31/03/2017

.

2-DEBATE

FORA "D'ORAS"

IV- EM NOME DA FILHA



*Manuel Luís Goucha, Elisabete Brasil (UMAR) e a autora, Carla Maia de Almeida, juntaram-se para debater o livro "Em nome da filha". Ana Brandão fez a leitura de excertos da obra.

Uma obra maioritariamente composta por testemunhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Entrevistadas em vários pontos do país, acederam a contar as suas histórias sob anonimato, por razões compreensíveis. A essa urgência de partilha correspondeu a vontade de contribuir para a mesma causa: lutar contra um problema que não é «doméstico», mas de toda a sociedade. De todos nós, mulheres e homens.

O RETRATO:
Há mais de 20 anos, Filipa presenciou o assassinato da mãe às mãos do pai e viveu para contar a história. Hoje, tanto tempo depois, estes crimes continuam a acontecer com demasiada frequência. Ao contrário de Filipa, vamos continuar a olhar para o lado? Sabia que em mais de metade do total dos casos de violência doméstica, o grau de parentesco entre vítima e denunciado é de matrimónio, união de facto ou namoro? E que em 2015 registou‑se o mais elevado número de sempre de detenções por violência doméstica? Este é um retrato na primeira pessoa de mulheres vítimas de violência doméstica e das suas relações familiares, histórias vívidas, terríveis, com personagens de carne e osso, intercaladas por testemunhos de especialistas na matéria e enquadramentos teóricos que tentam ajudar a explicar um fenómeno que é tragicamente uma das imagens de marca do nosso país.

FONTE: ffms

. .

Sem comentários: