22/04/2015

.


500.
Senso d'hoje

CARLOS RAVARES
 PRESIDENTE DA CMVM
  SOBRE OS MERCADOS E A CRISE

"Sempre me fez muita confusão que se fizesse crédito à habitação indexado a uma taxa do mercado monetário. Penso que a Euribor não é um indexante adequado"

Deve ser "encontrado um indexante mais estável ou, de preferência, que o crédito à habitação fosse feito por taxas fixas ou taxas fixas previsíveis"

"A situação não se alterou significativamente desde a última vez em que aqui estive [mas os] riscos são mais evidentes hoje do que eram na altura; são basicamente os mesmos mas mais acentuados"

"Há dez anos estava convencido de que era possível que as empresas pudessem estar muito mais presentes no mercado, nem sempre se tem passado". Neste período, temos assistido a "entradas em bolsa a um ritmo muito fraco" e a um "número de saídas que quase equilibra o número de entradas",

"Alguns dos remédios usados para combater a crise geraram eles próprios riscos que podem gerar uma nova crise".

SOBRE AS TAXAS DE JURO E CRÉDITO
"As muito baixas taxas de juro que têm efeitos colaterais bastante poderosos e também com o excesso de liquidez"

"As taxas de juro não podem continuar no nível em que estão, vão subir, quando as taxas de juro subirem, e basta uma crise cambial para subirem de um dia para o outro provocarão perdas nos investidores, nos bancos e nos bancos centrais"

"Quando ouço dizer que é preciso mais crédito para economia, faz-me sempre alguma confusão. Penso que, neste momento, as empresas têm crédito a mais, por mais impopular que isto seja".

SOBRE O BES/GES
"Não é aceitável que uma instituição financeira diga uma coisa e, depois, afinal, diga que não era isto que queria dizer"

"Até 14 de Janeiro [de 2015], o próprio Novo Banco dizia que era uma responsabilidade sua". 

"Estamos a brincar com a confiança do sistema financeiro"

* Considerações proferidas no âmbito da audição anual ao regulador, na Assembleia da República".

** Fonte: "JORNAL DE NEGÓCIOS" 

*** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  

.

Sem comentários: