21/02/2014

.


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Estaleiros de Viana garantem rescisão
. com 93% dos trabalhadores

Dos 607 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, 562 já aceitaram o plano de rescisão proposto pela empresa: 209 já concluíram o processo de rescisão, os restantes deverão fazê-lo na próxima semana. A taxa de adesão ronda até ao momento os 93%. A duas horas do fim do prazo, há ainda 45 trabalhadores que resistem à saída.

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) aderiram em massa ao plano social revisto e aumentado para rescisões amigáveis.

A duas horas do fim do prazo para o fazerem, que termina às 16 horas desta tarde de sexta-feira, a taxa de adesão ronda os 93%. Aderiram até ao momento 562 trabalhadores, pelo que há ainda 45 que resistem, confirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério da Defesa.

São 210 os trabalhadores com o processo de rescisão já concluído. Os restantes 353 que aderiram ao plano social deverão assinar os respectivos acordos de desvinculação na próxima semana.

Além de indemnizações de um salário por cada ano de trabalho, este plano prevê uma compensação no âmbito do fundo de pensões a converter em planos de poupança-reforma e uma majoração das indemnizações, no valor de 2.500 euros, em determinados casos sociais identificados na empresa.

A West Sea, empresa do grupo Martifer que ganhou a subconcessão dos estaleiros, está assim a poucos dias de ficar com “terreno livre” para arrancar com a sua actividade em Viana. A subconcessionária compromete-se a contratar cerca de 400 trabalhadores, procedendo ao recrutamento “prioritário” dos que estão de saída dos ENVC.

* Entre precaridade e vulnerabilidade escolheram a pobreza.

.

Sem comentários: