09/10/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Patrick Modiano é Nobel da Literatura 

O escritor francês Patrick Modiano é o galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2014, foi esta quinta-feira anunciado pelo Comité do Nobel.

"Através da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da Humanidade", afirmou esta quinta-feira o secretário permanente do Comité do Nobel, Peter Englund, ao anunciar o nome de Patrick Modiano.

Modiano, de 69 anos, recebeu já alguns dos mais importantes galardões franceses como o Prémio Goncourt em 1978, o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, em 1972, e o Grande Prémio Nacional das Letras de França, em 1996.

Patrick Modiano, o 15.ª autor francês distinguido com o Nobel da Literatura, é considerado um mestre da literatura francesa contemporânea.

Escritor francês é autor de mais de 30 títulos
Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968.
Com ‘Na Rua das Lojas Escuras’ (publicado em Portugal em 1988) obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.
Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, com mais de 30 títulos, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.
O seu último livro publicado em Portugal foi ‘O Horizonte’, em 2011, pela Porto Editora.
O autor tem seis livros publicados em Portugal. Contudo, além de ‘O Horizonte’, apenas ‘No Café da Juventude Perdida’ (Edições Asa, 2009) está disponível nas livrarias.

* É um bom escritor e merece, temos a secreta esperança de vermos António Lobo Antunes laureado, não é que ele ligue muito mas seria um justo prémio para os livros notáveis que tem escrito.

.

Sem comentários: