01/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXIV~MEGA FÁBRICAS
3-GOOGLE
FÁBRICA DE IDEIAS




FONTE: Milton Júnior 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Sporting é 2.º no ranking 
mundial de hóquei em patins

O Sporting é a melhor equipa portuguesa no ranking mundial, de acordo com a última atualização no site rinkhockey.net. O campeão nacional ocupa o 2º lugar, à frente de FC Porto (3º), Benfica (4º) e Oliveirense (5º), numa lista de 258 equipas mundiais liderada pelo Barcelona. O OC Barcelos é a outra formação portuguesa que integra os 10 primeiros classificados.
.
No sector feminino, o Benfica é o melhor classificado (2º), com o Carvalhos a ocupar o 13º lugar, numa lista liderada pelo Concepción, da Argentina.

Entretanto, a nível individual, o internacional português João Rodrigues, atualmente ao serviço do Barcelona, ocupa o 1º lugar, numa classificação que integra ainda entre os 10 primeiros os benfiquistas Carlos Nicolía (2º) e Diogo Rafael (4º), e os portistas Reinaldo García (5º) e Hélder Nunes (6º).

* O lugar é merecido.

.
.

XII- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES

1- Ovnis e Sinais



Fonte:   Documentários Sayrus

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
EUA ameaçam Maduro com Guantánamo
.se ele não aceitar transição

Assessor de Trump para a segurança nacional descarta intervenção militar mas sugere ao presidente venezuelano que aceite uma amnistia e vá para um retiro num bela praia longe da Venezuela

John Bolton advertiu nesta sexta-feira Nicolás Maduro de que pode acabar por ser enviado para Guantánamo, a prisão militar de alta segurança para suspeitos de terrorismo que os EUA mantêm naquela província cubana, caso não abandone em breve o poder na Venezuela.
.
O assessor para a segurança nacional na administração Trump repetiu o aviso que tinha feito na véspera, no Twitter, para que Maduro aceite a amnistia proposta por Juan Guaidó, o opositor que se autoproclamou presidente interino da Venezuela e foi reconhecido pelos EUA e outros países.

"Ontem tuitei que lhe desejo uma aposentadoria longa e tranquila numa bonita praia longe da Venezuela. E quanto mais rápido aproveitar essa oportunidade de amnistia, mais provável é que possa ter uma aposentadoria agradável ao invés de ir parar a outra região de praia diferente, como Guantánamo", afirmou Bolton, em entrevista num programa de rádio.

Os Estados Unidos aumentam assim a pressão sobre o regime chavista venezuelano, depois de no passado dia 23 de janeiro terem reconhecido Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, como novo presidente interino.

Sobre uma possível intervenção militar na Venezuela que ajude a acelerar uma transição de poder, John Bolton disse que não havia nenhuma intervenção iminente, mas não descartou a possibilidade - tal como, de resto, Donald Trump já o dissera. "O presidente disse que todas as opções estão sobre a mesa", afirmou o assessor.

John Bolton protagonizou um "deslize" polémico na última segunda-feira, quando compareceu perante os media com um papel onde se conseguia ler a frase "5 mil tropas para a Colômbia", no que foi entendido como uma manobra de pressão sobre os militares venezuelanos, para que estes deixem de apoiar Nicolás Maduro. Bolton não quis explicar o "descuido".

* Um assessor de Trump que ameaça Maduro é tão nojento como o venezuelano.

.
.

IV- OS BÁRBAROS

1-OS MONGÓIS



FONTE:  Canal Documentario


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
Detidos com droga no Caniçal
 ficam em liberdade

Os dois indivíduos que foram ontem detidos pela GNR no Caniçal, por tráfico de droga, ficaram em liberdade.
.
Os homens, de 23 e 30 anos, foram hoje presentes ao Ministério Público, em Santa Cruz, e saíram em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Recorde-se que, tal como foi noticiado, a detenção ocorreu na via pública e após as abordagens os militares aprenderam 41 doses de haxixe, 31 invólucros contendo ‘bloom’, 22 doses de heroína e cerca de 2.400 euros em dinheiro.

* Assim podem continuar o negócio, o produto não escasseia.

.

RITA GOUVEIA

.




Terá o legislador 
relido Shakespeare?

Ser-se-á um bobo, um irresponsável e um incauto, ao entregar a um terceiro a gestão do nosso património e da nossa vida?

O Rei Lear, sensível às juras de amor de duas das suas filhas, dividiu e entregou-lhes o seu reino. O Bobo, depois da traição daquelas filhas, disse-lhe: "Quem o conselho te deu de dares tudo o que era teu dá-lhe lugar ao pé do meu."

Imagine-se um diagnóstico de uma doença incapacitante, ou imagine-se a vontade de simplesmente acautelar o futuro de uma velhice que possa ser progressivamente incapacitante. Ser-se-á um bobo, um irresponsável e um incauto, ao entregar a um terceiro a gestão do nosso património e da nossa vida?

No próximo dia 10 de fevereiro entrará em vigor a Lei n.º 49/2018, que aprovou o regime do maior acompanhado, dirigido àqueles que, "por razões de saúde, deficiência, ou pelo seu comportamento, estejam impossibilitados de exercer, plena, pessoal e conscientemente, os seus direitos ou cumprir os seus deveres". Este regime vem substituir os institutos da interdição e da inabilitação, procurando criar um regime mais flexível, que possa adequar-se melhor à situação de incapacidade de cada um, reduzindo o conteúdo do acompanhamento ao estritamente necessário.

De acordo com o novo regime, o maior de 18 anos pode, prevenindo uma situação de eventual necessidade de acompanhamento, celebrar um mandato pelo qual atribua a um terceiro o poder de gerir os seus interesses, com ou sem poderes de representação. Este mandato poderá ser mais tarde aproveitado pelo tribunal que venha a determinar o acompanhamento do maior, que o tomará em consideração na definição do âmbito da proteção a estabelecer ao maior e na designação do acompanhante.

Um mandato com estes pressupostos comporta, porém, riscos, uma vez que o mandante poderá perder progressivamente a capacidade para avaliar a forma como o mandatário por si escolhido exerce as suas funções e para se aperceber de eventuais abusos.

O legislador previu a possibilidade de o mandato ser revogado a todo o tempo pelo maior, bem como a possibilidade de o tribunal fazer cessar o mandato quando seja razoável presumir que a vontade de mandante seria a de o revogar. Mas será isto suficiente? Ou deveria o legislador ter-se recordado de como a natureza humana na ficção do Rei Lear facilmente se torna realidade?

O legislador não previu um regime específico que, por exemplo, pela imposição de certos requisitos quanto à forma que o mandato deverá revestir, acautele a necessária ponderação na elaboração do mesmo e que permita o necessário controlo, por parte de uma entidade autónoma e isenta, sobre a existência deste mandato e sobre o cumprimento do mesmo, ao longo do tempo, no interesse do mandante.

Em consequência, a possibilidade de, com pleno uso das nossas faculdades, poder definir quem e em que termos serão geridos os nossos interesses num futuro de progressiva perda dessas faculdades, apenas será vantajosa se, através da elaboração do mandato com a devida assessoria jurídica, se identificarem e reduzirem os riscos acima referidos.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
31/01/19

.
.


1809.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
PJ fez 45 buscas no âmbito 
da investigação à UTAD e aos 
convénios luso-brasileiros

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto disse esta sexta-feira que foram realizadas 45 buscas, por 80 elementos da Polícia Judiciária (PJ), na investigação que envolve a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e visa os convénios luso-brasileiros.

Em comunicado publicado na sua página na internet, a procuradoria esclareceu que a PJ investiga "factos suscetíveis de consubstanciar, para além do mais, crimes de peculato e crime de participação económica em negócio, praticados no âmbito de cooperação entre a UTAD e entidades brasileiras, tendo em vista a realização de doutoramentos e mestrados por parte de alunos brasileiros nesta instituição".
.
O ISCO
No âmbito deste inquérito foram realizadas, durante todo o dia de hoje, 22 buscas domiciliárias com pesquisas informáticas, 23 buscas não domiciliárias também com pesquisas informáticas, sendo 22 em empresas e outros locais relacionados com os suspeitos e uma na UTAD, em Vila Real.

A procuradoria informou ainda que, "por ora, não existem arguidos constituídos".

O processo encontra-se a correr termos na Secção de Inquéritos da Procuradoria da República da Comarca de Vila Real

Já esta tarde, a UTAD esclareceu que a ação policial resultou de uma participação da academia relacionada com os convénios luso-brasileiros.

A academia liderada pelo reitor António Fontainhas Fernandes disse, em comunicado, que a "ação policial faz parte de uma investigação em curso que resultou de diversas participações formalizadas pela própria universidade, na sequência das reportagens emitidas no âmbito do programa "Sexta às 9" sobre os chamados "convénios luso-brasileiros".

Em outubro de 2016, a RTP, no âmbito do programa "Sexta às 9", emitiu duas reportagens sobre os acordos de cooperação luso-brasileiros, denunciando que o dinheiro das propinas pagas pelos alunos brasileiros nunca chegou à UTAD.

As reportagens envolviam ainda professores da universidade num esquema paralelo que terá captado o dinheiro das propinas e revelaram que, alegadamente, milhares de euros foram parar a contas bancárias no Brasil ligadas aos docentes da academia que estavam diretamente envolvidos na coordenação dos protocolos.

No comunicado de hoje, a UTAD adiantou que a reitoria e a administração "estão a colaborar, desde o início, com a investigação em curso a qual diz respeito a factos ocorridos antes da sua entrada em funções, facultando todos os elementos solicitados pela Polícia Judiciária".

A UTAD acrescentou que "ninguém da atual reitoria, em particular o reitor ou a administradora da universidade, são arguidos no processo".

Aquando das reportagens da RTP, o reitor reagiu às notícias, em comunicado enviado à agência Lusa, afirmando que estavam "a ser tomadas medidas internas de correção e de responsabilização pelas falhas detetadas".

Acrescentou ainda que foram solicitadas "à RTP provas documentais a fim de permitir o bom conhecimento e valoração da respetiva matéria, bem como a respetiva junção ao processo de inquérito que corre termos no Ministério Público do Tribunal Judicial de Vila Real".

Na altura referiu também que, no início do seu mandato, em julho de 2013, e perante os atrasos no pagamento dos compromissos financeiros por parte de empresas brasileiras, encetou um conjunto de medidas.

Entre aquelas estavam a contratação dos serviços de uma empresa de auditoria externa para efetuar um levantamento exaustivo da situação e propor medidas para regularização das dívidas, e o cancelamento junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) do funcionamento dos cursos nos moldes anteriores.

O reitor esclareceu, igualmente, que já tinha sido instaurado um processo de inquérito na sequência de uma denúncia anónima e que foi participada ao Ministério Público.

* Como uma casa de educação pode ser um covil de corrupção.

.
.
3-Falsidade.com 
3.3-IDADE, SEXO, LOCAL



FONTE:  tbrsete

.
.
ISTO FOI O LIMITE, iPhone  
(ROUBO de IDENTIDADE)



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Quarenta manifestam-se em homenagem
 a Salazar em Lisboa

Protesto condicionou o trânsito durante perto de meia hora, entre o Largo do Rato e a Assembleia da República.

Cerca de 40 pessoas manifestaram-se esta sexta-feira em Lisboa, numa homenagem ao ditador Oliveira Salazar, condicionando o trânsito durante perto de meia hora, entre o Largo do Rato e a Assembleia da República.
.
25 DE ABRIL SEMPRE
Com bandeiras do movimento de extrema-direita "Nova Ordem Social" e liderados pelo ativista nacionalista Mário Machado, os manifestantes exibiram uma tarja onde se podia ler "Salazar faz muita falta" e entoaram diversas palavras de ordem como "ontem, hoje e sempre, Portugal independente; ninguém cala a nossa voz, o futuro somos nós".

Sob chuva intensa, o grupo reuniu-se, pelas 19h00, em frente à sede nacional do PS, partido que, segundo um dos manifestantes é o responsável pela "total decadência" do país, tal como o seu "gémeo", o PSD.

As quatro dezenas de manifestantes desceram depois a rua de São Bento, continuando com "vivas" a Salazar e outros lemas, como "ação, ação, lutar pela nação". Na escadaria principal da Assembleia da República, os elementos da "Nova Ordem Social" colocaram-se junto às barreiras da polícia. Depois de entoar "A Portuguesa", acabaram por desmobilizar, pelas 20h00, numa altura em que o trânsito automóvel já tinha sido reaberto.

* Tal qual o "Ali Bá Bá"

.
.

Rio Grande

Postal dos Correios


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
PGR confirma inquérito autónomo a
.Proença de Carvalho e Carlos Silva

Vai ser investigada a alegada participação do advogado Proença de Carvalho e de Carlos Silva no caso de corrupção que envolve o procurador Orlando Figueira e Manuel Vicente.

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta sexta-feira ao Observador que foi aberto um inquérito autónomo para investigar a alegada participação do advogado Proença de Carvalho e de Carlos Silva no caso de corrupção que envolve o procurador Orlando Figueira e o antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.
 .
Este inquérito foi desencadeado por um requerimento de Orlando Figueira, avança a RTP que teve acesso às nove páginas do documento, e que terá dado entrada na PGR há mais de um mês. No documento, o procurador condenado por corrupção na Operação Fizz aponta o nome de 15 pessoas individuais e coletivas que devem ser investigadas num processo autónomo. E é entre esses nomes que surge o de Proença de Carvalho e o de Carlos Silva.

O advogado Daniel Proença de Carvalho já reagiu a esta notícia. Em comunicado enviado ao Observador, Proença de Carvalho fala em “mentiras” e “relatos falsos” de Orlando Figueira, a quem acusa de ter uma “obsessão doentia” ou “uma estratégia processual” para o recurso que terá apresentado da condenação de que foi alvo.

O advogado destaca ainda que foi ouvido pelo mesmo tribunal que condenou Orlando Figueira a uma pesada pena de seis anos de prisão e que este considerou o seu depoimento “credível”, ao contrário do do ex-procurador. Na visão de Proença de Carvalho, Orlando Figueira apresentou uma “versão alternativa e fantasiosa”.

O tribunal deu como provado que Orlando Figueira arquivou processos judiciais que tinha em mão para favorecer o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente, em troca de centenas de milhares de euros e um emprego em Angola. A versão do procurador é outra: segundo Figueira, decidiu abandonar a magistratura para ir trabalhar para Angola, depois de fazer um contrato com a empresa Primagest, que pertenceria ao banqueiro luso-angolano Carlos Silva. Segundo Figueira, não terá sido Manuel Vicente a contratá-lo.

O que o ex-procurador alegou ao longo do julgamento é que os responsáveis pelo contrato que assinou seriam o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho. Contudo, essa tese não convenceu o coletivo de juízes, que ouviram os dois homens em tribunal e consideraram os seus depoimentos credíveis. O juiz chegou a dizer, a propósito do testemunho de Proença de Carvalho, que o depoimento “levantou algumas considerações”, mas que o advogado “de facto apresentou um discurso com alguma lógica pela apreciação da prova”, o que mais uma vez contrariou a tese do magistrado arguido.

O Ministério Público já tinha avisado que só avançaria com a abertura de uma certidão em nome de Proença de Carvalho e do banqueiro luso-angolano depois da leitura do acórdão que ditou a condenação do magistrado Orlando Figueira, do advogado Paulo Blanco e do representante de Manuel Vicente, Armindo Pires, em Portugal.

As alegações finais do julgamento do processo Fizz terminaram com procuradora do MP a prometer extrair essas certidões. No entanto, não há notícia de que o tenha feito até agora, até porque a condenação de Orlando Figueira esvaziaria as suspeitas que recaem sobre Proença de Carvalho e Carlos Silva.

* O dr. Proença de Carvalho também é um DDT, altamente discreto, coleccionou conhecimentos como ninguém, há quem o considere muito perigoso.

.
.
6- HISTÓRIA DAS DROGAS



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 e se estende por 2018, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
POLÓNIA
Exporta carne de vaca estragada



FONTE:  TVI24

.
.
NOTÍCIAS DO ASSASSINO MADURO

Três jornalistas da Efe são detidos por 
autoridades venezuelanas em Caracas
31/01/19



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
OMS 
Quer fim da tuberculose
nas Américas até 2030



FONTE:  ONU Brasil


.
.
SE ACREDITA NESTAS TRETAS ENTÃO
PODE SER QUE MARIA SEJA VIRGEM














.
.

1871
Senso d'hoje
DAVID MILIBAND
PRESIDENTE E CEO
INTERNACIONAL RESCUE COMMITTEE
"O pior que podemos fazer é fingir
que as respostas existem"



* David Miliband é Presidente e CEO do International Rescue Committee (IRC), onde supervisiona as operações de ajuda humanitária da agência em mais de 40 países afetados pela guerra e seus programas de reassentamento e assistência a refugiados em 28 cidades dos Estados Unidos.


FONTE: euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

A Festa dos Colibris


.
.

BOM DIA


.
.
15-TEATRO
FORA "D'ORAS"
XI-HIP HOP'ARQUE



* No Parque Mayer, em Lisboa, numa produção com a assinatura de Marina Mota, HIP HOP 'Arque, que é uma Revista com textos de Francisco Nicholson e Tiago Torres da Silva, conta com um corpo de dez bailarinos e tem direcção coreográfica de Marco de Camilis.

** Sabemos que os vídeos têm imagem de qualidade insuficiente mas são quase três horas de muito humor.


FONTE:   Teatro Português 


.