31/03/2017

.
HOJE  NO  
"OBSERVADOR"


Com o carro dos pais? Jovens aceleram,
.bebem… e nem pedem as chaves

Trata-se de um estudo, mas também um alerta: muitos dos jovens aceleram, bebem e falam ao telemóvel quando conduzem o carro dos pais. E, em muitos casos, até levam o carro sem pedir autorização.

Numa época em que os acidentes na estrada continuam a ser uma importante causa de morte, nomeadamente entre as camadas mais jovens, um estudo como o agora divulgado pela Ford, sobre as práticas dos jovens quando ao volante do carro dos pais, surpreende, mas também serve de alerta. 
 .

Isto porque, segundo esta sondagem, muitos dos jovens condutores que conduzem os carros da família fazem-no de forma totalmente irresponsável, acelerando para lá dos limites, bebendo mesmo quando têm de conduzir e falando ao telemóvel mesmo quando estão ao volante. Pior ainda: muitos deles, levam o carro sem sequer pedirem autorização aos pais.

Segundo este novo inquérito, encomendado pela marca norte-americana e realizado a 5.003 jovens condutores, com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, residentes na Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, cerca de 82% dos inquiridos assumiu conduzir o carro de família, dos quais 32% reconheceu ultrapassar os limites de velocidade. Já 35% disse levar o carro sem pedir autorização aos pais e 27% assumiu fazer chamadas, enviar mensagens e tirar selfies com o telemóvel, mesmo a conduzir.

Entre as razões para esta terrível realidade europeia, está, segundo o mesmo estudo, a crise financeira que obriga jovens adultos a ficar até mais tarde a viver em casa dos pais. Com o elevado desemprego jovem, as dificuldades de entrada no mercado de trabalho e a difícil progressão na carreira a contribuírem igualmente para o panorama actual.

De acordo com a Ford, cerca de metade da população jovem europeia com idades entre os 18 e os 29 anos, habita ainda com os pais. De salientar que, entre os inquiridos, 74% revelou ter já o seu próprio carro, mas preferir utilizar o dos pais, seja como forma de poupar dinheiro, seja para impressionar os amigos. Sendo que, para os pais, a manutenção de um jovem adulto em casa, a conduzir o carro da família, pode significar um custo de mais de 4.300€ por ano, com os valores relativos ao automóvel a incluir prémios de seguro adicionais, combustível e reparações.

“Voltar de novo para casa – ou nunca ter chegado a sair – pode levar a atritos entre pais e jovens que não são mais crianças”, comenta o responsável pelo ‘Driving Skills for Life’ da Ford, Jim Graham. Defendendo que “os jovens adultos podem ver o carro da família como uma porta de entrada para a liberdade, uma base para actividades sociais. Mas, para a sua segurança, e para a dos outros utentes da estrada – especialmente se conduzem um carro mais potente do que eles estão acostumados – precisam garantir que o fazem de forma responsável.”

* Se os putos "finaços" roubam os carros aos pais, tem a ver com o tipo de (des)educação que receberam, tais pais, tais filhos.

.

Sem comentários: