10/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XVIII-OS RIOS E A VIDA
3- KINABATANGAN
O AMAZONAS DO ORIENTE



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.

FONTE: Canal Megalópolis


. .
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Fazer um aborto é como "contratar um assassino", critica o papa

"Como é que pode ser terapêutico, cívico ou simplesmente humano um ato que suprime a vida humana? Eu pergunto-vos: é justo acabar com uma vida humana para resolver um problema? É justo contratar um assassino para resolver um problema?", perguntou o papa à multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano.
 .
"Não se pode, não é justo livrar-se de um ser humano, mesmo pequeno, para resolver um problema. É como contratar um assassino para resolver um problema", acrescentou Francisco na audiência geral desta quarta-feira.

Numa homilia dedicada ao mandamento "Não matarás", o chefe da igreja católica improvisou em relação ao texto que tinha preparado e criticou "a depreciação da vida humana", com as guerras, a exploração e a exclusão.

O papa argentino já antes criticara o aborto. Depois de a interrupção voluntária da gravidez ter sido aprovada pela Argentina, Francisco comparou o aborto às práticas dos nazis. E apelou às famílias para que aceitassem para aceitarem os filhos que Deus lhes der.

Estas palavras duras geraram uma campanha na Argentina e em agosto milhares de pessoas deixaram a igreja católica em protesto.

* De um papa que santificou um outro que encobria clero pedófilo pode esperar-se tudo o que seja insane. O sr. Francisco quis dizer isto: "Deixem  as crianças nascerem a esmo que vai ser lindo praticar caridade antes de morrerem à fome ou por doença"!

.
.

JASMINE LINGERIE

"KIEV Fashion Week"

OUTONO/INVERNO
2018








.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Governo Regional associa-se ao Dia Internacional da Rapariga

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, estará presente amanhã, 11 de Outubro, pelas 19 horas, no Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos, por ocasião do ‘Dia Internacional da Rapariga’.

O Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira organiza, deste modo, um jantar convívio que contará com a participação de 30 jovens protagonistas do projecto ‘Girl Effect’, oriundas de 4 Centros Comunitários (Lugar da Serra, Nogueira, São Martinho e Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos).
 .
O projecto “Girl Effect”, implementado desde 2014 na Região, tem como objectivo proporcionar um espaço de reflexão, partilha e acção para jovens raparigas entre os 13 e os 18 anos, a partir de actividades promovidas por estas e que envolvam outros jovens na participação em acções de sensibilização e formação, eventos e conferências, nomeadamente, na Comissão sobre o Estatuto das Mulheres.

O dia 11 de outubro foi instituído, em 2011, como o Dia Internacional das Raparigas, através da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de promover uma maior consciência relativamente à situação das raparigas em todo o mundo, de forma a quebrar o ciclo de discriminação e violência e promover a proteção dos seus direitos.

* É um fartar vilanagem, cada vez que alguém arrota surge um novo dia internacional de qualquer coisa e aos políticos cabe aproveitar a boleia e porem-se em bicos de pés. Aguardamos com esperança a celebração do dia internacional do raparigo.


.
.

OBESIDADE INFANTIL




FONTE: SNS

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Tribunal de Contas recusa visto de investimento de 15 milhões no SIRESP

O Tribunal de Contas recusou o visto às alterações do contrato que o Governo tem com a empresa que gere o sistema de comunicações SIRESP.

O Tribunal de Contas recusou o visto às alterações do contrato que o Governo tem com a empresa que gere o sistema de comunicações SIRESP e que previa um investimento de 15,65 milhões de euros.
 .
O Tribunal de Contas divulgou hoje na sua página da internet o acórdão relativo a um aditamento ao contrato entre o Governo e a gestora do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), aprovado em conselho de ministros a 5 de Abril, e que tem como objectivo melhorar a rede.

Esta alteração ao contrato foi feita após as lacunas detectadas no funcionamento do SIRESP durante os incêndios de 2017 e previa o gasto de 15,65 milhões de euros entre os anos de 2018 a 2021.

* O SIRESP falhou redondamente todos os dias em que ocorreram incêndios em 2017, quer quinze milhões?

.

ANTÓNIO MOITA

.






Rui Rio não quer ser de direita

O líder social-democrata quer ganhar o centro político e por isso tem vergonha de ser de direita. As suas bases não o conseguem entender. E o eleitorado do centro político para quem António Costa verdadeiramente governa também não.

As circunstâncias históricas que envolveram a criação dos partidos políticos em Portugal deram origem a alguns equívocos que só agora parecem estar a ser resolvidos. O mais evidente é o da matriz social-democrata do PPD, mais tarde PSD. Provavelmente esta discussão não é hoje muito relevante. Mas ajuda a explicar o desconforto crescente das bases com Rui Rio.

Só o momento revolucionário que então se vivia obrigou a que alguns jovens de espírito liberal e formação católica, como Francisco Sá Carneiro, optassem por se deixar marcar ideologicamente por uma corrente muito em voga na Europa e que era, tal como hoje continua a ser, parte de uma grande família política a que importava pertencer - a Internacional Socialista. Só a intervenção de Mário Soares impediu que os "laranjas" portugueses dela se tivessem tornado membros.

O aparecimento inesperado da "geringonça" veio alterar profundamente as regras do jogo político e o quadro partidário bipolarizou-se entre esquerda e direita. O centro político, apesar de continuar a existir sociologicamente e a ditar quem ganha eleições, parece ter deixado de ter representação inequívoca no espetro atual. E o PSD nunca se mostrou confortável com este reposicionamento.

No novo bloco de direita, composto pelo CDS e pelo PSD, há uma enorme convergência ao nível das bases de cada um dos partidos. Retirando desavenças e invejas locais, não existe uma verdadeira diferença de pensamento, de atitude ou de identificação de inimigos entre militantes dos dois partidos. É muito raro sentir que algum militante do PSD fica incomodado quando o acusam de ser de direita. Pelo contrário. Normalmente até o confirma com uma certa dose de orgulho.

O discurso de Rui Rio parece ter esquecido que esta bipolarização aconteceu muito rapidamente e está praticamente assumida pelos eleitores. O líder social-democrata quer ganhar o centro político e por isso tem vergonha de ser de direita. As suas bases não o conseguem entender. E o eleitorado do centro político para quem António Costa verdadeiramente governa também não.

As bases do PSD querem ver Rui Rio combater António Costa. Todos os dias, em todas as frentes, seja a propósito de que assunto for. Se não o fizer, o sentimento de orfandade e de distância será cada vez maior e obrigará o seu eleitorado habitual a escolher entre a postura afirmativa de Assunção Cristas, a aventura de Santana Lopes ou a desistência através da abstenção. Seja como for uma coisa tenho como certa. Se o PSD quiser voltar a ser um grande partido terá de aceitar integrar o espaço político da direita em Portugal. Mas se assim for, dificilmente poderá reivindicar a social-democracia como a sua matriz ideológica. Para sobreviver é necessário fazer escolhas. Se ainda for a tempo.    

Jurista

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
08/10/18

.
.


1694.UNIÃO



EUROPEIA


.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
PSD propõe recolha de lixo todos 
os dias do ano em Lisboa

Proposta inicialmente pensada para freguesias mais pressionadas pelo turismo vai ser alargada a toda a cidade

Os vereadores do PSD na Câmara de Lisboa anunciaram esta quarta-feira que vão propor um conjunto de medidas para reforçar a limpeza da cidade, entre as quais a recolha de lixo 365 dias por ano em todas as freguesias da capital. 
 .

Durante uma visita às ruas do Bairro Alto, na freguesia da Misericórdia, o vereador João Pedro Costa frisou que o problema do lixo na cidade é devido, "essencialmente, falta de organização por parte da Câmara Municipal de Lisboa", que não se resolve contratando mais pessoas, mas sim "com método de organização e adequação às necessidades da cidade". 

Por seu turno, a vereadora Teresa Leal Coelho, referindo-se à recolha de lixo durante todos os dias do ano, sublinhando "que não há residentes de primeira e residentes de segunda", pelo que esta medida deve ser adotada em "todo o município" e não apenas em algumas zonas de Lisboa. 

Em junho, a Câmara aprovou por maioria uma moção do PSD, intitulada "Lisboa Limpa 7 dias por semana", que pretendia alargar a recolha de lixo ao domingo a "todas as freguesias de maior pressão turística". 

No entanto, a proposta que vai ser agora apresentada, tendo em conta "que os problemas de recolha de lixo se distribuem por todas as freguesias da cidade, mesmo aquelas onde a pressão turística é menor", pretende alargar a recolha a todo o concelho. 

Além disso, a moção deixava "de fora os feriados, com significativo prejuízo na qualidade do ambiente urbano, na imagem da cidade e com risco acrescido de saúde pública resultante da deposição prolongada de lixo na via pública".

Neste sentido, João Pedro Costa notou que os feriados e as pontes "são os dias em que o lixo mais se acumula". O PSD, além de propor à Câmara que "alargue a recolha de lixo a todos os dias do ano e a todas as freguesias de Lisboa", vai apresentar uma outra proposta que pretende a alteração "do horário noturno da recolha de lixo das atuais 22:00 para as 03:00 nas zonas pertinentes, permitindo a recolha de lixo doméstico e também do lixo provocado pelo encerramento de bares e restaurantes, cujo horário de limite de funcionamento é 02:30". 

Segundo o vereador do PSD, "não faz sentido" que a recolha seja feita antes do encerramento de bares e restaurantes. De acordo com o documento dos sociais-democratas, a recolha às 22:00 obriga "os estabelecimentos a guardarem o lixo até ao dia seguinte" ou favorece "a sua permanência 24 horas nos passeios, com consequências indesejáveis ao nível da salubridade". 

A mesma proposta solicita que, nas freguesias históricas com maior concentração de turistas, o município altere "a hora de recolha diurna das atuais 07:00 para as 15:30, evitando o transtorno no trânsito da recolha à hora em que as famílias se deslocam para as escolas e os trabalhos e beneficiando a recolha da restauração após o almoço". 

Questionada sobre se há falta de recursos para fazer face à higiene urbana, Teresa Leal Coelho respondeu que "existem recursos suficientes", acrescentando que "é uma questão de prioridades".

* É mais que evidente ser Lisboa uma cidade a necessitar de recolha de lixo todos os dias do ano, é apenas questão de saber gerir os recursos humanos.


.
.

6-DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Sexualidade

FONTE:  crê.ser.humano

.
.
.
6-HORIZONTES DA MEMÓRIA
6.2- UM CONDE, UM CARRO
E UM BURRO



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Dentinho põe lugar à disposição depois
 de polémica sobre Ronaldo.
.Administração da RTP aceitou

Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, confirmou ao Observador que colocou o seu lugar à disposição. ECO e Público avançam que a administração aceitou e que será substituído dentro de dias.

Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, confirmou ao Observador que colocou o seu lugar à disposição esta quarta-feira.  A decisão surge depois de Paulo Dentinho ter publicado um texto no Facebook sobre violência sexual, que foi interpretado como uma alusão ao caso que envolve o Cristiano Ronaldo e Kathryn Mayorga. O Eco e o Público avançaram entretanto que a Administração aceitou e que se prepara para substituir o diretor de informação nos próximos dias.
 .
JUSTICIALISMO
O texto que Paulo Dentinho escreveu esteve menos de uma hora online e foi retirado por vontade do diretor de informação da RTP, mas já tinha começado a gerar polémica e chegado à assessoria de Ronaldo.

“Saliento que um cenário de demissão não é por mim equacionável, muito menos justificável neste caso particular, além de que desistir não faz parte da minha forma de estar na vida“, explicou o diretor de informação da RTP ao Observador, acrescentando que não vai contestar a decisão que o conselho de administração da RTP vier a tomar. 

No primeiro post publicado pelo jornalista no seu Facebook, de perfil fechado, Dentinho criticava os “homens que violam mulheres”. Já numa segunda publicação, o diretor de informação da RTP voltou a abordar o mesmo assunto: “Há violadas de primeira, violadas de segunda categoria, violadas de terceira categoria, etc. Depende do estatuto delas mas, sobretudo, do estatuto deles. Questão de perspetiva… Um “não” de uma puta — e tem  também ela direito a dizer não — vale nada. É mercadoria. E se o violador tiver a auréola de herói nacional, é puta de certeza, no mínimo dos mínimos uma aproveita sem escrúpulo algum. Logo, puta!”.

Cerca de uma hora depois de os ter publicado, por decisão própria, o jornalista acabou por apagar os posts. “Não por pressão de alguém”, disse ao Observador, mas por reconhecer que usava “linguagem excessiva”. Mas foram várias as reações e associações do texto ao caso da acusação de Cristiano Ronaldo.

Depois de ter conhecimento do texto, uma das assessora de imprensa da Gestifute, empresa que representa o jogador português, questionou a credibilidade da RTP na futura cobertura do caso.“Porque ser diretor de informação da RTP não é o mesmo que ser diretor do jornal da paróquia. Porque ser jornalista da RTP exige responsabilidade, ética, seriedade, isenção. Shameonyou!! Diretor de informação? Pobre RTP, que sempre nos habituara a outra qualidade, elevação, responsabilidade e, sim, isenção, insisto. E agora RTP? Em que pé fica a credibilidade da vossa Informação?”, questionou Manuela Brandão numa publicação no Facebook.

Ao Observador, Paulo Dentinho explicou a origem das publicações, referindo que estava a preparar um programa sobre o movimento #MeToo quando leu mais detalhadamente sobre o caso que envolve Ronaldo e uma professora americana num alegado crime de abuso sexual: “Não era nada contra o Ronaldo. Era sobre a necessidade de proteger as mulheres”, referiu.

Eu tenho três filhas e as histórias destas mulheres sensibilizaram-me. Publiquei aquelas mensagens na minha página pessoal. Eram mensagens que eu julgava estar a partilhar apenas com supostos amigos meus, tanto que nem sequer era possível partilhar essas publicações”, sublinhou.

Esta terça-feira o Conselho de Redação da RTP emitiu um comunicado onde explica que Paulo Dentinho considera que existem “indícios que sustentam suspeitas de um possível complot contra si”, lembrando que os seus posts no Facebook eram “de âmbito privado e fechado”, mas que serviram “para lançar aquilo que admite poder ser uma campanha” contra si.

No texto do comunicado, a que o Observador teve acesso, os membros do Conselho de Redação “lamentam a linguagem utilizada pelo diretor de Informação, assim como o aproveitamento do Vox Pop TV [o primeiro a fazer notícia das publicações] neste assunto”.  Dentinho disse ao CR que “não há qualquer inquérito interno a decorrer contra si”, admitindo que se tratou de um “texto excessivo”, razão pela qual retirou o post”, lê-se no comunicado.

* Para nós nem  Kathryn Mayorga é puta nem CR7 é Peter Pan. Mas o sr Paulo Dentinho, jornalista, não pode ser justicialista.

.
.
Rocio Durcal

Ya te Olvide


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Varandas responde a Ricciardi: 
«Sporting não está em pré-falência 
nem vai falir»

Presidente diz que o tempo de chacota e risota acabou

Frederico Varandas já respondeu a José Maria Ricciardi, que terça-feira se assumiu como oposição e fez duras críticas ao presidente do Sporting.
.
LEVOU UMA BANHADA E AMUOU
"Sei que há muitas pessoas que se habituaram ao Sporting ser um circo, um produto televisivo de chacota e de risota para os nossos adversários. Esse tempo acabou", disse.

Varandas  garantiu que para "tristeza para alguns", o "empréstimo obrigacionista é uma realidade e o seu refinanciamento é em novembro".

"Também será uma tristeza para vários, mas o caso das rescisões será resolvido defendendo sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal. E para tristeza de alguns, o Sporting nem está em pré-falência nem vai falir", conferiu à margem da cimeira dos presidentes.

Questionado sobre parcelas em atraso relativas a contratos de jogadores como Battaglia ou Acuña respondeu:  "Esta direção tomou posse a 8 de setembro, não a 8 de junho. Tomámos posse com o mercado fechado, a época a decorrer, com os casos das rescisões a decorrer, com o empréstimo obrigacionista a precisar de ser refinanciado a dois meses, quando praticamente esse processo estava a zero. E todas essas dificuldades estão a ser ultrapassadas. Temos um equipa muito competente e com credibilidade".

Varandas agradeceu  a "todos os parceiros com quem o Sporting tem negociado estas longas quatro semanas".

"Quero a gradecer o facto de confiarem em nós, porque acreditam que esta direção vai mudar o Sporting e o futebol português", frisou.

* Mas que grande sportinguista é o mister Ricciardi.

Eis uma parte do seu mais recente curriculum como banqueiro:
Ricciardi dedicou quase totalidade da sua carreira profissional ao sector da banca. No final da década de 70, integrou o Banco Inter-Atlântico, S.A., no Rio de Janeiro. Entre 1981 e 1983 foi financial controller na sede europeia do Grupo Espírito Santo (GES), assegurando a função de Assistente do General Financial Controller do GES a nível mundial. Em 1983, assumiu o cargo de Director Adjunto do Bank Espírito Santo International Limited e em 1987 foi nomeado Director da Direcção de Merchant Banking do Banco Internacional de Crédito, S.A. (BIC)

No arranque da década de 90, exerceu as funções de Director Geral-Adjunto da Direcção Geral de Empresas e Director da Direcção de Mercado de Capitais do BIC. A entrada na banca de investimento aconteceu em 1992, ano em que foi nomeado Administrador da Espírito Santo Sociedade de Investimentos, S.A. (BESI), hoje Haitong Bank, S.A.. Três anos depois, assume a Vice-Presidência do Conselho de Administração do Banco, mas só em 2003 assumiu o cargo como Presidente da Comissão Executiva

No final de 2014, a empresa chinesa Haitong International Holdings Limited comprou o BESI e manteve José Ricciardi como Presidente executivo do banco.

Em 2015, o Haitong Bank apresentou prejuízos de 98,3 milhões de euros  e em 2016 apresentou prejuízos de 96 milhões de euros, acumulando assim 194,3 milhões de euros de prejuízos nos dois anos à frente do Haitong Bank. Depois de entrar em rutura com o chairman, José Maria Ricciardi foi substituido por Hiroki Miyazato no final de 2016 como presidente executivo do Haitong Bank. 
WIKIPEDIA

É este perfil (in)competente que quer governar o SCP.

.
.
 3-O CÉREBRO
INCONSCIENTE



Mais de 90 % das nossas ações diárias, tais como beber um café, mudar de canal ou abrir uma porta, fazem-se inconscientemente através de uma espécie de piloto automático que temos no cérebro. 

Com a ajuda de alguns dos neurocientistas mais prestigiados do mundo, como os professores Allan Snyder ou John Bargh, veremos quais são os mecanismos que regem estes processos e, em que medida, o cérebro inconsciente é capaz de moldar a nossa atenção, perceção e memória. 

Na verdade, investigações recentes já revelaram que o inconsciente determina também decisões mais importantes, como por exemplo, escolher o nosso companheiro afetivo ou pilotar um caça de combate. 

O Odisseia tem o prazer de apresentar este apaixonante documentário sobre o cérebro inconsciente, em que desafiaremos os espectadores através de divertidos e interessantes desafios mentais. Descobriremos que enganar o nosso próprio cérebro é muito mais fácil do que pensamos.

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

 

FONTE: ReVCieN - Revolução Científica

.

.
Coca-Cola, Pepsi e Nestlé 
As empresas que mais poluem
 os oceanos com plástico



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
Prémio Cidadão Europeu

Atribuido a António Pinto Monteiro
e Fundação F. M. dos Santos






FONTE:  euronews

.
.
Os portugueses pagam mesmo muitos impostos



* Apresentação de ELISABETE MIRANDA, jornalista especialista em assuntos económicos


FONTE: EXPRESSO 2.59
.
.
ARREMEDOS













.
.


1757
Senso d'hoje
CAMILO LOURENÇO
JORNALISTA 
 ANALISTA POLÍTICO
Vasco Brazão, UTAO e progressões,
 pressão dos aumentos, BE
e o relatório do FMI




FONTE: A Cor Do Dinheiro


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.
CAMELO


.
.

BOM DIA


.
.


70-CINEMA
FORA "D'ORAS"
I-CORRUPÇÃO



FONTE: Trovão 13


SINOPSE
Corrupção é um filme português que nasceu da ideia de João Botelho, realizador de cinema, fazer uma película baseada no livro best-seller, Eu, Carolina. O livro conta os meandros do futebol português, escrito pela ex-companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado. O filme foi protagonizado pela atriz de vinte e quatro anos, Margarida Vila-Nova, na personagem de Carolina, porém com um nome diferente (Sofia) e pelo ator de sessenta e seis anos Nicolau Breyner, que interpretará 'Presidente', uma personagem inspirada pelo presidente do Futebol Clube do Porto. O filme estreou nas salas de cinema em 2007. 


Margarida Vila-Nova - Sofia 
Nicolau Breyner - Presidente 
António Pedro Cerdeira - Inspetor Luís 
Suzana Borges - Magistrada 
André Gomes - Advogado do Presidente 
João Ricardo - Empresário 
Ruy de Carvalho - Juiz Presidente 
Miguel Guilherme - Presidente dos Árbitros Virgílio Castelo - Vice-Presidente 
Miguel Monteiro - Diretor da Polícia Judiciária 
José Eduardo - Almirante 
José Raposo - Inspetor da PJ 
João LagartoFigueira 
Filipe VargasAgente PJ 
Alexandra Lencastre - Mãe de Sofia 

E ainda: Sónia Balacó, João Cabral, Rita Blanco,Paula Guedes, Luís Soveral, Paula Lobo Antunes, Rui Morrison, Adérito Lopes, Eurico Lopes, Dinarte Branco, João Catarré, Paulo Filipe, Carlos Costa, Jorge Sequerra, Guilherme Lopes, Teresa Ovidio e João Loy, entre outros. (WIKIPÉDIA)

.