19/10/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

.

XXXVII-OS RIOS E A VIDA
1-RIO GENIL
Granada, Sevilla y Córdoba
 
O rio das neves



(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  Ceibe.

 .

ᚾᛜᚹ ᛖᛜᚧᛊᚳᛢ/2 ᚾᛜᚹ 10 ⰞᚣᚳⲔᛢ ᛜᚪ ᚪᚣᚳᚳ 2022

卂尺工乇乚 𠘨工匚卄口乚丂口𠘨


 丁卂𠘨工𠘨卂 从卂工刀口尺𠘨


 乚卂凵尺卂 尺乇丫乇丂


 卂乚乚卂𠘨卂 丂卂𠘨丅口丂 乃尺工丅口


 乇下下工乇 丂丅乇工𠘨乃乇尺厶


 卂丂卄丅口𠘨 刀卂丫


  丂从工乚乚卂 口丂丂山卂乚刀


 

 FONTE: Fashion Channel.

 .

VIII - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

1 - EQUAÇÕES
 

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professora: Tatiana Roque


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo a maravilhosa professora Tatiana para explicar as Equações se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com esta mestra..

CAPICUA

 .


Carta aberta ao
ministro da saúde

Senhor ministro, enquanto mulher, mãe, cidadã e contribuinte escrevo-lhe esta carta aberta, com toda a preocupação e na esperança de que possa tomar a melhor decisão política, apesar do parecer técnico da Comissão de Acompanhamento responsável pelo estudo da situação das urgências obstétricas em Portugal. A Comissão, composta apenas por representantes das administrações regionais (quase todos homens) e sem qualquer representação de associações de utentes, de associações de defesa dos direitos das mulheres na gravidez e no parto, de obstetras, anestesistas, pediatras ou EESMO, e cuja proposta de solução para o problema das urgências obstétricas passa por fechar maternidades, não representa de forma nenhuma os interesses certos.

Em primeiro lugar, porque algumas das maternidades indicadas não têm tido qualquer falha e são das que têm garantido os serviços de urgências abertos e a funcionar. Depois, porque o fecho destas unidades deixará as populações ainda mais desamparadas, quando o que se espera do Governo é que resolva a carência de serviços obstétricos e não o oposto. Além de que algumas das maternidades que a Comissão quer extinguir são precisamente as que têm feito um caminho de atualização das suas práticas, por uma assistência ao parto mais respeitosa da vontade da mulher e da sua dignidade, nomeadamente o hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e o hospital de Famalicão, cujas equipas, equipamentos e instalações estão dedicados ao parto respeitado.

Se vir os números, a cada ano, o CHPVVC tem mais partos do que no anterior. Se ouvir os relatos, verá que é o hospital do país mais bem cotado na plataforma Birth Advisor. E se for conhecer, verá que tanto na Póvoa como em Famalicão parem mulheres do país inteiro, atraídas por cuidados de saúde baseados em evidências e respeitadores da sua vontade e da fisiologia do parto. Ironicamente (ou não) estão na lista negra da Comissão.

Ora, quem acha que subtrair é solução em cuidados de saúde só pode estar ao serviço dos negócios e não das populações, e quer alimentar diretamente o lucro dos hospitais privados. Ter cuidados de saúde de proximidade é essencial para gestar e parir em segurança, sendo que, perante o desespero de fazer quilómetros e quilómetros em trabalho de parto, muitas mulheres preferirão ir ao hospital privado. Face à falta de resposta hospitalar respeitadora (como há na Póvoa e em Famalicão e, aliás, deveria ser regra em todos os hospitais do país), muitas mulheres preferirão parir em casa. A decisão é sua.

* Música

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 18/10/22.

 



3142.UNIÃO


EUROPEIA

 
PARLAMENTO EUROPEU
Eurodeputados rejeitaram relatório e
contas de 2020 da agência Frontex


 
FONTE: euronews

NR: CHEIRA A ESTURRO!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
128 - Hᥲɾɾყ HᥲɾꙆoω Bɩoɠɾᥲƒɩᥲ


 
FONTE:Universo da Psicologia TV

.
91-HORIZONTES DA MEMÓRIA
91.3- Bragança- Capital Da Polémica


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Miguel Bandeirinha
Meu Corpo


The Voice Portugal 2022 - Prova Cegas

.

.

39- HAILE SELASSIE
A luta por uma Etiópia moderna
ETIÓPIA


 
FONTE:  DW Português para África.

 .

O̷ F̷U̷T̷U̷R̷O̷ D̷O̷ L̷I̷X̷O̷?



FONTE:   DW Brasil..



Ƈσηѕυмσ ∂є Ƥєιχєѕ є Ƒяυтσѕ
∂σ Mαя ησ Mυη∂σ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

 PORTUGAL

 4,4 MILHÕES DE POBRES

(SE NÃO FOSSEM OS APOIOS SOCIAIS...)

 Dɪᴀ Iɴᴛᴇʀɴᴀᴄɪᴏɴᴀʟ ᴘᴀʀᴀ Eʀʀᴀᴅɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴀ Pᴏʙʀᴇᴢᴀ


 FONTE: Fala Portugal




 PORDATA

 

𝖭𝖱: 𝖠 𝗂𝗆𝖾𝗇𝗌𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗉𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗌𝗎𝗅𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖾́ 𝖽𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗇𝗈́𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖾𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾:
 
- 𝖵𝗈𝗍𝖺𝗆𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝖾𝗆 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖽𝖾 𝟣𝟫𝟩𝟨 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝗅𝖺𝗉𝖺𝗋𝖺𝗆 𝗇𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖾𝗌𝗍𝖾𝗃𝖺𝗆 𝖺 𝖾𝗑𝖾𝗋𝖼𝖾̂-𝗅𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗇𝖺 𝗈𝗉𝗈𝗌𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈.
- 𝖠 𝗉𝗋𝗂𝗇𝖼𝗂𝗉𝖺𝗅 𝖿𝖺𝖼𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗅𝗂𝗀𝗂𝗈𝗌𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝖼𝗈𝗅𝖺𝖽𝗂𝗇𝗁𝖺 𝖺𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝗋𝗈𝗌𝖺, 𝗅𝖺𝗋𝖺𝗇𝗃𝖺, 𝖺𝗓𝗎𝗅 𝖺𝗆𝖺𝗋𝖾𝗅𝖺𝖽𝗈 𝗈𝗎 𝗈𝗎𝗍𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗎𝗋𝗃𝖺, 𝗃𝖺́ 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺 𝗇𝗈 𝗍𝖾𝗆𝗉𝗈 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗍𝖺𝖽𝗎𝗋𝖺 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖺𝗍𝖾́ 𝖽𝖾𝗅𝖺𝗍𝖺𝗏𝖺 𝗌𝗂𝗍𝗎𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖺̀ 𝖯𝖨𝖣𝖤/𝖣𝖦𝖲. 
- 𝖯𝗋𝖾𝖿𝖾𝗋𝗂𝗆𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗋 𝗆𝖾𝗌𝗊𝗎𝗂𝗇𝗁𝗈𝗌 𝖾 𝖽𝗂𝗓𝖾𝗋 𝗆𝖺𝗅 𝖽𝗈 𝗏𝗂𝗓𝗂𝗇𝗁𝗈, 𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗅𝖾𝗀𝖺 𝖽𝖾 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 𝗈𝗎 𝖽𝗈 𝖽𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝗈𝗌 𝖽𝖺́ 𝗎𝗆 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺̃𝗈 𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗌𝗎𝖻𝗌𝖾𝗋𝗏𝗂𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖺 𝗎𝗆 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖿𝖺𝗅𝖺 𝖻𝖺𝗋𝖺𝗍𝗈, 𝖺 𝗎𝗆 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝗂𝗓 𝗆𝖾𝗋𝖽𝖺𝗌 𝗆𝖺𝗌 𝗌𝗈𝗋𝗋𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖾 𝖺 𝗎𝗆 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗌𝖺𝖼𝖺𝗇𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝖽𝗈 𝗅𝖺𝖽𝗈 𝗈𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈 𝗆𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖿𝖾𝗓 𝗉𝗂𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗆𝖺𝗇𝖽𝖺𝗏𝖺. 
- 𝖤 𝗉𝗋𝗂𝗇𝖼𝗂𝗉𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗋𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝗆𝖺𝗌 𝗌𝗈𝗆𝗈𝗌 𝗌𝖺́𝖻𝗂𝗈𝗌 𝖺 𝖼𝖺𝗀𝖺𝗋 𝗌𝖾𝗇𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺𝗌..

 ..

3222
Senso d'hoje
JOAQUINA CASTELÃO
PRESIDENTE DA FAMILIARMENTE
CUIDADORA DE PESSOA
COM DOENÇA MENTAL
O FADO DA NAÇÃO



Episódio da série "Isto é o Povo a falar" entrevista de JOÃO NUNO PINTO



FONTE:   KuriakosTV

.

BOM DIA

.