02/07/2013

"DIÁRIO ECONÓMICO"

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Novas regras para o programa
 de contratação de mil cientistas

As novas regras para recrutar investigadores da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito de um programa que pretende contratar mil doutorados até 2016, foram hoje publicadas em Diário da República (DR). 

O Programa Investigador FCT, que começou em 2012, pretende contratar mil cientistas em cinco anos.
No ano passado, por exemplo, concorreram 1175 investigadores, tendo sido seleccionados cerca de 150, que assinaram um contrato de cinco anos para dedicação exclusiva à actividade em Portugal.
O novo regulamento define que o programa se destina a doutorados, nacionais, estrangeiros e apátridas, em qualquer área científica, "detentores de um currículo científico e profissional que ateste capacidade científica adequada para o nível a que concorrem".

As actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico são desenvolvidas na instituição de acolhimento ao abrigo da celebração de um contrato-programa entre esta e a FCT, estipula ainda o diploma hoje publicado hoje em DR.

O procedimento concursal destina-se a investigadores doutorados considerando três níveis, definidos pelo número de anos após a obtenção do grau e ou, pelo mérito e diferenciação dos percursos científicos dos candidatos e, ainda, pelo grau de independência científica demonstrada.
 Os investigadores escolhidos estão distribuídos em três categorias, à semelhança dos investigadores auxiliares, investigadores principais e investigadores coordenadores.

Apesar do anúncio do programa que pretende contratar mil cientistas, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) continua a contestar as políticas da FCT e a acusar o Governo de promover a "precarização do trabalho científico".

* Reafirmamos a injustiça que é a de haver milhares de investigadores com salários vergonhosos e sem garantias sociais.

.

Sem comentários: