03/09/2014

.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Fadista alcançou "novos patamares artísticos" 
Mariza vence prémio Womex 

A fadista Mariza venceu o prémio Womex 2014, anunciou a organização, que considerou que a artista alcançou "novos patamares artísticos" dentro deste género musical.

“Desde a edição do seu primeiro álbum, há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do Fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo. Ela criou o seu próprio som, que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espectáculo no Mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade da World Music”, pode ler-se no comunicado da Womex, que anuncia o prémio. 


 A organização do prémio acrescenta que Mariza venceu o galardão 2014 “por ter trazido o estilo para novos níveis de reconhecimento internacional e por alcançar novos patamares artísticos dentro do género”. A Womex é uma plataforma internacional em rede para a indústria da world music. O prémio será entregue a Mariza numa cerimónia a realizar a 26 de outubro, em Santiago de Compostela, no âmbito da edição 2014 da feira de world music. 

A fadista encerrará depois o concerto da Womex, informou fonte da Warner Music. Mariza estreou-se em registo discográfico há 13 anos, com “Fado em mim” (2001) – com que venceu o prémio da BBC Rádio 3 para o Melhor Artista Europeu na área da World Music -, já vendeu mais de um milhão de discos e tem edições em mais de 35 países. Ópera de Sydney, Carnegie Hall (Nova Iorque), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles) e Royal Albert Hall (Londres) são algumas prestigiadas salas internacionais de espetáculos onde Mariza já atuou. 

A fadista, que em abril último editou o primeiro “Best-of” da carreira, já foi nomeada duas vezes para os Grammy Awards e já venceu três BBC Music Awards, na categoria “Best European Act”. Com o segundo álbum, “Fado Curvo” (2003), chegou ao 6.º lugar na tabela Billboard da World Music e venceu o Deustche Schallplattenpreis e o European Border Breakers Awars, atribuído no MIDEM de 2004. Em 2005, no ano em que editou “Álbum transparente”, Mariza foi condecorada pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, e cinco anos depois, quando editou “Fado tradicional” foi condecorada pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras. 

A edição deste ano da Womex, que comemora 20 anos, decorre em Santiago de Compostela, de 22 a 26 de outubro, e o concerto de abertura - "Compostela - The Roots, The way", está marcado para as 19h30. 

* Um vozeirão e uma senhora, o nosso orgulho.


.

Sem comentários: