03/09/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Meia Maratona do Porto 
leva 10 mil atletas às ruas

A oitava edição da Meia Maratona do Porto vai trazer às ruas da "invicta" e de Vila Nova de Gaia, no próximo dia 14 de setembro, cerca de 10 mil participantes, anunciou esta quarta-feira a organização. O percurso da prova vai abranger a zona ribeirinha do Porto e Vila Nova de Gaia, numa extensão de 21 km.

Além de vários fundistas estrangeiros, destaque para a presença confirmada dos atletas portugueses Rui Pedro Silva, Ricardo Ribas, Luís Feiteira, Paulo Gomes, Dulce Félix, Doroteia Peixoto e Leonor Carneiro. 

Rui Pedro Silva salientou a dificuldade que os adversários estrangeiros vão colocar e referiu que a sua principal meta passa pela Maratona do Porto.

"Os adversários são de topo mundial. Eu estou a recomeçar a minha época, estive cerca de 15 dias parado e nesta prova vai ser para chegar com a primeira dos femininos. A Meia Maratona do Porto vai ser só em ritmo de treino, porque o meu principal objetivo é a Maratona", disse.

Dulce Félix partilha da mesma opinião, mas acredita que se conseguir seguir "um ritmo confortável" poderá fazer "um bom resultado".

"Esta Meia Maratona vai ser um treino rápido para mim. Estive parada algum tempo depois do Europeu e por isso sei que não estou em forma. Vou tentar fazer um ritmo confortável e assim conseguirei um bom resultado", afirmou a atleta portuguesa.

No lote de estrangeiros conta-se o etíope Tesegaye Asefa, vencedor da Maratona do Dubai de 2014 e terceiro na Meia Maratona do Porto de 2013, ou o queniano Tom Mutie, vencedor da Maratona de Volendan deste ano.

Nas mulheres, está confirmada a presença das quenianas Pamela Rotich, primeiro lugar na Maratona de Sevilha deste ano, e de Diana Chepkemoi, vencedora da Meia Maratona de Lille 2014, entre outras.

Integrada na Meia Maratona do Porto vai ainda decorrer a Mini Maratona, com um percurso de 6 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

O início das provas está agendado para as 10:20 horas, junto à zona da Ponte do Freixo, terminando no Largo do Cais Calém, junto à Foz do Rio Douro.

A inscrição na Meia Maratona poderá ser feita até ao dia 07 de setembro e tem o preço de 15 euros, enquanto para a Mini Maratona são seis euros.

A Meia Maratona do Porto de 2013 contou com a inscrição de cerca de 6.000 corredores, provenientes de 20 nações. Os quenianos Samuel Ndungu, em masculinos, e Mercy Kibarus, em femininos, sagraram-se vencedores da prova, na qual os melhores portugueses foram Rui Silva, oitavo classificado, e Mónica Silva, no quinto lugar.

A organização da prova apresentou ainda a Meia Maratona do Porto de 2015 e que vai realizar-se no dia 20 de setembro do próximo ano.

* Vai ser uma festa linda.

.

Sem comentários: