11/04/2012

.



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"


Tribunais declaram 
30 pessoas falidas por dia

Já há mais pessoas a falir do que empresas: mais 140% num ano. Norte do país é a região mais crítica.

No primeiro trimestre deste ano contabilizaram-se 2753 insolvências particulares, o que significou uma subida de 140% face a 2011. Todos os dias, 30 pessoas são declaradas falidas pelos tribunais portugueses.

Os dados do Instituto Informador Comercial, citados pelo ´Público', mostram que o Norte do país é o mais afectado pelas falências judiciais. 794 entre janeiro e março. Em segundo lugar, surge Lisboa, com 491 casos.

A crise que o país atravessa é uma das principais razões para o disparar destes processos nos tribunais. Instabilidade no emprego, consumo e poder de compra são algumas das razões apontadas.

A crise que o país atravessa é uma das principais causas apontadas para o disparar dos processos nos tribunais, pelas consequências que a instabilidade económica está a ter no emprego, no consumo e no poder de compra. As pessoas, agora mais informadas, também sabem que, se optarem pelo caminho da insolvência, podem começar de novo daí a cinco anos, como prevê a lei.

Os pedidos de ajuda à Deco são reflexo desta realidade. Este ano, e até Março, perto de 8 mil famílias contactaram a associação para exporem a sua situação de sobreendividamento.


* 10.980 para este ano


.

Sem comentários: