07/11/2011


HOJE NO
"RECORD"

Dulce Félix: 
«Assustei-me à passagem da meia maratona»

Dulce Félix teve este domingo um "susto" quando viu o tempo que levava a meio da Maratona de Nova Iorque e ainda faltava a parte mais difícil do percurso, mas acelerou e acabou com uma surpreendente quarta posição e recorde pessoal

"O tempo aqui foi muito melhor [do que a anterior melhor marca pessoal], a concorrência era muito mais forte, é uma das melhores maratonas do Mundo, portanto tenho de estar muito contente", disse à Lusa a atleta do Maratona Clube de Portugal, após a prova na cidade norte-americana.

Depois de no ano passado ter desistido a meio, este ano a tática era começar lentamente e ir de trás para a frente, aumentando o ritmo.

"Passei a meia maratona e assustei-me, com uma hora e onze [minutos] e aí assustei-me um pouco porque ainda faltava outra meia, e era a última parte, muito mais difícil, no Central Park", disse a atleta de 29 anos.

"Disse: estou bem, vou conseguir, vou superar-me a mim mesma e foi o que fiz, acabei contente", adiantou.

Dulce Félix foi recuperando posições na segunda metade da prova, e não sabia em que lugar ia quando cruzou a meta, com o tempo de 2:25.40 horas, superando o registo de 2:26.30 conseguido em abril.

Ficou em quarto, atrás da vencedora, a etíope Firehiwot Dado (2:23.15), da norte-americana Buzunesh Deba (2:23.19) e da etíope Mary Keitany (2:23.38).

"O meu objetivo era ficar nas 10 primeiras, consegui ainda melhor. A minha treinadora sempre me disse que estava bem, que tinha de acreditar que tudo era possível, até bater o meu recorde pessoal, numa maratona destas, que é difícil", adiantou.

Para Sameiro Araújo, treinadora de Dulce Félix, o resultado não foi uma surpresa, apesar de ser "extremamente difícil bater o recorde pessoal numa maratona como a de Nova Iorque, que tem um percurso bastante acidentado".

"Ela ainda vinha com o problema da desistência do ano passado, quando a corrida foi muito lenta, este ano foi demasiado rápida. Acabou por fazer a parte inicial da corrida rápida, mas aguentou-se muito bem, contrariamente a atletas da frente. Fez uma prova muito inteligente e acabou bastante forte", disse à Lusa a treinadora.


* Menina valente e também é preciso respeito por Jessica Augusto que apesar de ter desistido tem dado grandes alegrias ao atletismo nacional.


.

Sem comentários: