11/04/2012

.


KATMANDU - NEPAL





Katmandu (em nepali: काठमांडौ, transl. Kathmandu, AFI: [kɑːʈʰmɑːɳɖuː]; em bhasa: येँ देय्‌) é a capital e a maior cidade do Nepal. Localiza-se no centro do país, a 1370 m de altitude. Tem cerca de 670 000 habitantes. Foi fundada em 723 pelos newares.

A cidade antiga é característica pela grande quantidade de templos e palácios budistas e hindus, a maioria deles do século XVII. Muitos destes monumentos foram estragados por terremotos e contaminação. No vale de Katmandu, há sete sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Katmandu converteu-se num sítio muito visitado pelos turistas desde a década de 1960, a raiz do movimento hippie.

História

A história da cidade de Katmandu é inseparável da do vale de Katmandu e remonta a tempos antigos. Explorações arqueológicas indicam que Catmandu e outras duas cidades-irmãs no vale foram as cidades mais antigas e estão ligadas ao período entre 167 a.C. e 1 d.C. Escavações realizadas em Hadigaon e Lubhu na parte sul do vale, em Catmandu, desenterraram paredes de tijolos e ferramentas da Idade da Pedra.

Em 1992, ao cavar uma vala para a fundação de uma casa em Maligaon, no leste de Catmandu se encontrou uma figura masculina em tamanho natural (171 cm x 49) esculpida em arenito claro, claramente feita no estilo Kushan. A escultura foi doada por um monarca da dinastia Licchavi ou pré-Licchavi chamado Jaya Varman, conforme uma inscrição no pedestal, embora a identidade atual da figura seja contestada. Considera-se que é provável ser Jaya Varman o retratado. É a mais antiga inscrição conhecida do vale de Catmandu. "A inscrição na presente escultura, claramente datada de Samvat 107, provavelmente correspondente a 185 d.C., oferece evidencias desaparecidas, e empurra para trás a documentação epigráficas do governo real no vale de Kathmandu de quase trezentos anos."

A configuração geológica do vale aponta para a existência de um lago perto do desfiladeiro de Chobar, no Rio Bagmati, abaixo da actual Templo de Pashupatinath, que era um local de peregrinação durante o período de Buda. Este lago foi drenado por Manjushree Bodhisatva, um santo budista, tentando abrir um outlet na margem sul do vale. Como resultado, o vale que foi criado era fértil e as pessoas começaram a cultivar e construir as suas casas. Enquanto o vale crescia,se diz que Manjushree teria adorado Swayambhu sobre a colina onde o templo Swayambhu está atualmente localizado. Ele também fundou a cidade de Manjupatan, que se situa dentro da actual área metropolitana de Kathamandu, localizada entre Swayambu e Gujeswari perto do atual aeroporto. Ele mesmo indicou seu discípulo Dharma Karma como governante da cidade.

Na sequência do estabelecimento desta cidade, é dito que Krakuchanda Buda, Buda Kanak Muni e Kashyapa Buda visitaram o vale de Catmandu para adorar Swayambhu e Gujeshwari. Prachanda Deva, Rei de Gaur (Bengala), construíu a stupa Swayambu que encerra a chama eterna e o seu sobrinho Gunakadeva foi ungido como o rei do Nepal. O último governante de sua dinastia, Singhakhetu, trouxe a prosperidade para o reino. Após a dominação da Dinastia Gunakadeva, os governantes da Índia, particularmente de Bengala e da então província de Madras (o atual Tâmil Nadu) decidiu Kathmandu. Dharma Dutta de Kanchipuram, em Tamil Nadu é citado como o construtor do Templo Pashupatinath em Kathmandu. Este foi seguido pelo reinado da dinastia Abhir (de vaqueiros) dos governantes e da oitava Kiratis disse ser originalmente da região do morro do nordeste da Índia (700 a.C.). Sua sucessão de 29 governantes reinaram aqui até o Lichhavis chegou ao poder.

As quatro stupas ao redor da cidade de Patan, perto Kendra Hiranyavarna Mahavihara (chamado "Patukodon"), a 5 km (3,1 mi) de Catmandu, dizem ter sido erguida por Charumati, confirmando a história antiga.

Buda nasceu em 563 a.C. na cidade de Lumpini, no municipio de Kapilavastu, distrito de Rupandehi do Nepal, perto da fronteira indiana.

IN WIKIPEDIA

.

Sem comentários: