07/04/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

.
1-FUTURANDO
Animais podem prever catástrofes?


01:26 Os bichos podem mesmo prever catástrofes ambientais? Você vai ver no Futurando desta semana um projeto que quer monitorar do espaço os animais para responder a essa pergunta. O nome do projeto é Icarus. Cientistas instalaram uma antena na Estação Espacial Internacional que recebe sinais de transmissores colocados em diversos bichos ao redor do mundo. A ideia é coletar e interpretar dados sobre a migração deles. 

06:20 Vamos falar também de um software desenvolvido no Canadá que permite a comunicação entre máquinas. Um drone, por exemplo, "diz” para o outro que tipo de imagem por ser feita a partir dele para que as tarefas sejam distribuídas entre os outros equipamentos. Eles se comunicam entre eles e tomam decisões sozinhos. O objetivo é no futuro conseguir estudar a Lua ou até Marte. 

11:13 Aliás, Marte é o planeta mais pesquisado. Não por acaso, mais uma missão no astro teve início ano passado. É a missão InSight, que quer conhecer melhor o interior do planeta vermelho, que é potencialmente o mais parecido com a Terra. InSight deve trazer novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de Marte e da Terra. 

16:40 O Futurando embarca ainda num mundo novo que é o da arte feita com inteligência artificial. Computadores criam obras que são sucesso nas galerias. Já teve até obra vendida por mais de 400 mil dólares. 

22:02 A questão que fica é: um computador é mesmo necessário para se criar uma obra de arte digna dos padrões do século 21, ou real e virtual estão produzindo uma mistura explosiva que no final das contas não contribui com o processo criativo dos artistas? Seria a tecnologia tão essencial para uma atividade que se baseia no exercício da percepção humana? Ou a percepção humana pode ser expandida por um computador? Dois artistas deram suas opiniões no Futurando. Não deixe de conferir!


FONTE: DW Brasil


.
.
XXV- SEGUNDOS FATAIS
2- ACIDENTE AÉREO
NOS EVERGLADES



FONTE:   Documentários X  


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
6-Inge de Bruijn



.
.

X -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- Isaac Newton
e o Método Científico


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
5-Ina Neidal



.
.
Karina Barretto

Como Conhecer Pessoas Interessantes


.
.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
4-Indira Varma


.

JOÃO MIGUEL TAVARES

.








Pela boca morreu Cavaco

Eu não sou daqueles que acham que os antigos Presidentes da República devam estar condenados a vaguear como múmias pelo espaço público, muito recatados e em prudente silêncio, para não se salpicarem com a espuma dos dias, nem perturbarem a paz da pátria. Acho óptimo que falem quando lhes apetece, e Cavaco nem sequer tem falado mal: esteve bem quando protestou contra a não-recondução de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria-Geral da República; e esteve novamente bem na intervenção que fez esta semana, lembrando duas coisas: 1) que o dinheiro que o Estado perdeu com a descida do IVA na restauração e com o regresso às 35 horas foi dinheiro que depois lhe faltou para investir no Sistema Nacional de Saúde; 2) que a grande questão que deveria dominar o debate público em Portugal, e preocupar genuinamente a classe política, é esta: por que razão o país “está a cair para a lanterna vermelha” da Europa, mostrando-se incapaz de alcançar os níveis de crescimento de outros países intervencionados pela troika.

Tudo isto está certíssimo, e o país (a parte lúcida, pelo menos) agradece-lhe que seja lembrado. Só que depois há invariavelmente um momento infeliz, em que Cavaco dá um passo maior do que a perna – e está quase sempre relacionado com o puxar dos galões do passado, e com aquela mania absurda de alimentar a soberba do homem impoluto, em relação ao qual é preciso nascer duas vezes para alcançar tamanha honestidade. Isso já lhe correu mal várias vezes, mas Cavaco insiste, e por isso disse, a propósito do Familygate: “Fui verificar a composição dos meus três governos durante os dez anos em que fui primeiro-ministro e não detectei lá – espero não me ter enganado – nenhuma ligação familiar.”

Que ele se enganou já toda a gente sabia, mas a dimensão do engano foi crescendo à medida que os jornais foram investigando o passado dos governos de Cavaco. Após o trabalho do site Polígrafo, parece que estacionámos (até ver) nos 15 familiares. Nem sequer faltou a recuperação de uma capa antiga do semanário O Independente, com o título “A mulher do próximo”, onde se podia ler, em Fevereiro de 1992: “Discretamente, sem ninguém ver, eles decidiram usar o governo para dar emprego às respectivas senhoras. A mulher de Fernando Nogueira foi parar ao Ministério da Saúde. 

A de Dias Loureiro está na Cultura. Sofia Marques Mendes deu entrada na Agricultura. A senhora de Arlindo Cunha trabalha com Couto dos Santos. E a lista não acaba mais! É a história completa de como não há família que se perca neste governo.” O amor à família, como se vê, é antigo, e transversal aos partidos.

Assim sendo, temos que juntar à falta de vergonha dos socialistas a hipocrisia dos sociais-democratas, entre os quais Luís Marques Mendes, que anda na SIC a falar excelentemente destes temas, e que ainda há pouco tentou ser muito transparente ao abordar a situação da sua irmã e do seu pai, mas que, por azar, se esqueceu de referir a sua mulher – e custa a acreditar que não se recordasse da sua nomeação nos anos 90. Portanto, estou com Marcelo, que finalmente entendeu que há aqui um problema: “Quando a ética não chega, é preciso mudar a lei”. E se até o próprio António Costa (que também entendeu que há aqui um problema – iupi!) pediu isso mesmo no Parlamento, ao menos que se aproveite esta triste confusão para extrair daqui alguma coisa de útil para o país. É arranjar uma lei séria e bem feita, e acabar com o regabofe doméstico de uma vez por todas.

Jornalista

IN "PÚBLICO"
06/04/19

.
.


1874.UNIÃO



EUROPEIA




.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
3-Imogen Bailey



.
.

4- CRESCER TRANSEXUAL 




FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

LVI- VISITA GUIADA

1- Teatro Nacional
de São Carlos
LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
2-Ilvy Kokomo


.
.
Maria Joao Pires

Fantasia op.49


Frédéric Chopin

.
.

IV-ABECEDÁRIO

I
NATUREZA
1-IrinaShayk


.
.


I-A ERA DAS 

UTOPIAS


1.NOVAS UTOPIAS


1.2-O FUTURO ESPERA-NOS




* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
SOLIDÃO



* Programa INFERNO

FONTE:  Canal Q

.
.
OCEAN
Em busca de uma maré de energia




FONTE:  euronews

.
.

 Equador qualifica de ‘insultantes’ rumores




FONTE:  afpbr

.
.

Wrap de Frango



De:  Coisas de Garota
.
.
ALZHEIMER OU HIPOCRISIA

No baú dos seus governos, Cavaco 
não detectou nenhuma ligação familiar




* A Familygate de CAVACO SILVA
-Maria dos Anjos Nogueira: mulher do ministro da Presidência e da Defesa Nacional, Fernando Nogueira; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Saúde, José Martins Nunes. 
-Fátima Dias Loureiro: mulher do ministro da Administração Interna, Dias Loureiro; nomeada para adjunta de Pedro Santana Lopes.
-Sofia Marques Mendes: mulher de Luís Marques Mendes, "na altura um dos membros mais influentes do Governo", segundo o Polígrafo; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro.
-Margarida Cunha: mulher do ministro da Agricultura, Arlindo Cunha; nomeada para secretária do ministro Couto dos Santos.
-Maria Filomena de Sousa Encarnação: mulher de Carlos Encarnação, secretário de Estado Adjunto da Administração Interna; nomeada para adjunta do subsecretário de Estado da Cultura, António Sousa Lara. 
-Maria Cândida Menezes: mulher do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Luís Filipe Menezes; nomeada secretária de Fernando Nogueira, ministro da Presidência e da Defesa Nacional. 
-Celeste Amaro: mulher do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro; nomeada para vogal da direção, nos serviços sociais da Presidência do Conselho de Ministros. 
-O casal Paulo Teixeira Pinto e Paula Teixeira da Cruz: Ela entrou primeiro no Governo, como assessora de Marques Mendes; mais tarde, ele foi nomeado subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. 
-Regina Estádio Marques: mulher do assessor de Cavaco Silva, Pedro Estácio Marques; nomeada secretária de Carlos Encarnação. 
-Fátima Loureiro: mulher de Carlos Loureiro; nomeada para a Administração Interna, "onde convivia com o seu marido". 
-Eduarda Honorato Ferreira: irmã de José Honorato Ferreira, chefe de gabinete de Cavaco Silva; responsável pela coordenação de agenda do ministro das Finanças. 
- Isabel Elias da Costa: mulher de Elias da Costa, secretário de Estado das Finanças; nomeada para adjunta de Couto dos Santos, dos Assuntos Parlamentares. 
-Teresa Corte Real Silva Pinto: irmã da secretária de Estado da Modernização Administrativa; Isabel Corte Real; nomeada secretária de Couto dos Santos.
-Isabel Ataíde Cordeiro:
mulher de Manuel Falcão, chefe de gabinete do secretário de Estado da Cultura; nomeada para adjunta da secretaria de Estado do Desenvolvimento e Planeamento Regional. Ela entrou primeiro e só depois veio o marido.  
-Margarida Durão Barroso: mulher do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Durão Barroso; nomeada para a Comissão dos Descobrimentos.
.
FONTE:Site Polígrafo

.
.

1936
Senso d'hoje
DIOGO FARO
HUMORISTA
O MACHISMO NÃO É GRAVE
 PORQUE É NORMAL



FONTE: Diogo Faro


.
.
ANIMAL TV


MACACO-NARIGUDO


.
.

BOM DOMINGO


.