19/06/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
43-ARTE ARRISCADA
BODY-CANVAS-LENS
Modelos: 
Magali Benvenuto
Gessica Arjona
Lili de Almeida
Outros
Edição:
Philipp Glass




FONTE: Roger Vossenaar

.
.

GRANDES LIVROS/50

AUTORES DO MUNDO

2- O INFERNO


Dante Alighieri



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Ser presidente de um clube "é chato"

1. Um presidente que, de um momento para o outro, atraiçoe todos à sua volta que tanto lutaram por um projecto digno para o clube e contribuíram para essa missão sem qualquer benefício pessoal, não deve ser presidente.
 .
OS AUTORES DO TEXTO
2. Um presidente que se revele inesperadamente um déspota, que não seja capaz de admitir uma opinião divergente da sua e que corra o risco de ser percepcionado publicamente como alguém que procura apropriar-se do clube para garantir um projecto pessoal de poder, não deve ser presidente.

3. Um presidente que deixe de considerar limites éticos, civilizacionais, de respeito pelas pessoas – valores fundamentais de qualquer instituição prestigiada, não deve ser presidente.

4. Um presidente que se lembre de destruir a base de um modelo de negócio assente no futebol profissional apenas para afirmar a sua personalidade autoritária e vingativa, não deve ser presidente.

5. Um presidente que passe a usar um discurso beligerante para desagregar em vez de agregar, dividir antes de unir, afastar ao invés de atrair e que desrespeite todas as instituições de uma sociedade democrática, não deve ser presidente.

6. Um presidente que só encontre mérito em si próprio não deve ser presidente.

7. Um presidente que julgue que ofender associados, atletas, dirigentes, funcionários e adeptos , pelo simples facto de dele discordarem, é a melhor maneira de criar ondas de violência e ostracização na opinião pública para silenciar certas ‘vozes’, não deve ser presidente.

8. Um presidente que possa perder o apoio e a confiança de 85% dos dirigentes que integrarem as suas listas aos órgãos sociais e não retire daí nenhuma ilacção não deve ser presidente.

9. Um presidente que num momento de crise, sabendo que a sua permanência em funções possa implicar pedidos de rescisões financeiramente gravosos para a instituição, não coloque os interesses do clube em primeiro lugar, não deve ser presidente.

10. Um presidente que esteja convencido de que no desporto não há perdão para atletas que não ganhem todos os jogos devendo ser escorraçados via mensagem ou Facebook como metodologia infalível para assegurar futuras vitórias, não deve ser presidente.

11. Um presidente que no início do seu mandato se arrogue como um defensor acérrimo da verdade e, progressivamente, se transforme numa pessoa que a ignora, manipulando factos e acontecimentos, não deve ser presidente.

12. Um presidente que use os mecanismos de contra-informação operados nas redes sociais não para defender o clube da propaganda dos rivais mas para atacar associados do próprio clube que pensam de maneira diferente, não deve ser presidente.

13. Um presidente que tenha a soberba de considerar que um numeroso exército de fazedores de opinião nas redes sociais é suficiente para criar a ilusão de que os sócios possam estar divididos quanto à sua aceitação quando, na realidade, estão esmagadoramente contra ele, não deve ser presidente.

14. Um presidente que afronte, desconsidere e ofenda profissionais de órgãos de comunicação social num país livre não deve ser presidente.

15. Um presidente que transforme cada intervenção pública num espectáculo degradante que possa contribuir para continuar a denegrir a reputação de uma instituição a nível nacional e internacional e a ser motivo de escárnio para os rivais, não deve ser presidente.

Ser presidente de um clube "é chato".

O texto foi redigido em total desacordo ortográfico.

Por ordem alfabética#:
Jorge Sanches, Luís Loureiro, Rita Matos

#Sócios do SCP com um total de 133 anos de quotas pagas, dois deles cinquentenários - membros demissionários do Conselho Directivo

* Sem palavras

.
.

VII-CARGAS

IMPOSSÍVEIS

2- OS EMBARQUES QUE CARREGAM
A VIDA E A MORTE




FONTE: NAT GEO

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
EUA abandonaram o Conselho de 
Direitos Humanos da ONU

Confirmou-se a saída dos Estados Unidos desta organização

Os Estados Unidos anunciaram oficialmente esta terça-feira que se retiram do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
 .
A declaração foi proferida pela embaixadora os EUA na ONU, Nikki Haley, afirmando que a decisão é tomada uma vez que "nenhum outro país teve a coragem de lutar" ao lado dos Estados Unidos para reformar a organização que apelidou de "hipócrita e egoísta".

"Fazemo-lo, mas quero deixar bem claro que este passo não é um recuo nos nossos compromissos relativamente aos direitos humanos", acrescentou a embaixadora, citada pela Reuters.

As ameaças de Washington sobre um possível abandono desta instituição órgão não são novas. Há cerca de um ano, Nikki Haley disse que o país ia rever a sua presença num órgão que boicotou durante três anos - aquando da presidência de George W. Bush -, voltando em 2009, quando Barack Obama era Presidente.

O Conselho de Direitos Humanos foi criado 2006 e tem um item permanente na agenda: suspeitas de violações de direitos humanos nos territórios palestinianos.

* Trump só não é um assassino porque a constituição americana não deixa.

.
.
VI-EXPEDIÇÃO AVENTURA

2- AFRICA ANIMAL
2- GATOS ELEGANTES


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Fundos Europeus permitem electricidade mais verde e mais segura na Madeira

Um investimento de 45 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão permitirá aumentar a produção de electricidade a partir de energia hidráulica e eólica na ilha da Madeira, uma região autónoma de Portugal e uma das nove regiões ultraperiféricas da UE.
 .
O projecto contribui para reforçar a estabilidade do abastecimento de electricidade nesta ilha situada ao largo da costa noroeste de África.

Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, declarou ser com “orgulho” que constata o “contributo concreto que os investimentos da política de coesão podem trazer para os cidadãos das regiões ultraperiféricas da Europa”, referindo que a nova central eléctrica “altamente inovadora e sustentável ajudará a ilha da Madeira a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e a sua dependência dos combustíveis fósseis, o que é uma boa notícia para o ambiente e, ao mesmo tempo, para a economia local”.

A modernização de uma central hidroeléctrica existente irá triplicar a capacidade de produção para mais de 38 megawatts. Além disso, uma nova instalação de armazenamento por bombagem de 17,7 megawatts e uma barragem de armazenamento com capacidade para um milhão de metros cúbicos de água permitirão armazenar energia eólica quando há produção excedentária, de modo a que possa ser fornecida electricidade suplementar durante os períodos de elevada procura.

As novas instalações irão beneficiar 130 mil consumidores, ou seja, quase metade dos habitantes da Madeira. Ao apresentar as suas propostas relativas à futura política de coesão, em 29 de Maio, a Comissão propôs também aumentar ainda mais o contributo dos investimentos da política de coesão para a acção climática no próximo período orçamental.

* Tudo o que seja para reduzir o consumo dos combustíveis fósseis é muito bom. 
Correcção para o redactor da notícia, a ilha da Madeira não é uma região autónoma, o arquipélago sim.

.

JOÃO MARCELINO

.




Mundial, dia 5:
Uma jornada de lógica absoluta,
até no sofrimento de Inglaterra

O 'fantasma' das desilusões, que acompanha a Inglaterra nos Mundiais e Europeus desde 1966, esteve de novo a pairar sobre a equipa de Gareth Southgate. Valeu que Kane é um goleador com 'muita sorte'. Está sempre no sítio certo para a finalização

Finalmente, uma jornada politicamente correta. Ganharam os favoritos. Lukaku e Kane marcaram dois golos cada. Bélgica e Inglaterra deram o primeiro passo para o apuramento. O VAR cumpriu a obrigação de ver os lances que escapam ao árbitro. E, assim, a Suécia, de ‘penalty’ que era claro, venceu a Coreia do Sul (1-0). Este jogo envia um mensagem à Alemanha: vai ter mesmo de ganhar as duas ‘finais’ seguintes (com a Suécia, já no próximo sábado, e depois a Coreia) para, com muita probabilidade, enfrentar o Brasil nos oitavos-de-final (no caso da ‘canarinha’ ganhar o seu grupo). Não parece haver outro caminho para a Alemanha depois da derrota com o México. E esse caminho, por outro lado, seria uma excelente notícia para todos as seleções que aspiram a ganhar o Mundial.

A Bélgica tem uma equipa de grande qualidade – ou não estivesse no terceiro lugar do ‘ranking’ FIFA. Mas deve perceber de vez que, a este nível, as vitórias não caem sempre de maduras. Já no Euro’2016 pareceu o mesmo. Explico: equipas como o Panamá, neste Mundial, talvez só mesmo a… Arábia Saudita. Até a Tunísia compete mais e melhor. Logo, o 0-0 ao intervalo foi demérito evidente. A boa exibição do guarda-redes Penedo não explica tudo. Os golos pareceram estar permanentemente ao virar da esquina mas há que lutar para os concretizar. Esse ‘deixa andar’ esteve patente nas exibições de De Bruyne e Hazard. Por isso o nulo durou até ao bonito golo de Mertens (47), o belga com melhor rendimento e que finalmente abriu a porta à goleada 3-0) materializada com os outros dois do inevitável Lukaku. A Bélgica ficou a dever a si própria um resultado ainda mais expressivo porque este Panamá não tem nada para dar à prova. Muito mal andou certamente a equipa dos EUA no apuramento da CONCACAF.

A Inglaterra quis evitar o erro belga. Entrou com a vontade toda. Quando Kane (11) fez o costume – marcar – já Lingard e Sterling tinha desperdiçado ocasiões incríveis. O extraordinário, porque a Inglaterra teve ainda outros momentos de golo iminente, foi o empate (1-1) ao intervalo. Tudo porque o lateral-direito, Walker, que na época passada trocou o Tottenham pelo Manchester City, decidiu dar uma cotovelada a um adversário num lance sem perigo aparente. Uma coisa tonta. E penalty, óbvio. Na segunda parte, a Inglaterra teve muito mais dificuldades. O ‘fantasma’ das desilusões, que acompanha a equipa nos Mundiais e Europeus desde 1966, esteve de novo a pairar sobre a equipa de Gareth Southgate. Valeu que Kane é um goleador com ‘muita sorte’. Está sempre no sítio certo para a finalização. E, como também tem este jeito especial para os últimos toques ‘fáceis’, a Inglaterra acabou por cumprir a obrigação (2-1) num jogo que poderia ter ficado resolvido até ao intervalo.

O dia ficou marcado pela expulsão de Kalinic da concentração da seleção croata depois de se ter negado a entrar, ao minuto 85, no jogo com a Nigéria. Coisas de vedeta ofendida com a condição de suplente. Alegou uma dor nas costas que convenceu tanto o seleccionador Dalic como a dor de Bruno de Carvalho os adeptos do Sporting naquele jogo em que foi assobiado… Por isso, Dalic prescindiu do ainda avançado do Milan que o Sevilha deseja. Ou desejava. Ver-se-á.

Uma nota também para o protesto brasileiro, em carta enviada à comissão de arbitragem, sobre o empurrão a Miranda que facilitou o golo da Suíça. Sinceramente, acho melhor a forma como a FPF lidou com o empurrão evidente de Diego Costa a Pepe. Fernando Santos disse o que tinha a dizer: que esperava que quem avaliasse estes lances se pronunciasse. A FIFA emitiu a nota a dizer que o árbitro aceitou a indicação do seu auxiliar vídeo… e siga! Estamos com razão de queixa. A ver se rende juros…

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
18/06/18

.
.


1581.UNIÃO



EUROPEIA


ESPANHA ACOLHE REFUGIADOS

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Concorrência extingue venda da 
.Media Capital atacando o negócio

A Autoridade da Concorrência já declarou extinto o procedimento de compra da Media Capital pela Altice, anunciou o supervisor.

A Autoridade da Concorrência declarou extinto o procedimento de compra da Media Capital pela Altice. Acaba por não se pronunciar no âmbito da notificação de concentração, mas a entidade liderada por Margarida Matos Rosa vai dizendo que esta operação teria custos de 100 milhões de euros para os concorrentes, o que poderia acabar por se reflectir nos consumidores.
 .
PRESIDENTE DA "AC"
No comunicado em que revela o fim do processo, por extinção do procedimento, a Autoridade da Concorrência justifica que não aceitou os compromissos propostos pela Altice por serem "insuficientes e desadequados para assegurar a manutenção de uma concorrência efectiva nos mercados de telecomunicações e de media e, dessa forma, não permitiriam afastar os impactos nefastos da operação de concentração sobre a concorrência nos mercados e sobre os utilizadores finais dos serviços em causa".

Para a Concorrência, aliás, os compromissos "resultariam num mero conjunto de intenções, de difícil especificação e monitorização, facilmente contornáveis ou manipuláveis pela empresa", além de que introduziriam "um nível de rigidez no mercado e de intervenção nas 'normais' negociações entre operadores de telecomunicações e de produtores de canais que, no limite, contribuiriam para distorcer o 'normal' funcionamento do mercado".

É assim que a AdC acaba por responder à Altice, que atacou a entidade por considerar a recusa dos remédios propostos como injustificada. A Concorrência tem outra leitura: esses compromissos "acarretariam um conjunto de insuficiências de especificação e de riscos de monitorização e de incumprimento", sendo "facilmente contornados ou manipulados, bem como potenciariam uma distorção dos mercados". E por isso não foram aceites. A AdC revela, por outro lado, que a "Altice nunca mostrou disponibilidade para oferecer compromissos de natureza estrutural". E na véspera do prazo para se iniciar a audiência prévia ao projecto de decisão, a Altice comunica a desistência do processo.

A decisão final não será assim tomada, mas no âmbito das investigações feitas pela Concorrência, a Autoridade acredita que o negócio acabaria por ser prejudicial para os consumidores, com "riscos sérios de entraves à concorrência nos mercados de telecomunicações e de media". Para a supervisora, a Altice "passaria a deter a capacidade e um claro incentivo para impedir o acesso ou para cobrar preços mais elevados a outras plataformas concorrentes pelos conteúdos e canais da Media Capital". Uma estratégia, acrescenta a entidade, lucrativa para a Altice/Media Capital. E a "ameaça credível" de perda de acesso aos canais TVI "habilitaria a Altice/MEdia Capital a cobrar preços mais elevados".

A AdC conclui que a Altice poderia utilizar o negócio de televisão "para reforço da sua quota e respectivos lucros" nas telecomunicações.

Também os canais de televisão concorrentes à TVI saíriam, no entender da AdC, prejudicados, com a possibilidade de terem "piores condições de preços, qualidade de serviços e posicionamento na grelha".

* Acabou o cheiro a esturro.

.
.
186-BEBERICANDO



COMO FAZER  
"AMOR DE CARNAVAL"

.
.
.
25-O SEGREDO DOS DEUSES


* Extraordinária série informativa "O Segredo dos Deuses",  grande reportagem da Investigação TVI, levada a cabo por Judite França e Alexandra Borges.


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Quatro arcebispos santos passam 
.a integrar roteiro em Braga 

Iniciativa do Cabido da Sé no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural

São Martinho de Dume (569-579), S. Frutuoso (656-689), S. Rosendo (927-951) e S. Geraldo (1096-1108) são os quatro arcebispos santos de Braga que integram o roteiro esta segunda-feira apresentado pelo Cabido da Catedral, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.
 .
"Aqui está a história de Braga. Podemos conhecer um pouco o período dos suevos, um pouco o ligado aos romanos. Podemos reconhecer que depois vêm os visigodos e, depois, no século XV, aparece um outro. Mesmo para turistas, sobretudo para turistas, esta é uma oportunidade de conhecer a história de Braga", disse o atual arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Numa primeira fase, explicou D. Jorge, o Roteiro dos Quatro Arcebispos Santos de Braga será apresentado aos párocos da diocese, no entanto, o arcebispo aponta ainda a ambição de abrir o roteiro ao turismo.

"Queremos que este roteiro seja calcorreado por pessoas ligadas às paróquias, colocá-lo ao serviço da cidade e também do turismo", referiu, acrescentando que "este roteiro tem grande relevância para o turismo".

As relíquias destes quatro arcebispos santos, que se encontram na Sé de Braga, foram levadas no séc. XII para Santiago de Compostela, de modo a que as esmolas dos devotos destes santos que percorriam o caminho de Santiago não ficassem em Braga e caíssem nos cofres da catedral galega.

Só na última década do século passado, por intervenção do então arcebispo D. Eurico Dias Nogueira, essas relíquias regressaram à Catedral bracarense.

Através deste roteiro, ontem apresentado, pode conhecer-se boa parte da História de Braga e o arcebispo, D. Jorge Ortiga, diz não ter dúvidas de que "quem fizer este roteiro gostará da experiência".

* O "marketing católico das cinzas" esta actividade comercial já existia no séc. XII, a igreja de Santiago surripiou cinzas da igreja de Braga, brilhante.

.
.

HA-ASH

Perdón, Perdón


.
.
HOJE NO
"OBSERVADOR"
Mais de 160 mil jovens portugueses 
não estudam nem trabalham

Segundo os números, dos mais de 160 mil jovens portugueses que não estudam nem trabalham: 41% têm o nono ano de escolaridade; 17% têm habilitações superiores.

Mais de 160 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham, revelou esta terça-feira o Garantia Jovem, programa europeu coordenado em Portugal pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
 .

Os dados foram apresentados no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, durante um debate sobre o emprego jovem, numa iniciativa promovida pelo IEFP. Segundo os números, dos mais de 160 mil jovens portugueses que não estudam nem trabalham, chamados NEET (Not in Education, Employment, or Training – ou em português: não estudam, não têm emprego, nem recebem formação), 50,2% são do sexo feminino e 49,8% do género masculino.

No que diz respeito à idade destes jovens NEET, 45% tem entre os 20 e os 24 anos, 41% entre os 25 e 19 anos, e 14% estão distribuídos pelas restantes faixas etárias.

O programa Garantia Jovem indica também que a baixa qualificação aumenta em cerca de três vezes a probabilidade disto acontecer: 41% dos jovens têm o 9º ano de escolaridade, 42% o ensino secundário e 17% correspondem às restantes habilitações académicas.

Os dados mostram ainda que 59% dos jovens portugueses são desempregados inscritos no serviço público de emprego, enquanto 41% não se encontram registados nos serviços de emprego, educação e formação.

A Garantia Jovem é um programa europeu de resposta à inatividade e ao desemprego jovem, que tem como principal objetivo proporcionar aos jovens entre os 15 e 29 anos que não se encontrem a estudar nem a trabalhar, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho. Em Portugal, o programa é coordenado e implementado pelo IEFP.

* Os sucessivos governos têm responsabilidade mas os pais destes jovens também.

.
.
XII-TABU

AMÉRICA LATINA

(BRASIL)


1.FANATISMO



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
A PENSAR EM AMANHÃ!
Os golos de Ronaldo em 3D



 FONTE: OBSERVADOR

.
.
 O que fazer em caso de incêndio 
Siga os conselhos da Proteção Civil



.
.
2-BARCOS RABELOS
OS HERÓIS DO RIO


FONTE:  História Portucale


.
.

UTILIDADES À VENDA/2













.
.


1645
Senso d'hoje
MARIANA MORTÁGUA
DEPUTADA À A.R.
BLOCO DE ESQUERDA
"Ninguém quer voltar
ao tempo do radicalismo
anti-social do PSD e do CDS"



*Mariana Mortágua intervém sobre a Proposta de Lei n.º 134/XIII/3.ª do governo que procede à primeira alteração à Lei n.º 151/2015, de 11 de setembro, recalendarizando a produção integral de efeitos da Lei de Enquadramento Orçamental (2018-06-15).

FONTE: bloconoparlamento

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
 FAXINEIRO


.
.

BOM DIA


.
.

12-TEATRO
FORA "D'ORAS"


I-A ÓPERA  

DO MALANDRO




Em 2003, a dupla Möeller & Botelho voltou a trabalhar em cima da obra de Chico Buarque, na remontagem do musical "Ópera do Malandro", que se tornou um estrondoso sucesso de público e crítica no Rio, São Paulo e em Portugal, onde foi apresentado em duas temporadas. O espetáculo, uma luxuosa produção assinada por Charles (direção, cenários e figurinos) e Claudio (direção musical) trouxe 20 atores em cena, 12 músicos tocando ao vivo, três palcos giratórios montados num cenário de três andares, e 75 figurinos. Ao todo foram apresentadas 20 canções. Além das já consagradas na primeira versão, como "Folhetim" e "Geni e o Zepelim", foram inseridas músicas compostas para a adaptação cinematográfica feita por Ruy Guerra em 1985, como "Palavra de Mulher" e "Las Muchachas de Copacabana". No elenco, Alexandre Schumacher, Soraya Ravenle, Lucinha Lins, Mauro Mendonça, Cláudio Tovar, Alessandra Maestrini, Sandro Christopher, entre outros nomes.

FONTE:  Alessandra Maestrini - You´re The Top FC

.