27/11/2013

.




É   A R T E !








Artist's Shit ("Merda d'artista") foi uma ideia em  1961, do artista italiano Piero Manzoni. 
Em vez de sardinha enlatada, eis que o artista acondiciona merdinha numa lata com um explícito rótulo. A peça, em Outubro de  2008, foi leiloada na Sotheby's por £97,250. 
Merda de artista é assim, valorizada, se fosse a que os nossos governantes fazem nem na Feira da Ladra se conseguia vender.



Outra peça de encantar, Piss Christ criada em 1987, é uma fotografia de  Andres Serrano, americano. A imagem revela um pequeno cruxifixo de plástico, introduzido num frasco onde o génio tinha urinado.
Esta obra venceu o  Southeastern Center for Contemporary Art's "Awards in the Visual Arts" competição que é patrocinada pelo National Endowment for the Arts, a United States Government agency.
Nós temos uma explicação para esta peça magnífica, o artista ia nesse dia fazer análises à urina e para que nada se detectasse enfiou o crucifixo lá para dentro, uma questão de fé muito sórdida. Resta informar que esta peça foi vandalizada quando esteve exposta na National Gallery of Victoria, Australia




Gerhard Richter artista plástico alemão, um dos pintores vivos topo de venda em todo o mundo leiloou este "espelho vermelho" por 750.000 dólares.
Estranho espelho que não reflecte  qualquer imagem.



"CUBOS DE LIXO" - do artista Justin Gigna, vende cada peça por uns miseráveis 50 dólares.
Caro visitador porque não é artista, basta  pegar em lixo e "encubá-lo"? E experimentar com um político que é também uma espécie de lixo?




43 milhões de dólares foi quanto este "Onement Vi" de Barnett Newman custou a quem o comprou na Sotheby's em 2013. Uma tela pintada num azul cobalto dividida ao meio de alto abaixo por o "logo" do artista. 
Arte contemporânea tem que se lhe diga e há quem não goste do genial DALI.



My Bed um trabalho da britânica Tracey Emin. First criado em 1998 e exposto na Tate Gallery em 1999.  É uma obra em 3D com uma das camas da artista em cujos lençóis se observam fluidos e secreções humanas e para complementar sobre o tapete, alguns preservativos, cuecas e também pensos higiénicos usados. 
A artista diz que concebeu esta obra num estado de grande depressão e nojeira acrescentamos nós que não iríamos à cozinha desta casa  por nada deste mundo.




Zhu Cheng, um dos mais famosos escultores da China esculpiu esta Vénus de Milo com merda, perdoem o termo, colocou-a numa caixa de vidro duplo por causa do cheiro e vendeu-a ao Henan Art Museum na cidade de Zhengzhou, China.
Estamos a pensar em formas de arte com o nosso próprio cócó.


.

Sem comentários: