03/09/2014

.

A TERRA DOS SONHOS


A cidade, considerada outrora um mundo de oportunidades e de qualidade de vida é hoje uma desilusão para os que nela não encontram resposta para os seus anseios.

Inverter esta situação, é o desejo de muitos, que procuram no interior do país a "Terra dos sonhos".

São os novos rurais, que ao regressarem à terra dos seus antepassados recuperam e renovam estas localidades de enorme potencial endógeno e capacidade de desenvolvimento, no entanto abandonadas de Portugal.

O documentário Terra dos Sonhos, realizado por Nuno Leocádio, é o resultado do projecto final do curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda, que juntamente com Rafael Rolo criaram a sua primeira realização.

Os animadores socioculturais devem assumir responsabilidades como agentes nas alterações sociais, devem estar aptos a promover uma sociedade formada e informada. Desta
forma surge o documentário como meio de difusão de determinados problemas e potencialidades do interior rural.

Perante o abandono e degradação a que várias localidades do interior do país estão condenadas, este é um tema fundamental que nunca é demais divulgar.

O documentário procura valorizar as potencialidades das localidades rurais, apresentando soluções de rentabilidade que contrariem a recente conjuntura.

Ao longo do documentário são exibidos casos de sucesso de investimento em localidades do interior, pretende-se com isso despertar o interesse do espectador sobre o regresso ao campo.

Alimenta-se a esperança de que é possível alterar o despovoamento do interior, restabelecer o tecido demográfico e tentar inverter a litoralização exacerbada de Portugal.

O filme pretende evidenciar as disparidades entre litoral e interior que, segundo os censos 2011: "Portugal é cada vez mais um país litoralizado".

Deseja-se caracterizar a realidade vivida em determinadas localidades do interior de Portugal, onde a falta de serviços públicos, a falta de investimento sustentado e sustentável estrangulam o desenvolvimento comunitário.

Pretende-se com o filme demonstrar as potencialidades que tais localidades oferecem para que se possa promover desenvolvimento sociocultural, turístico e económico, bem como comprovar que é possível criar projectos que se traduzam em qualidade de vida em localidades rurais.



* Uma produção "RevoltaPT"



.

Sem comentários: