14/03/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"

Reclamada mesma prioridade para
. ligações ferroviárias de mercadorias
 de Aveiro e de Sines 

 Representantes de entidades públicas, empresários e autarcas reclamaram hoje, durante uma reunião com o responsável da Comissão Europeia para a rede de transportes, a prioridade no lançamento, simultâneo, das ligações transfronteiriças ferroviárias de mercadorias Aveiro/Salamanca e Sines/Badajoz. 


"A prioridade dos próximos financiamentos comunitários deve ser na ferrovia, com dois corredores [Aveiro/Salamanca e Sines/Badajoz] que devem de estar em paridade no próximo quadro. Há um consenso muito alargado na defesa da prioridade destas intervenções", afirmou hoje o presidente da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), José Maria Costa. 

 A posição foi transmitida durante a reunião, em Viana do Castelo, promovida por aquela entidade, envolvendo vários representantes públicos e privados de Portugal e Espanha, e Carlo de Grandis, coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia. 

* A ferrovia portuguesa tem sido o parente pobre do desenvolvimento económico, basta dizer que o Intercidades da Beira Interior demora mais de  4 horas  de Lisboa à Covilhã.


.

Sem comentários: