05/03/2015

.
 
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Alerta máximo no Hospital de Setúbal
 em risco de perder 13 especialidades

Entre as 20.00 e as 08.00 horas 350 mil pessoas passam a ser encaminhadas para o Hospital Garcia de Orta. 

Uma centena de pessoas participou hoje numa vigília em frente ao Hospital de São Bernardo (Setúbal) para exigir a revogação da portaria 82/2014, que, garantem, acabará de uma só vez com 13 especialidades durante a noite - das 20.00 às 08.00 horas - naquela unidade de saúde, obrigando a que 350 mil pessoas passem a ser encaminhadas para o Hospital Garcia de Orta (Almada). 250 mil de Setúbal, Sesimbra e Palmela, mais cem mil do Litoral Alentejano. A confirmar-se, a unidade de Almada, que hoje serve 450 mil utentes, passará a servir 800 mil durante esse período do dia. Foi projetada para 150 mil pessoas.

"O Centro Hospitalar de Setúbal corre o risco de ser reduzido a unidade básica, o que será um duro golpe para estas populações e uma machadada na assistência hospitalar", alertou Anabela Malheiro, da comissão de utentes, que terça-feira tenciona ir entregar um manifesto ao ministro da Saúde, Paulo Macedo.

O objetivo do documento é alertar para a importância de reforço das equipas no hospital sadino, sem perder de vista que o Garcia de Orta "há muito tempo que está incapaz de dar resposta às populações de Almada e Seixal", acrescenta.

Segundo os utentes que marcaram presença na vigília, ocupando um passeio em frente ao hospital de São Bernardo, as especialidades que estão ameaçadas são a obstetrícia, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, cirurgia plásticas e construtiva, oncologia médica, hematologia, infecciologia, nefrologia, pneumologia, imunoalergologia e endocrinologia.

Segundo Anabela Malheiro, estão em causa valências que poderão deixar Setúbal ainda em 2015. "Não podemos permitir que esta portaria vá em frente. Ela foi uma fuga deste Governo que não quis levar à Assembleia da República a discussão do Serviço Nacional de Saúde, porque, de certeza, que não iria ter coragem de anunciar as suas reais intenções para o nosso hospital", insistiu a mesma dirigente.

Os manifestantes lamentaram ainda que cerca de 50 mil utentes de Sesimbra tenham passado recentemente a integrar a área de influência do Hospital de São Bernardo, sem que fossem acauteladas medidas em termos de espaço físico e logística, já que o número de habitantes por cama aumentou de 557 para 687.

* Os números são brutais e pouco claros, entre as 20H00 e as 08H00 são encaminhadas 350 mil pessoas  de 13 especialidades???  Expliquem-se!


.

Sem comentários: