05/05/2017

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
DA MADEIRA"

Instituto Hidrográfico estuda fundos marinhos das Ilhas Selvagens

O NRP Almirante Gago Coutinho, com o apoio de uma equipa multidisciplinar do Instituto Hidrográfico (IH), encontra-se neste momento ao largo das Ilhas Selvagens, na Madeira, para efetuar uma missão de caracterização dos fundos marinhos.
 .
Esta missão terá várias etapas de aquisição e processamento de dados acústicos, geofísicos e amostragem sedimentar do fundo marinho. Durante a realização deste estudo serão também efetuadas recolhas de amostras e de dados para outras unidades de investigação científica de Portugal Continental e do Arquipélago da Madeira.

O IH tem realizado vários trabalhos na área circundante das Selvagens que envolveram a Instalação de uma estação ondógrafo nas proximidades da Selvagem Grande, permitindo a caracterização da agitação marítima e a medição da temperatura superficial da água do mar em tempo real.

Na Ilha Selvagem Grande foi também realizado o levantamento hidrográfico da Enseada das Cagarras e a topografia da zona envolvente. Em simultâneo, foi executada a caracterização geomorfológica desta enseada, através da aquisição e interpretação de registos obtidos com um sistema de sonar lateral. Com os dados obtidos é possível definir um canal seguro para aceder à rampa de acesso e efetuar a atualização da cartografia náutica desta área.

O papel do IH tem sido ainda significativo no apoio de informação de parâmetros oceanográficos e de desenvolvimento de produtos específicos de apoio à decisão ao nível ambiental, para a realização dos trabalhos em curso e para a operação da Policia Maritima na área das Ilhas Selvagens.

* O fundo do mar também é território português.

.

Sem comentários: