11/04/2012

.

HOJE NO
"RECORD"

Portugueses "confessam-se" no site 
"O Diário dos Olímpicos"
Experiências dos atletas vão ser registadas online

As impressões e experiências dos atletas portugueses na caminhada para Londres'2012 vão poder ficar registadas online no site "O Diário dos Olímpicos", do qual vai resultar a publicação de um livro após o grande evento.

Criado por Miguel Messias, ex-judoca de alta competição e promovido pela Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, O Diário dos Olímpicos abre as suas "páginas" na quinta-feira, 12 de junho, para que os atletas possam dar a conhecer a sua vivência durante quatro meses, até ao final dos Jogos, a 12 de agosto.

"De quatro em quatro anos o mundo para para ver os Jogos Olímpicos, no entanto desconhece o trabalho por trás de uma presença olímpica. É com o objetivo de consciencializar a opinião pública desse trabalho que durante quatro meses, (...) através das palavras dos próprios atletas, poderemos acompanhar essa caminhada " lê-se em comunicado.

Miguel Messias disse à Lusa que a ideia nasceu nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, nomeadamente depois de, na sua opinião, terem sido mal interpretadas as queixas da judoca Telma Monteiro sobre os árbitros e as palavras do atleta Marco Fortes, que regressou mais cedo a Portugal após justificar o fracasso da qualificação para a final do peso com o facto de a competição ter decorrido muito cedo.

"Numa entrevista posterior, Marco Fortes explicou que o pior de tudo foi não ter partilhado o momento [Jogos Olímpicos] com os outros atletas depois de quarto anos a trabalhar para isso. Daí nasceu a ideia de os atletas terem uma voz. Chega-se aos Jogos Olímpicos e todos opinam sem ter ideia do que está por trás", afirmou.

João Pina (judo), Ana Rente (ginástica) e Helena Rodrigues (canoagem) são alguns dos atletas que vão aderir à iniciativa. Cada um terá a sua página, na qual se poderá aceder ao seu palmarés e ao seu diário, e cada modalidade terá um espaço consagrado, com informações sobre a qualificação olímpica e respetivos atletas. Os meios de comunicação social vão dispor também de um espaço para divulgar trabalhos publicados sobre os atletas.

Da combinação dos posts lançados em www.odiariodosolimpicos.pt com entrevistas pessoais aos atletas resultará a edição de um livro coordenada pela socióloga Ana Santos. "O livro é algo que fica, que perpetua os testemunhos", sublinhou Miguel Messias.

Ana Santos é a primeira convidada de um projeto cujos promotores querem ver renovado ciclo após ciclo".

A iniciativa criada por Miguel Messias tem como responsável editorial Paulo Martins, ex-lutador que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Barcelona'1992.


* Uma iniciativa curiosa, esperemos pelo resultado


.

Sem comentários: