03/09/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Mais de um quinto dos portugueses 
está com contratos a prazo

Do total de trabalhadores em Portugal, mais de 21,4% está em contratos a termo certo, revela o relatório "Employment Outlook 2014", divulgado esta quarta-feira pela OCDE. No conjunto dos 35 países da organização, os trabalhadores nesta situação representam 12,9% do total da força de trabalho.

Entre os jovens, a percentagem de contratos a prazo em Portugal assume uma relevância muito mais elevada: 56,9%.

 
PATRÃO

"Isto pode ter um impacto negativo quer na igualdade, quer na eficiência entre os vários trabalhadores, já que os contratados enfrentam, frequentemente, uma maior insegurança do que aqueles que estão a contrato sem termo", aponta o relatório da OCDE. Além disso, acrescenta, as empresas podem investir menos na formação destes trabalhadores, o que, por sua vez, diminui a produtividade.

Qualidade de trabalho em Portugal abaixo da média da OCDE
A organização avalia a qualidade de trabalho com base em três indicadores: a relação salário/qualificações, a segurança dos trabalhadores (o risco que existe de perderam os empregos) e a qualidade do ambiente de trabalho (exigências e condições dos empregos e recursos e apoios disponíveis para cumprir estas exigências).

Comparado com a OCDE, Portugal está abaixo da média no primeiro e no terceiro indicadores.

"Enquanto a segurança do mercado de trabalho em Portugal coincide com a média da OCDE, a qualidade de trabalho é arrastada pelos salários baixos e por uma proporção relativamente alta de trabalhadores que denunciam situações de stress no trabalho", pode ler-se no relatório, que salienta o cenário de "elevada pressão e tarefas difíceis", combinado com "recursos insuficientes" no local de trabalho.

Entre os jovens, a percentagem de contratos a prazo em Portugal é de 56,9%

*  Portugal precário

.

Sem comentários: