02/07/2013

"DESTAK"

.
 HOJE NO 
  "DESTAK"

Os riscos das restrições alimentares 

Não há milagres, reforça uma especialista. Riscos dos excessos em nome da perda de peso podem ser elevados para a saúde. 

 Ele já chegou. O calor, leia-se. Tardou, mas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirmam que, pelo menos por enquanto, veio para ficar. E no tempo quente, menos é sinónimo de melhor. É assim no que à roupa diz respeito, mas não tem que ser assim quando toca à alimentação. Para os que já se lançaram em busca de programas de emagrecimento rápidos ou de soluções milagrosas que garantem a perda dos quilos a mais, fica o alerta. Até porque há riscos para a saúde, que podem ser graves. 


«Qualquer restrição alimentar tem um resultado», esclarece a nutricionista Ana Filipa Baião. Mas «não sendo ajustada à pessoa em causa ou representando uma tentativa drástica de perda de peso de forma imediata, essa restrição pode não conduzir ao resultado desejado», acrescenta. E se dúvidas houvesse, fica a certeza que pode prejudicar a saúde, «quer pelo seu caráter temporário, quer pelos efeitos nocivos que um programa sem acompanhamento pode provocar ». 

Para quem se quer tornar mais leve, são várias as alternativas. E muitos mais os conselhos em forma de livro. Damos-lhe a conhgecer alguns, de especialistas nacionais. 

Pensar Perder o Peso que Pesa 
Não há um peso ideal. «As pessoas querem-se, pois, diversas, de acordo com a sua constituição, o seu bem-estar e a sua saúde.» A garantia é dada por Isabel do Carmo, especialista em obesidade e autora de vários estudos e livros, como Pensar Perder o Peso que Pesa, onde faz recomendações, dá dicas para um regime saudável e oferece «deliciosas receitas que emagrecem». Com a chancela da Dom Quixote, o livro explica o que se pode (e deve comer). Tudo em nome de um regime alimentar que se quer saudável. 

Emagreça sem Sarifícios 
 Serão muitos os que acreditam que nada se consegue sem sacrifícios. Mas Alexandre Fernandes, especialista em nutrição, garante que é possível emagrecer sem sacrifícios que é, de resto, o título do seu mais recente livro, publicado pela editora Planeta. Nele fica a saber que pode comer bem sem passar fome, sem gastar muito dinheiro e ganhar saúde em 90 dias. 

As Regras de Ouro 
 Ágata Roquete sugere regras de ouro para perder peso, que devem começar a ser postas em prática antes de arrancar com a dieta. E incluem, por exemplo, arranjar uma companhia para cumprir o regime ou aprender a ler os rótulos dos alimentos, «para não se deixar enganar». As Regras de Ouro são, ao todo, 50, publicadas em forma de livro pel’A Esfera dos Livros, que se fazem acompanhar por igual número de receitas para conseguir perder o tão desejado peso. 

* Quer emagrecer, fecho eclair na boca, vai ver que resulta.

.

Sem comentários: