto saudado pelo movimento #MeToo.

A sentença do tribunal de Nova Iorque é um marco na história do movimento #metoo, que foi impulsionado na sua génese pelas denúncias de várias mulheres contra o produtor de cinema.
Segundo o New York Times, organizações de defesa dos direitos das mulheres congratularam-se com a condenação do produtor.

Esta quarta-feira, as seis mulheres que apresentaram queixa contra Harvey Weinstein entraram juntas no tribunal e sentaram-se na fila da frente, imediatamente atrás dos advogados de acusação. As filas atrás do produtor estavam consideravelmente vazias nota o diário norte-americano, o primeiro a noticiar os casos de abuso sexual que teria praticado.

Um júri composto por sete homens e cinco mulheres considerou, a 25 de fevereiro, que Weinstein era culpado de violação da jovem atriz Jessica Mann em 2013. Os jurados também o consideraram culpado de forçado sexo oral na assistente de produção Miriam Haley, em 2006.

Weinstein enfrentava uma pena que podia ir dos cinco anos aos 29. Fica nos 23. 

"Sinto realmente remorsos pela situação", disse, antes de conhecer a sentença e em voz quase inaudível, Harwey Weinstein citado pela CNN. "Sinto-o profundamente no meu coração. Vou dedicar o meu tempo a realmente tentar ser melhor pessoa".

* Ele vai tentar ser melhor pessoa atrás das grades, uma atitude louvável.
Temos vergonha de em Portugal um violador não poder levar com uma talhada destas.

.
.
Astronomia
Uma visão Geral I

Novas e Supernovas/2



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Bispo do Funchal suspende catequese 
e recomenda aos fiéis que 
evitem procissões

O Bispo do Funchal decidiu suspender a catequese e recomenda aos fiéis que evitem as procissões assim como as “celebrações penitenciais próprias da Quaresma e outras actividades extraordinárias que envolvam grande número de pessoas”.
.
“No momento em que vos escrevo não é conhecido qualquer caso de infecção do Covid 19 na nossa Ilha. Assim, se por um lado não podemos ceder ao pânico e ao medo (nós que somos gente de confiança), por outro lado não podemos também deixar de fazer tudo o que se encontra ao nosso alcance para que as infecções sejam o menos grave e em menor número possível, sem nunca deixar de viver e celebrar a fé”, começa por referir D. Nuno Brás, numa nota de imprensa distribuída pelo Gabinete de Comunicação.

O Bispo do Funchal exorta os fiéis a continuarem a viver o quotidiano sempre observando as indicações das autoridades sanitárias da Região a este propósito. “E, assim, iremos procurar que se evitem as concentrações extraordinárias de população, mais atreitas a contrair a infecção”, recomendou.

Deste modo, anunciou que as missas continuarão a ser celebradas, bem como todos os actos de culto habituais. Contudo, “evitar-se-ão as procissões, as celebrações penitenciais próprias da Quaresma e outras actividades extraordinárias que envolvam grande número de fiéis”.

Acrescenta que em nenhum caso se farão celebrações comunitárias da reconciliação com absolvição geral.

Quanto à catequese, determinou que fica suspensa “até novas orientações.

Aos padres, pede “toda a generosidade e coragem para que aos fiéis não falte nunca a palavra da fé, o alimento eucarístico e o acompanhamento no sofrimento”.

“Esta é uma Quaresma bem singular, em que somos convidados a um jejum e a uma esmola fora do normal: o jejum de evitar todas as ocasiões de transmissão do vírus, ainda que nos cause transtorno; e a esmola de não desampararmos nunca o irmão que necessite de nós, da nossa palavra e da nossa ajuda”, referiu.

“A fé, a presença iluminadora de Deus na nossa vida do dia a dia, convida-nos a olhar sempre mais longe, tendo como horizonte a vida de Deus, a vida eterna. Isso dá ao cristão uma confiança nova, mesmo no meio do sofrimento e das dificuldades”, transmitiu D. Nuno Brás.

* Sempre achámos enganosa a publicidade ao poder divino, um simples vírus faz tremer tanto um bom católico como um malvado dum ateu, até as procissões não estão protegidas apesar de anjinhos, andores e cruzes canhoto!
Injustiças.

.
.

LXXXI-Cidades e soluções

GUATAMBU/1



 FONTE:    Guatambu Estância do Vinho
.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Meo, NOS e Vodafone dão 10G de dados e canais. SportTV oferece mensalidade

Covid levou operadoras a tomar decisão. Oferta mantém-se por 30 dias.

“Facilitar o cumprimento pelos cidadãos das medidas de prevenção e controlo de infeção pelo Covid-19” é a justificação que leva as operadoras a juntar-se num movimento inédito. Meo, NOS e Vodafone decidiram oferecer internet e canais aos clientes por 30 dias, a começar a 17 de março.
.
O CARTEL DA GENEROSIDADE
A SportTV, que já anunciara um corte de preços para responder à decisão da Liga de cumprir os jogos da I e II Liga à porta fechada, vai oferecer a mensalidade a todos os assinantes. A medida decidida para o futebol entretanto evoluiu para a decisão de congelar mesmo os campeonatos, não realizando jogos até ser seguro fazê-los, o que motivou a iniciativa do canal de desporto.

“Na sequência da decisão de suspensão imediata das competições profissionais de futebol da Liga NOS e da Liga Pro por tempo indeterminado, e em virtude do agravamento do número de portugueses afetados pela pandemia Covid-19 em território nacional, a SportTV comunica que em conjunto com os operadores nacionais distribuidores dos seus canais, irá oferecer o valor da mensalidade dos seus canais a todos os assinantes, durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas”, declarou a empresa. 
.
“Esta medida visa garantir a manutenção de acesso da população aos conteúdos das competições ativas, e que as famílias e cidadãos em isolamento possam fazê-lo com o devido conforto”, justifica a SportTV. 
.
“De forma a minimizar os impactos que o Covid-19 já está a ter na vida dos portugueses, os operadores Meo, NOS e Vodafone anunciam que vão oferecer 10GB de dados aos seus clientes de serviço telefónico móvel”, comunicaram também as empresas nesta noite. 
.
A oferta dirige-se a todos os clientes “particulares ou empresariais dos três operadores”, que podem subscrever a oferta através da app de cliente ou site, entre 17 e 31 de março. “A oferta de 10GB de dados será válida pelo período de 30 dias a partir da data de subscrição”, esclarecem. 
.
As operadoras, que se juntam nesta iniciativa, explicam que procuram assim ajudar os portugueses a cumprir as medidas de prevenção e controlo de infeção, “dando resposta às necessidades acrescidas de comunicação por se encontrarem em casa em regime de teletrabalho, de prevenção ou de assistência a familiares”. 
.
 A par desta iniciativa, e no seguimento da suspensão da generalidade dos eventos desportivos, os operadores decidiram também, então, em conjunto com a Sport TV, a BTV e a Eleven Sports, não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes para os respetivos canais. “Esta medida mantém-se durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais.” 
.
Recorde-se que já ontem, quando a Liga ainda não tinha suspendido os jogos de futebol mas apenas obrigado as equipas da I e II Liga a cumprir os jogos à porta fechada, a SportTV já anunciara um corte nas mensalidades para todos os aderentes.

* Estamos estupefactos com tanta generosidade.

.

ANTÓNIO LIMA

.






O vírus da indiferença


É imperativo combater o vírus da indiferença! Os povos da Europa não podem ficar em silêncio quando os direitos humanos se compram e vendem e são meras armas de arremesso no xadrez da política internacional.


𝒫𝑜𝓇 𝑒𝓈𝓉𝑒𝓈 𝒹𝒾𝒶𝓈, 𝑒 𝒹𝑒𝓈𝒹𝑒 𝒽𝒶́ 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓂𝒶𝓈 𝓈𝑒𝓂𝒶𝓃𝒶𝓈, 𝓆𝓊𝑒 𝒶 𝓈𝒾𝓉𝓊𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒸𝓇𝒾𝒶𝒹𝒶 𝓅𝑒𝓁𝑜 𝒹𝑒𝓈𝒾𝑔𝓃𝒶𝒹𝑜 𝒞𝒪𝒱ℐ𝒟-𝟣𝟫 𝒹𝑜𝓂𝒾𝓃𝒶 𝒶𝓈 𝒶𝓉𝑒𝓃𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒶́𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈 𝑒 𝑜 𝒹𝑒𝒷𝒶𝓉𝑒 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝑜 𝓅𝑒𝓁𝒶𝓈 𝒸𝒶𝓇𝒶𝒸𝓉𝑒𝓇𝒾́𝓈𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈 𝒹𝒶 𝒹𝑜𝑒𝓃𝒸̧𝒶 𝑒 𝓅𝑒𝓁𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝒾𝓂𝓅𝒶𝒸𝓉𝑜 𝑔𝓁𝑜𝒷𝒶𝓁. 𝒪 𝒶𝓈𝓈𝓊𝓃𝓉𝑜 𝓂𝑒𝓇𝑒𝒸𝑒, 𝓈𝑒𝓂 𝓂𝒶𝓇𝑔𝑒𝓂 𝒹𝑒 𝒹𝓊́𝓋𝒾𝒹𝒶, 𝒶 𝒶𝓉𝓊𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒𝒸𝒾𝒹𝒾𝒹𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝒶𝓊𝓉𝑜𝓇𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶𝓈 - 𝓂𝒶𝓈 𝓉𝒶𝓂𝒷𝑒́𝓂 𝒹𝑒 𝓉𝑜𝒹𝒶𝓈 𝑒 𝓉𝑜𝒹𝑜𝓈 𝓃𝑜́𝓈 - 𝓃𝑜 𝓈𝑒𝓃𝓉𝒾𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝒹𝑒𝒷𝑒𝓁𝒶𝓇 𝑒𝓈𝓉𝒶 𝓈𝒾𝓉𝓊𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒 𝑒𝓋𝒾𝓉𝒶𝓇 𝒶𝑜 𝓂𝒶́𝓍𝒾𝓂𝑜 𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝒶𝓁𝒶𝓈𝓉𝓇𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜.

ℳ𝒶𝓈 𝒽𝒶́ 𝑜𝓊𝓉𝓇𝑜𝓈 𝓋𝒾́𝓇𝓊𝓈, 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓃𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝒿𝒶́ 𝓈𝑒 𝒶𝓁𝒶𝓈𝓉𝓇𝒶𝓇𝒶𝓂 𝓂𝓊𝒾𝓉𝒾́𝓈𝓈𝒾𝓂𝑜. 𝒪 𝓋𝒾́𝓇𝓊𝓈 𝒹𝒶 𝒾𝓃𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃𝒸̧𝒶, 𝒾𝓃𝒻𝑒𝓁𝒾𝓏𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒, 𝒿𝒶́ 𝓈𝑒 𝒶𝓁𝒶𝓈𝓉𝓇𝑜𝓊 𝓅𝑜𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝑒 𝓈𝓊𝒷𝓈𝓉𝒶𝓃𝒸𝒾𝒶𝓁 𝒹𝒶 𝓅𝑜𝓅𝓊𝓁𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝒾𝒶 𝑒 𝒶𝓉𝒾𝓃𝑔𝑒 𝒹𝑒 𝒻𝑜𝓇𝓂𝒶 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓃𝓈𝒶 𝑜𝓈 𝓈𝑒𝓊𝓈 𝓁𝒾́𝒹𝑒𝓇𝑒𝓈.

ℰ𝓈𝓈𝒶 𝒾𝓃𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃𝒸̧𝒶 𝒸𝑜𝓃𝓈𝓉𝒶𝓉𝒶-𝓈𝑒 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝓇𝑒𝒹𝓊𝓏𝒾𝒹𝒶 𝒶𝓉𝑒𝓃𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑒 𝓅𝓇𝑒𝑜𝒸𝓊𝓅𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒶́𝓉𝒾𝒸𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝒶 𝒸𝓇𝒾𝓈𝑒 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝒶𝑔𝓊𝒹𝒾𝓏𝒶 𝓃𝒶 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶 𝑒 𝓃𝒶 𝒢𝓇𝑒́𝒸𝒾𝒶 𝓂𝑒𝓇𝑒𝒸𝑒. 𝒫𝑜𝓇 𝒹𝑒𝒸𝒾𝓈𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝑔𝑜𝓋𝑒𝓇𝓃𝑜 𝓉𝓊𝓇𝒸𝑜, 𝒶 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶 𝒹𝑒𝒸𝒾𝒹𝒾𝓊 𝓅𝑒𝓇𝓂𝒾𝓉𝒾𝓇 𝒶 𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝑔𝑒𝓂 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 𝒢𝓇𝑒́𝒸𝒾𝒶 - 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒷𝒶𝓇𝓇𝒶𝓋𝒶 - 𝒹𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓈𝒾́𝓇𝒾𝑜𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝑒𝓃𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶𝓂 𝓃𝑜 𝓈𝑒𝓊 𝓉𝑒𝓇𝓇𝒾𝓉𝑜́𝓇𝒾𝑜. 𝒬𝓊𝑒𝒷𝓇𝒶 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓂 𝑜 𝒾𝓃𝒻𝒶𝓂𝑒 𝒶𝒸𝑜𝓇𝒹𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓃𝑜𝓊 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝒰ℰ 𝑒𝓂 𝟤𝟢𝟣𝟨 𝑒 𝓆𝓊𝑒, 𝑒𝓂 𝓁𝒾𝓃𝒽𝒶𝓈 𝓂𝓊𝒾𝓉𝑜 𝑔𝑒𝓇𝒶𝒾𝓈, 𝒹𝒾𝓉𝒶𝓋𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝒶 𝒰ℰ 𝓅𝒶𝑔𝒶 𝒶̀ 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝓇 𝑜 𝒻𝓁𝓊𝓍𝑜 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒶 𝒸𝒶𝓂𝒾𝓃𝒽𝑜 𝒹𝒶 ℰ𝓊𝓇𝑜𝓅𝒶.

𝒩𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒶𝒸𝑜𝓇𝒹𝑜 𝓋𝑒𝓇𝑔𝑜𝓃𝒽𝑜𝓈𝑜, 𝒶 𝒰ℰ 𝓅𝒶𝑔𝒶 𝟨 𝓂𝒾𝓁 𝓂𝒾𝓁𝒽𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑒𝓊𝓇𝑜𝓈 𝒶̀ 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒾𝓂𝓅𝑒𝒹𝒾𝓇 𝒶 𝒸𝒽𝑒𝑔𝒶𝒹𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒶̀ 𝑒𝓊𝓇𝑜𝓅𝒶, 𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝒸𝓇𝑒𝓈𝒸𝑒𝓂 𝒸𝓊𝓈𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝓅𝒶𝓉𝓇𝒾𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜. 𝒜 𝒰ℰ, 𝑒𝓂 𝓋𝑒𝓏 𝒹𝑒 𝒹𝑒𝒻𝑒𝓃𝒹𝑒𝓇 𝑜𝓈 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝑜𝓈, 𝒸𝓇𝒾𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓇𝓇𝑒𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓈𝒶𝓁𝓋𝒶𝓇 𝓋𝒾𝒹𝒶𝓈 𝑒 𝓅𝓇𝑜𝓉𝑒𝑔𝑒𝓇 𝓈𝑒𝓇𝑒𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝑜𝓈 𝒹𝒶 𝑔𝓊𝑒𝓇𝓇𝒶, 𝓅𝓇𝑒𝒻𝑒𝓇𝒾𝓊 𝓅𝒶𝑔𝒶𝓇 𝒶 𝓊𝓂 𝓅𝓇𝑜𝓉𝑜𝒹𝒾𝓉𝒶𝒹𝑜𝓇 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓉𝓇𝒶𝓉𝒶𝓇 𝒹𝑜 𝒶𝓈𝓈𝓊𝓃𝓉𝑜. 𝒫𝑒𝓃𝓈𝒶𝓋𝒶𝓂 𝑜𝓈 𝓁𝒾́𝒹𝑒𝓇𝑒𝓈 𝑒𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒𝓊𝓈, 𝒶𝒻𝑒𝓉𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓅𝑜𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝒾𝓃𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃𝒸̧𝒶 𝒶𝓉𝓇𝑜𝓏, 𝓆𝓊𝑒 ℰ𝓇𝒹𝑜𝑔𝒶𝓃 𝒽𝑜𝓃𝓇𝒶𝓇𝒾𝒶 𝑜 𝒶𝒸𝑜𝓇𝒹𝑜 𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝓊𝓉𝒾𝓁𝒾𝓏𝒶𝓇𝒾𝒶 𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝒾𝓇𝒶 𝑜𝓅𝑜𝓇𝓉𝓊𝓃𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓊𝓉𝒾𝓁𝒾𝓏𝒶𝓇 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓂𝑒𝒾𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝒽𝒶𝓃𝓉𝒶𝑔𝑒𝒶𝓇 𝒶 𝒰ℰ 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓂𝑒𝒾𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑜𝒷𝓉𝑒𝓇 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝒶𝓅𝑜𝒾𝑜 𝓃𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝑔𝓊𝑒𝓇𝓇𝒶 𝓅𝑒𝓁𝑜 𝒹𝑜𝓂𝒾́𝓃𝒾𝑜 𝓇𝑒𝑔𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁. ℰ𝓃𝑔𝒶𝓃𝒶𝓇𝒶𝓂-𝓈𝑒.


ℰ 𝓆𝓊𝑒 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓈𝓉𝒶 𝒹𝒶́ 𝒶 𝒰ℰ 𝑒 𝑜𝓈 𝓅𝒶𝒾́𝓈𝑒𝓈 𝓂𝑒𝓂𝒷𝓇𝑜𝓈? 𝒩𝒶 𝒢𝓇𝑒́𝒸𝒾𝒶, 𝓆𝓊𝑒 𝒻𝒶𝓏 𝒻𝓇𝑜𝓃𝓉𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶, 𝒶𝓈 𝒶𝓊𝓉𝑜𝓇𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝓇𝑒𝒸𝑒𝒷𝑒𝓂 𝒶 𝓉𝒾𝓇𝑜 𝑜𝓈 𝒷𝒶𝓇𝒸𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝒷𝑜𝓇𝓇𝒶𝒸𝒽𝒶 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒 𝑜𝓈 𝓅𝑜𝓅𝓊𝓁𝒶𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑒𝓍𝓉𝓇𝑒𝓂𝒶-𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝒶 𝒶𝑔𝓇𝒾𝒹𝑒𝓂 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒 𝒿𝑜𝓇𝓃𝒶𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶𝓈.

𝒪𝓈 𝒶𝓅𝑒𝓁𝑜𝓈 𝒹𝒶𝓈 𝒪𝒩𝒢 𝒹𝑒 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝑜𝓈 𝓈𝓊𝒸𝑒𝒹𝑒𝓂-𝓈𝑒. ℰ𝓍𝒾𝑔𝑒𝓂 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝑔𝒶𝓇𝒶𝓃𝓉𝒶 𝑜 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜 𝒶𝑜 𝒶𝓈𝒾𝓁𝑜 𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒𝒿𝒶𝓂 𝒶𝒸𝑜𝓁𝒽𝒾𝒹𝑜𝓈 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝒰ℰ 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒𝓂 𝒸𝑜𝓃𝒹𝒾𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝒾𝑔𝓃𝒶𝓈.

𝒩𝒶 𝒰ℰ 𝓃𝒶̃𝑜 𝓈𝑒 𝒹𝑒𝒷𝒶𝓉𝑒 𝑜 𝒶𝒸𝑜𝓁𝒽𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜, 𝓃𝒶̃𝑜 𝓈𝑒 𝒹𝑒𝒷𝒶𝓉𝑒 𝒶 𝒸𝓇𝒾𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑒 𝒸𝑜𝓇𝓇𝑒𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜𝓈, 𝓃𝒶̃𝑜 𝓈𝑒 𝒹𝑒𝒷𝒶𝓉𝑒 𝒶 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓃𝓈𝒶𝒷𝒾𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝒹𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶 𝒰ℰ 𝓆𝓊𝑒 𝒸𝑜𝓃𝓉𝒾𝓃𝓊𝒶 𝒶 𝓋𝑒𝓃𝒹𝑒𝓇 𝒶𝓇𝓂𝒶𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶𝓈 𝓏𝑜𝓃𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝒸𝑜𝓃𝒻𝓁𝒾𝓉𝑜 𝒹𝑒 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒻𝑜𝑔𝑒𝓂 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝒶̀ 𝓃𝑜𝓈𝓈𝒶 𝓅𝑜𝓇𝓉𝒶. 𝒜𝓉𝒾𝓇𝒶-𝓈𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓃𝓈 𝓂𝒾𝓁𝒽𝑜̃𝑒𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶𝓅𝑜𝒾𝒶𝓇 𝒶 𝒢𝓇𝑒́𝒸𝒾𝒶 𝒶 𝓁𝒾𝒹𝒶𝓇 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒶𝓈𝓈𝓊𝓃𝓉𝑜, 𝓅𝒶𝒾́𝓈 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒽𝒶́ 𝒹𝑒𝓏𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝓂𝒾𝓁𝒽𝒶𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒𝓂 𝒸𝒶𝓂𝓅𝑜𝓈 𝒸𝑜𝓂 𝒸𝑜𝓃𝒹𝒾𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝑒𝓈𝓊𝓂𝒶𝓃𝒶𝓈 𝓈𝑒𝓂 𝓅𝓇𝑜𝒸𝓊𝓇𝒶𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝓈𝑜𝓁𝓊𝒸̧𝒶̃𝑜 𝑔𝓁𝑜𝒷𝒶𝓁. 𝒩𝒶 𝒾𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑒 ℒ𝑒𝓈𝒷𝑜𝓈, 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒸𝒽𝑒𝑔𝒶𝓂 𝓂𝓊𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑜𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝒻𝑜𝑔𝑒𝓂 𝓅𝑜𝓇 𝓂𝒶𝓇, 𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝟤𝟣 𝓂𝒾𝓁 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈.

ℛ𝑒𝓈𝓉𝒶 𝓈𝒶𝒷𝑒𝓇 𝓈𝑒 𝒶 𝒰ℰ 𝒾𝓇𝒶́ 𝒸𝑒𝒹𝑒𝓇 𝒶 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝑒𝓈𝓉𝒶 𝒸𝒽𝒶𝓃𝓉𝒶𝑔𝑒𝓂 𝒹𝒶 𝒯𝓊𝓇𝓆𝓊𝒾𝒶 𝑜𝓊 𝓈𝑒 𝒾𝓇𝒶́ 𝓅𝑜̂𝓇 𝑒𝓂 𝓅𝓇𝒶́𝓉𝒾𝒸𝒶 𝒶 𝒹𝑒𝒻𝑒𝓈𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝑜𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓉𝒶𝓃𝓉𝑜 𝒶𝓅𝓇𝑒𝑔𝑜𝒶, 𝒶𝒸𝑜𝓁𝒽𝑒𝓃𝒹𝑜 𝑜𝓈 𝓇𝑒𝒻𝓊𝑔𝒾𝒶𝒹𝑜𝓈 𝑒 𝒸𝓇𝒾𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓇𝓇𝑒𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝒾𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜𝓈 𝓈𝑒𝑔𝓊𝓇𝑜𝓈. 𝒪 𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝒹𝑜 𝓇𝑒𝒸𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝑜𝓈 𝑔𝑜𝓋𝑒𝓇𝓃𝑜𝓈 𝒹𝑜𝓈 𝒹𝒾𝓋𝑒𝓇𝓈𝑜𝓈 𝓅𝒶𝒾́𝓈𝑒𝓈 𝒹𝒶 𝒰ℰ 𝒻𝒶𝓏𝑒𝓂 𝓉𝑒𝓂𝑒𝓇 𝓆𝓊𝑒, 𝓊𝓂𝒶 𝓋𝑒𝓏 𝓂𝒶𝒾𝓈, 𝒶 𝒰ℰ 𝒸𝑒𝒹𝑒𝓇𝒶́ 𝒶̀ 𝒸𝒽𝒶𝓃𝓉𝒶𝑔𝑒𝓂 𝒹𝑒 ℰ𝓇𝒹𝑜𝑔𝒶𝓃 𝑒 𝓅𝒶𝑔𝒶𝓇𝒶́ 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝑒 𝓃𝑜𝓈 𝓇𝑒𝓈𝑜𝓁𝓋𝒶 𝑜 𝓅𝓇𝑜𝒷𝓁𝑒𝓂𝒶. ℰ ℰ𝓇𝒹𝑜𝑔𝒶𝓃 𝓆𝓊𝑒𝓇𝑒𝓇𝒶́ 𝒸𝑒𝓇𝓉𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓂𝒶𝒾𝓈, 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓊𝓂𝒶 𝒸𝒶𝓇𝓉𝒶 𝒷𝓇𝒶𝓃𝒸𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝑜𝓃𝓉𝒾𝓃𝓊𝒶𝓇 𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝑜𝒷𝓈𝑒𝓈𝓈𝒾𝓋𝒶 𝑜𝒻𝑒𝓃𝓈𝒾𝓋𝒶 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶 𝑜 𝓅𝑜𝓋𝑜 𝒞𝓊𝓇𝒹𝑜.

ℰ́ 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝒾𝓋𝑜 𝒸𝑜𝓂𝒷𝒶𝓉𝑒𝓇 𝑜 𝓋𝒾́𝓇𝓊𝓈 𝒹𝒶 𝒾𝓃𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃𝒸̧𝒶! 𝒪𝓈 𝓅𝑜𝓋𝑜𝓈 𝒹𝒶 ℰ𝓊𝓇𝑜𝓅𝒶 𝓃𝒶̃𝑜 𝓅𝑜𝒹𝑒𝓂 𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝑒𝓂 𝓈𝒾𝓁𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝑜 𝓆𝓊𝒶𝓃𝒹𝑜 𝑜𝓈 𝒹𝒾𝓇𝑒𝒾𝓉𝑜𝓈 𝒽𝓊𝓂𝒶𝓃𝑜𝓈 𝓈𝑒 𝒸𝑜𝓂𝓅𝓇𝒶𝓂 𝑒 𝓋𝑒𝓃𝒹𝑒𝓂 𝑒 𝓈𝒶̃𝑜 𝓂𝑒𝓇𝒶𝓈 𝒶𝓇𝓂𝒶𝓈 𝒹𝑒 𝒶𝓇𝓇𝑒𝓂𝑒𝓈𝓈𝑜 𝓃𝑜 𝓍𝒶𝒹𝓇𝑒𝓏 𝒹𝒶 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝒶 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁.

* Coordenador regional do Bloco de Esquerda/Açores

IN "ESQUERDA"
10/03/20

.
.


2211.UNIÃO



EUROPEIA

PORTUGAL

PRIMEIRO-MINISTRO

MINISTRO DAS FINANÇAS

SÃO OS RESPONSÁVEIS POR HAVER DOENTES  AMPUTADOS À ESPERA DE PRÓTESE HÁ CINCO ANOS OU MAIS!


QUE SE ATREVAM A DESMENTIR

.
.
 HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Corrida aos supermercados deixa prateleiras vazias mas distribuição garante que não faltarão bens.

Portugueses estão a correr para as lojas e a comprar bens alimentares.

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) reconhece uma corrida anormal aos supermercados e hipermercados, que tem deixado "momentaneamente algumas prateleiras vazias", mas garante "não há nem haverá, para já, falta de qualquer bem de consumo".  
.
A garantia foi dada ao CM por Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, para quem a situação vivada em algumas lojas resulta de um substancial aumento da procura, sentido nos últimos dois a três dias. "Esta situação criou alguma perturbação, nomeadamente ao nível da reposição de produtos, mas estamos a trabalhar para ajustar a logística a este crescimento generalizado da procura, o mais rapidamente possível", disse ao CM. Os bens que ‘desaparecem’ mais rapidamente das prateleiras, são os produtos de higiene e enlatados.

"Neste momento, estamos em condições de garantir que, nas circunstâncias atuais, não haverá falta de bens. Estamos em contacto com a indústria portuguesa, nomeadamente com setor das carnes e das hortofrutícolas, sempre de grande consumo, para que nada falte", acrescentou Gonçalo Lobo Xavier.

O diretor-geral da APED sublinha, ainda, que todas as empresas tomaram medidas de prevenção, ao nível da segurança e higiene, no sentido de proteger situações de contágio, mas, caso tal se verifique, serão acionados os mecanismos previstos no plano de contingência, por forma a que o consumidor "não sinta falta" de qualquer bem essencial.

* Uns alarves os açambarcadores, é das mais reveladoras atitudes da falta de sentido cívico que pode acontecer numa crise.

.

.

VIII-OH MAR SALGADO

2-ƛ́ƓƲƛ-ƔƖƔƛ: ƤЄƦƖƓƠ ƖƝƔƖƧƖ́ƔЄԼ



𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒: 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑑𝑜 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖́𝑓𝑖𝑐𝑜, 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑒𝑑𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑣𝑖𝑠𝑖́𝑣𝑒𝑙: 𝑎 𝑎́𝑔𝑢𝑎-𝑣𝑖𝑣𝑎. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎 𝑡𝑎̃𝑜 𝑝𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑎𝑓𝑒𝑡𝑎𝑟 𝑡𝑎𝑛𝑡𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑑𝑎𝑠? 𝑁𝑎 𝐴𝑢𝑠𝑡𝑟𝑎́𝑙𝑖𝑎, 𝟤𝟢𝟢𝟣 𝑒 𝟤𝟢𝟢𝟤 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎́𝑔𝑢𝑎𝑠-𝑣𝑖𝑣𝑎𝑠. 

FONTE: Documentários Discovery Channel
.
 .

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
1-𝐼𝒞𝒪𝒩𝐸𝒮 𝒟𝒪 𝑀𝒜𝒰 𝒞𝒪𝑀𝒫𝒪𝑅𝒯𝒜𝑀𝐸𝒩𝒯𝒪
1.2-𝓙𝓤́𝓛𝓘𝓞 𝓒𝓔́𝓢𝓐𝓡




FONTE:
Fabio Guerra
  .
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"
Escolas e discotecas encerradas,
.restaurantes a meio gás, lares sem visitas. O plano de Costa para combater o Covid-19

Trata-se de "uma luta pela nossa sobrevivência", por isso as medidas vão ser restritivas. Depois de ouvir todos os partidos, Costa anunciou pacote que passa por manter escolas fechadas por 4 semanas.

António Costa entrou na sala com ar pesaroso e, numa declaração ao país, proferiu frases que não podiam ser mais claras quanto à dimensão da crise: “Esta é uma luta pela nossa sobrevivência“. O primeiro-ministro enumerou depois proibições que confirmam um pré-estado de sítio, com medidas que impõem recato à população: o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino; o encerramento de discotecas, bares e similares; a redução da lotação dos restaurantes a um terço e ainda limitar a frequência de centros comerciais e serviços públicos.
.
Começando pelo encerramento de escolas — há muito esperado — Costa voltou a falar na proporção das medidas face à situação, reiterando que o “governo está determinado a adotar a par e passo cada medida que se revele necessário, com base no melhor conhecimento científico e consenso técnico consolidado.” Mas seguir esse conhecimento não é fácil, já que “o vírus é novo” e “em várias matérias não há ainda consenso técnico consolidado”.

As medidas anunciadas por Costa (que serão detalhadas dentro de horas pelo Conselho de Ministros):

#Suspensão de todas as atividades letivas presenciais até à Páscoa (12 abril), mas haverá reavaliação dia 9 de abril;

#Pais que ficam com filhos (até aos 12 anos) em casa terão remuneração parcial assegurada;

#Encerramento das discotecas e estabelecimentos similares;

#Reduzir a um terço a lotação de estabelecimentos de restauração;

#Limitar a frequência de centros comerciais e serviços públicos;

#Visitas a lares de idosos restringidas em todo o país;

#Navios de cruzeiro só poderão desembarcar em Portugal se for para reabastecimento ou para trazer residentes portugueses de volta;

#Apoio à remuneração e baixas médicas extensível aos trabalhadores a recibos verdes.

Nos últimos dias, registou Costa, todos estavam a aguardar “o momento em que se decidiria encerrar os estabelecimentos de ensino”, mas ontem o “Conselho Nacional de Saúde Pública decidiu que não.” Porém, esta quinta-feira Centro Europeu para o Combate às Doenças emitiu parecer para o encerramento das escolas. Não havendo consenso, “manda o princípio da prudência” que se avance para a suspensão de todas as atividades letivas presenciais até ao período das férias da Páscoa, havendo uma reavaliação a 9 de abril, para determinar o que fazer relativamente ao 3º período.

António Costa antecipou que o Conselho de Ministros desta quinta-feira à noite irá adotar um conjunto de medidas que incluem um “mecanismo especial que assegure a remuneração parcial em conjunto com as entidades patronais de forma a minorar o impacto negativo no rendimento das famílias”. O governo compromete-se assim a “garantir o rendimento das famílias, em particular daquelas que tenham de ficar em casa por motivo de doença própria, ou de familiar” ou que tenham de ficar em casa com crianças até 12 anos na sequência de encerramento do estabelecimento de ensino.

O governo não vai para já criar especiais entraves à chegada de voos ou controlos fronteiriços, mas irá limitar o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro. Segundo Costa, continuarão a aportar navios para reabastecimento nos portos nacionais, mas não para desembarque de passageiros, com exceção para os que sejam residentes em Portugal. Para proteger os idosos, que são grupo de risco, será alargada a restrição a todo o território nacional a limitação de visitas a lares de idosos, até agora em vigor apenas na região norte.

No final da comunicação ao país, Costa enalteceu o empenho dos partidos que, na ronda feita esta tarde, se mostraram disponíveis para ajudar. “Hoje tomei a iniciativa de ouvir todos os partidos políticos sobre o conjunto de medidas que o Conselho de Ministros hoje de manhã discutiu (…) senti por parte de todos os partidos sem exceção o empenho de partilharmos em conjunto esta batalha que é de todos. Não há o partido do vírus e do anti-vírus, esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência”, disse.

As medidas anunciadas por Costa serão agora detalhadas, ao pormenor, no briefing do Conselho de Ministros que terá lugar ainda hoje com os ministros das áreas especializadas.

* Ninguém está acima do país.

.
.

Tiken Jah Fakoly

Plus rien ne m'etonne


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Valentino Rossi doa "centenas de
.milhares de euros" para ajudar hospital
 na luta contra o coronavírus

Piloto de MotoGP ajudou o hospital de Marche Nord, em Pésaro

A Itália é por estes dias o país com situação mais complicada em torno do coronavírus e são várias as personalidades do país que procuram de alguma forma ajudar. Também ele afetado pela crise, já que se encontra retido num país em quarentena total, Valentino Rossi foi um dos que maior contribuição deu a um fundo de recolha de verbas aberto para ajudar o Hospital Marche Nord, de Pésaro.
.
Segundo a ANSA, o piloto de MotoGP terá feito uma "generosa doação económica", na ordem das centenas de milhares de euros para a referida unidade hospital, que desta forma conseguiu desbloquear fundos para a aquisição de 20 ventiladores adicionais.

"Vários empresários e cidadãos privados abriram a associação 'Juntos por Marche Nord' com o único propósito de apoiar o hospital Marche Nord e fazer frente à emergência do Coronavírus. Graças a esta contribuição já chegaram os primeiros ventiladores, essenciais para os cuidados intensivos do nosso hospital", explicou Maria Capalbo, chefe daquela unidade hospitalar.

* GRANDE HOMEM!

.
.

ĆŘƗΜ€Ş ΜƗŁƗØŇÁŘƗØŞ
8.4-𝐵𝓇𝒾𝑔𝒶 𝒹𝑒 𝒻𝒶𝓂𝒾𝓁𝒾𝒶



FONTE: tbrsete

.
.

7 dicas sobre
creme ginecológico



 FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia
.
"𝗣𝗿𝗼𝗳𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼:𝗛𝗮𝗰𝗸𝗲𝗿"/2

(CONCLUSÃO DE ONTEM)


* Uma investigação CMTV


FONTE:  Ricardo Almeida

.
.
Para cozer os miolos/150


A MAGIA DE TOPO

.
.
PARA QUINTA FEIRA
 (DITA SANTA)
POR ORDEM DO GOVERNO ITALIANO


JESUS DE NAZARÉ E APÓSTOLOS DE QUARENTENA

.


2273
Senso d'hoje
JORGE JESUS
TREINADOR PORTUGUÊS
AO SERVIÇO DO FLAMENGO
Chegámos como desconhecidos
mas agora temos um espaço enorme







FONTE:   SPORT TV
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

O Incrível Lince Ibérico


.
.


BOM DIA



.
.



94-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝐼-𝐴 𝑐𝑜𝑠𝑡𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝑠𝑒́




𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

“𝐴 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝑆𝑒́” 𝑒́ 𝑎𝑞𝑢𝑖𝑙𝑜 𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑛𝑠 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑐𝘩𝑎𝑚𝑎𝑚 𝑑𝑒 𝑐𝑟𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑏𝑎𝑖𝑟𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑜. 𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑎𝑑𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑒𝑡𝑎 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐿𝑒𝑖𝑡𝑒 𝑒 𝐻𝑒𝑖𝑡𝑜𝑟 𝐶𝑎𝑚𝑝𝑜𝑠 𝑀𝑜𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜.
𝐴 𝑝𝑟𝑜𝑡𝑎𝑔𝑜𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒́ 𝑎 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑟 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐹𝑎́𝑡𝑖𝑚𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑣𝑜, 𝑒𝑛𝑡𝑎̃𝑜 𝑛𝑜 𝑎𝑢𝑔𝑒 𝑑𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎. 𝐴 𝑡𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐴𝑢𝑟𝑜𝑟𝑎, 𝑢𝑚𝑎 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑚 𝑑𝑎𝑠 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑒𝑛𝑠 𝘩𝑢𝑚𝑖𝑙𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑏𝑎𝑖𝑟𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑆𝑒́. 𝐴𝑢𝑟𝑜𝑟𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑡𝑒𝑙𝑖𝑒𝑟 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑎𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜, 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖.

𝑀𝑎𝑠, 𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑗𝑎 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝐻𝑎́ 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑜 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑖. 𝑂 𝑎𝑟𝑔𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎 𝑢𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟧𝟢 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑚 𝑎 𝑑𝑖𝑚𝑒𝑛𝑠𝑎̃𝑜/𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑥𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝘩𝑜𝑗𝑒, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑏𝑎𝑖𝑟𝑟𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑙𝑎𝑚𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑖 𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒.
𝑃𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑏𝑒𝑚 𝑖𝑠𝑠𝑜, 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜, "𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝘩𝑖𝑡𝑎" 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒𝑟. 𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑎𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑝𝑎𝑐𝑎𝑡𝑎, 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑎 𝑒 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑢𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎𝑠.

𝓔𝓛𝓔𝓝𝓒𝓞:

𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐹𝑎́𝑡𝑖𝑚𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑣𝑜... 𝐴𝑢𝑟𝑜𝑟𝑎

𝐽𝑎𝑐𝑖𝑛𝑡𝑜 𝑅𝑎𝑚𝑜𝑠... 𝑆𝑒𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑎̃𝑜
𝐴𝑙𝑖𝑛𝑎 𝑉𝑎𝑧...𝐿𝑒𝑜𝑛𝑜𝑟  

𝐵𝑎𝑝𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠... 𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜
𝐴𝑙𝑚𝑎 𝐹𝑙𝑜𝑟𝑎... 𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑒𝑠𝑠𝑜𝑟𝑎
𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑇𝑒𝑖𝑥𝑒𝑖𝑟𝑎... 𝐹𝑖𝑙𝑖𝑝𝑒
𝐶𝑜𝑠𝑡𝑖𝑛𝘩𝑎... 𝑉𝑖𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒
𝐿𝑢𝑖́𝑠𝑎 𝐷𝑢𝑟𝑎̃𝑜...𝐺𝑙𝑜́𝑟𝑖𝑎
𝐸𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑖𝑎... 𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑𝑖𝑛𝑜
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑂𝑙𝑔𝑢𝑖𝑚...𝐴𝑢𝑔𝑢𝑠𝑡𝑎
𝐴𝑙𝑑𝑎 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑠...𝐵𝑒𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧

FONTE:
Oldies Portugueses