14/03/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

2013 foi o ano em que mais 
se reclamou em Portugal

"Nunca se reclamou tanto em Portugal". Quem o diz é Leonardo Mathias, Secretário de Estado Adjunto e da Economia. Foram registadas 222.434 queixas no ano passado. Destas, metade foram apresentadas à ASAE.
 .
Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o secretário de Estado Adjunto e da Economia divulgou os dados das queixas que foram inscritas nos livros de reclamações em 2013.
.
No total, foram feitas 222.434 reclamações, no ano passado, mais 7,9% do que em 2012. "2013 foi o ano em que os portugueses mais reclamaram", afirmou Leonardo Mathias en conferência de impresa. O secretário de Estado sublinhou que as reclamações são um barómetro nacional da qualidade dos bens e serviços".

Do total de queixas, 119. 154, ou 53,6%, foram apresentadas à ASAE, uma vez que este é "o sector fiscalizador mais abrangente", explicou Leonardo Mathias.

Neste âmbito, as principais reclamações são no sentido do atendimento deficiente ou do cumprimento defeituoso de bens e serviços.

A ANACOM ocupa o segundo lugar do "ranking" com mais reclamações: 61.620.

A terceira posição é ocupada pelo Banco de Portugal. Ao todo, chegaram a este regulador 9.400 queixas. Contas de depósito, produtos de poupança e crédito ao consumo lideram as reivindicações dos consumidores.

"Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos seus direitos, são mais informados e têm uma exigência superior", concluiu Leonardo Mathias.

* Talvez seja maior o número de consumidores conscientes de deveres e direitos.

.

Sem comentários: