11/04/2012

.



NASCIDOS A BORDO





Um tubarão fêmea foi pescado para dentro dum barco e ao ser aberto o pescador deparou-se com uma situação invulgar, crias de tubarão prontas a nascer que foram prontamente devolvidas ao mar.



Reprodução
A reprodução dos tubarões é realizada por fecundação interna. Os machos reqüentemente são agressivos e alguns tubarões induzem as fêmeas a acasalar-se mordendo-as ou, em espécies menores, agarrando-as com as mandíbulas. A cópula freqüentemente é cíclica, durante curto período, e as fêmeas geralmente têm filhotes apenas em anos alternados . Muitos tubarões depositam seus ovos ou filhotes em áreas especiais para criação ( onde os adultos não se alimentam). Os tubarões produzem filhos da mesma forma que todos os mamíferos, e cada um deles ao nascer no mar, é uma miniatura perfeita de sua mãe. De um modo geral, eles são ovíparos, mas há alguns que se aprofundaram mais ainda no caminho da evolução seguidos pelos mamíferos. São os tubarões vivíparos.

Algumas espécies, principalmente o esqualo e o imenso tubarão baleia são ovíparos, ao passo que as espécies carnívoras produzem filhos vivos. Em conseqüência disso o índice de sobrevivência dos filhotes de tubarões é muito mais alto do que dos outros peixes vertebrados.

Cada filhote de tubarão já nasce predador e completamente formado e eficiente como os pais. Uma particularidade notável sobre o nascimento dos tubarões é que os filhotes devem se virar no canal do ovário antes de nascerem.

Isto é essencial porque a pele deles já está coberta de dentículos duros que chegam a arranhar. Salvo quanto ao seu tamanho, o corpo do tubarão recém nascido assemelha-se em tudo ao do animal adulto. O número e filhotes de cada ninhada é menor que na maioria dos outros peixes. Certas espécies dão nascimento a 60 ou mais crias em uma ninhada, mas na maioria tem muito menos filhotes.


IN: http://vidabiologica.vilabol.uol.com.br/tubarao.htm

.

Sem comentários: