06/01/2016

.
HOJE NO   
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
DINHEIRO VIVO"


Quatro das 10 economias no top das
. recessões em 2016 são lusófonas

Lista das economias com o pior desempenho face ao ano anterior é encabeçada pela Líbia, que deverá contrair-se mais de 8% .

A Economist Intelligence Unit (EIU) diz que das dez economias com as maiores recessões económicas este ano, quatro são de língua oficial portuguesa, numa lista encabeçada pela Guiné Equatorial e em que estão também Macau (região administrativa especial chinesa), Brasil e Timor-Leste.
.
O FUTURO EX-P.R. CONSIDERA
ESTE ASSASSINO LUSÓFONO
 “O Produto Interno Bruto mundial deve crescer 2,7% em 2016, de acordo com a EIU”, acelerando ligeiramente face aos 2,4% previstos para 2015, escreve a revista britânica num artigo em que cita os dados da sua unidade de análise económica. “A perspetiva moderada para 2016 reflete o facto de o crescimento ser ainda incipiente na zona euro, no Japão e nos mercados emergentes como um todo.” 

A lista das economias com o pior desempenho face ao ano anterior é encabeçada pela Líbia, que deverá contrair-se mais de 8%, seguida pela Venezuela, com uma recessão superior a 6%, e pela Guiné Equatorial, que mantém a recessão de 3% em 2016. 
Na lista das dez economias com o pior desempenho previsto para 2016 face ao ano passado, a EIU identifica ainda a Síria, Macau, Brasil, Timor-Leste, Burundi, Trindade e Tobago e a Grécia, que deverá contrair-se cerca de 1%. 
O panorama é particularmente sombrio “para os países exportadores de matérias-primas como a Venezuela, que está numa profunda recessão”, acrescenta o artigo, notando que a perspetiva de evolução para o Brasil “está longe de ser positiva devido à conjugação da descida dos preços do petróleo com o escândalo da Petrobras, que afeta o investimento no setor do petróleo e gás”. 
O Brasil, aliás, é a história de capa da revista desta semana, com o título “A queda do Brasil – Dilma Rousseff e o desastroso ano pela frente”, na qual a Presidente brasileira aparece cabisbaixa e de olhos fechados.

Ainda assim, conclui o breve artigo da Economist, há algumas boas notícias: “Apesar de o crescimento do PIB do Turquemenistão estar a abrandar, a construção de um novo ‘pipeline’ entre a Ásia Central e a China deve ajudar a apoiar as exportações”, e há vários países da Ásia emergente que deverão ter uma notável presença nas dez economias em mais rápido crescimento. “O crescimento na região é aumentado pelo aumento do consumo privado, e pelo setor do turismo revitalizado no Laos”, conclui a revista britânica.  

As dez maiores recessões 
Líbia……………..8% 
Venezuela………….6% 
Guiné Equatorial……3% 
Síria……………..3% 
Macau……………..3% 
Brasil…………….2% 
Timor-Leste………..2% 
Burundi……………1% 
Trindade e Tobago ….1% 
Grécia…………….1% 

Os melhores desempenhos 
Turquemenistão……..8% 
Laos………………8% 
Cambodja…………..8% 
Birmânia…………..8% 
Índia……………..7% 
Butão……………..7% 
Costa do Marfim…….7% 
Ruanda…………….7% 
Vietname…………..7% 
Djibuti……………6%

* Quando se aceita o assassino Obiang como cidadão lusófono vomitamos as entranhas. Mais um malabarismo do ex-governo "pàf".

.

Sem comentários: