12/04/2016

.
HOJE NO  
"A BOLA"

Bilhar
Sara Rocha fecha Europeus com bronze
. que sabe a ouro para Portugal
 .
A portuguesa Sara Rocha, de 34 anos, natural de Braga e jogadora da Académica de Coimbra, garantiu esta terça-feira para Portugal a segunda medalha de bronze nos Campeonatos da Europa de Pool, que decorrem desde dia 2 em Sainkt Johann im Pongau (Áustria) e terminam neste dia.

Após ter vencido a alemã Vivien Schadle na `negra´ (7-6) em encontro dos quartos de final disputado durante a manhã, Sara tinha o bronze garantido e foi com tudo para as meias-finais, ante outra alemã, Ina Kaplan.

O jogo da tarde desta terça-feira foi equilibrado: 1-1, 2-2, 2-4 para a alemã, 3-5, altura em que a minhota puxou dos galões e igualou 5-5. Mas a germânica venceu os dois derradeiros jogos (5-7) e selou o apuramento para a final, já com a medalha de prata pelo menos no concurso individual feminino da disciplina de `Bola 9` desta variante do bilhar.

Como não há jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o bronze já estava garantido de antemão para Sara Rocha, assim como para outra alemã, Kristina Grim, derrotada pela belga Kamila Khodjaeva (4-7) na outra meia-fina. Khodjaeva e Kaplan decidem o título europeu desta disciplina, a partir das 19 horas locais (menos uma em Lisboa).

Depois do madeirense Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva), de 37 anos, ter conseguido um primeiro bronze para Portugal nos Europeus na disciplina de ‘Bola 10’, Sara Rocha fechou com chave de bronze que sabe a ouro uns Europeus em que também a Seleção Nacional masculina (Rui Edgar Franco, João Grilo, Henrique Correia e Miguel Silva) também conseguiu honroso quinto lugar no concurso por equipas. Vânia Franco, Manuel Pereira e Guilherme Sousa integraram também a comitiva nacional que brilhou na Áustria.

Antes das meias-finais, Sara Rocha deixara pelo caminho a norueguesa Martine Christiansen (7-5), a finlandesa Tuija Tiihonen (7-2), a holandesa Tamara Peeters-Rademakers (7-5) e a alemã Vivien Schadle (7-6).

«Estou muito satisfeita. É um orgulho enorme, finalmente a medalha, obrigada a todos pelo apoio incansável e as muitas mensagens que recebi», afirmou Sara Rocha, que com o seu feito, poderá ter feito muitos milhares mais de apaixonados dos tacos e panos verdes e azuis a dedicarem-se a uma modalidade, o bilhar, e suas variantes, em que Portugal está nos melhores do Mundo há 70 anos.

* Valente senhora, queremos mais vitórias.

.

Sem comentários: