22/04/2015


 
HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Inventou cancro para fazer carreira

Belle Gibson, referência da vida saudável na Austrália, alegou que tinha curado um cancro terminal no cérebro através da alimentação. Lançou um livro e reuniu uma significativa comunidade de seguidores na Internet durante anos. Era tudo mentira.

Numa entrevista à "Women's Weekly" que será publicada na quinta-feira, Belle Gibson admitiu que "nada é verdade". Nunca teve cancro no cérebro. Nem outras doenças oncológicas no sangue, no baço, no útero e no fígado que, afinal, foram "erradamente" diagnosticadas por um terapeuta alemão. 


"Não quero que me perdoem. Só acho que a coisa mais responsável a fazer era falar. Acima de tudo, gostaria que as pessoas dissessem 'ok, ela é humana'" - disse Gibson.
 .
TRATÁVAMOS-LHE DO CANCRO!
Além de manter um blogue com uma importante comunidade de seguidores, Gibson lançou um livro sobre dieta anticancro, pela Penguin, e uma aplicação sobre a mesma temática, pela Apple. O livro já saiu de circulação e a aplicação foi cancelada.

A autora não chegou a explicar porque mentiu, falando apenas em problemas na infância.
As suspeitas sobre a fraude começaram em março passado, quando se descobriu que os milhares de dólares que prometeu doar a instituições solidárias nunca se concretizaram.

Tudo terá começado em 2009, quando Gibson disse, num fórum da Internet, que tinha passado por várias cirurgias ao coração e que tinha chegado a morrer na mesa de operações.

O caso está agora a ser investigado. Entretanto, na Internet, gerou-se um movimento de revolta. 

* Em Portugal foi há um ano descoberto um caso bem pior, Ricardo Salgado, o maior empregador da classe política, andou anos a convencer-nos que não era trafulha, 95% dos portugueses acreditaram, antes a Belle Gibson que é uma giraça.


.

Sem comentários: