HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Dinamizar setor automóvel em Portugal
O parlamento debate na quarta-feira medidas para dinamizar o setor automóvel em Portugal, sendo que PSD/CDS, PS e PCP querem a suspensão do pagamento do imposto único de circulação para carros que não estão em uso.
A proposta do PSD e do CDS recomenda ao Governo a criação de um programa de incentivos ao abate de carros em fim de vida e de apoios à transformação de veículos para a utilização de GPL.
Além disso, propõe a redução de custos de contexto relativos ao registo legal de propriedade e possibilidade de suspensão provisória do Imposto Único de Circulação (IUC) durante os períodos de revenda, bem como a racionalização de obrigações ambientais.
Também o PS e o PCP recomendam a suspensão do IUC de carros usados que não estejam em circulação durante o período de revenda.
O PS quer também que seja encontrada uma solução para o financiamento bancário das pequenas e médias empresas (PME) no setor e uma fiscalização mais eficaz no combate à economia paralela.
Os deputados socialistas sugerem ainda a simplificação dos processos relativos ao registo da propriedade automóvel, bem como a identificação de linhas de financiamento comunitário para melhorar a produtividade no ramo automóvel.
Já o PCP recomenda que o Governo crie um grupo de trabalho para estudar a fiscalidade do setor para "simplificar e racionalizar toda a carga fiscal" que recai sobre a produção, comércio e serviços relacionados.
Os deputados comunistas querem ainda a descida do Imposto sobre Veículos (ISV) para os veículos dos segmentos A e B (viaturas de menor cilindrada/preço) e comerciais e que seja elaborado um relatório sobre o comportamento das estruturas públicas, tendo em conta os problemas expostos pelas associações empresariais.
* A carga de impostos que os portugueses "aguentam" mata a economia.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário