14/03/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

EUA acusam grandes bancos 
de manipulação de taxa de juro

A agência federal dos Estados Unidos de garantia de depósitos bancários lançou uma ação judicial contra vários grandes bancos, como JPMorgan e Société Générale, por manipulação da taxa interbancária Libor. 

A ação envolve vários bancos de diferentes continentes, como os norte-americanos JPMorgan, Citigroup e Bank of America (EUA) e Royal Bank of Canada (Canadá), os europeus UBS e Credit Suisse (Suíça), HSBC, Royal Bank of Scotland, Lloyds e Barclays (Reino Unido), Société Générale (França) e Deutsche Bank (Alemanha) e o japonês Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, conforme documento consultado esta sexta-feira pela agência France Presse.

O escândalo da Libor foi conhecido em junho de 2012, com uma multa infligida pelas autoridades dos Estados Unidos da América e do Reino Unido ao Barclays.

A Libor, uma taxa de juro central no mundo das finanças, que é fixada em Londres, serve de referência a um número importante de produtos financeiros, entre os quais crédito imobiliário e às empresas. 

Na sua queixa, o regulador norte-americano acusa as grandes instituições financeiras de terem manipulado de forma concertada a taxa, para extraírem ganhos, em detrimento de 38 bancos norte-americanos de pequena e média dimensão.
Os factos, que se desenrolaram alegadamente entre agosto de 2007 e, "pelo menos", meados de 2011, causou "importantes perdas" a bancos de menor dimensão, segundo os termos da queixa.

Algumas dessas instituições tiveram mesmo de abrir falência, segundo a agência federal norte-americana de garantia de depósitos bancários (FDIC, sigla de Federal Deposit Insurance Corporation).

* Só os políticos gostam de banqueiros.


.

Sem comentários: