06/01/2016

.

HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Maria de Belém quer chefes de
 Estado estrangeiros a almoçar em 
lares de terceira idade

Se for Presidente da República, a candidata Maria de Belém quer levar os chefes de Estado estrangeiros que visitem Portugal a almoçarem em lares de terceira idade, para iniciar “práticas diferentes” na política e tomar conhecimento dos diferentes sectores.
 .
Maria de Belém quer iniciar "práticas diferentes" caso se torne Presidente da República, e por isso admite levar os chefes de Estado que visitem Portugal a conhecerem as instituições sociais do país. Dessa forma ficariam a conhecer melhor a realidade do país. "Tenho a certeza que, hoje, qualquer estadista europeu ou estrangeiro é capaz de ir comigo almoçar a um lar de terceira idade", defende.

A candidata, que já foi ministra da Saúde com António Guterres, quer "inaugurar esse tipo de política" em Portugal. No caso concreto dos almoços nos lares de idosos, Maria de Belém diz que o objectivo é que a refeição seja "a que seria servida naquele dia" aos utentes do estabelecimento. "Desde que com pouco sal e condimentos", acrescentou, entre risos.

Esta foi uma dos exemplos que Maria de Belém deixou esta quarta-feira, num almoço com jornalistas em Lisboa, para mostrar que tem sido pioneira a avançar com novas ideias. "Fui a primeira a dizer que o meu programa é a Constituição. Agora todos dizem", começou. "Fui a primeira pessoa a falar de causas. Depois quando ouço os comentadores ouço dizer: ‘ela não tem programa’".

Por isso Maria de Belém vai evitar falar dos outros candidatos na campanha. "Porque senão estou a fazer a campanha dos outros candidatos", justifica. "Os outros candidatos estão na sua vida e eu estou na minha".

A candidata puxou dos galões do seu currículo. "Quem apresentou as medidas mais estruturantes no sector social fui eu", lamentando o facto de ninguém falar do facto de "uma das leis mais avançadas do mundo ocidental", a lei da procriação medicamente assistida, que foi da sua autoria, "ter sido aprovada quase por unanimidade". Outra lei da sua autoria foi a que concede nacionalidade portuguesa aos descendentes dos judeus sefarditas – essa foi aprovada por unanimidade, conta, e depois Espanha seguiu o exemplo luso.

São exemplos que provam que Maria de Belém faz consensos, garante.

Vera Jardim será o porta-voz
A campanha de Maria de Belém para as presidenciais terá o socialista Vera Jardim como porta-voz, enquanto o mandatário será Bruno Matias, actual presidente da Associação Académica de Coimbra.

A campanha, que se inicia no domingo, "não vai ter grandes caravanas", explicou o director de campanha, António Ramos Preto. Será uma campanha "simples, modesta, com poucos custos, frugal", descreveu. O roteiro que vai ser seguido por Maria de Belém vai ainda respeitar "o compromisso com o interior", afirma Ramos Preto.

A campanha de Maria de Belém arranca oficialmente no domingo, em Santarém.

* Não é a nossa candidata, mas sugerimos-lhe, se fôr eleita, que leve os chefes de Estado a almoçar aos estabelecimentos prisionais super lotados e jantar às carrinhas que todas as noites distribuem algum conforto pelos sem abrigo, ir para os lares de terceira idade é um luxo! 
Esta demagogia nem na Feira da Ladra a vende.

.

Sem comentários: