21/02/2014

.


 5.TORRES
 
FANTÁSTICAS



VAHAN MISAKYAN'S

GLISTENING SELF-SUFFICIENT

 TOWER



Esta intrigante proposta de arranhacéus desenhada por Vahan Mysakyan para a cidade de Yerevan na Arménia consiste num conjunto de estruturas geodésicas que formam três torres pontiagudas ligadas por pontes habitáveis no topo e na base.


Diferentes programas  incluindo escritórios, residências e um hotel existem em cada torre - a mudança geodésica em tamanho e configuração depende do programa. As pontes são usadas como áreas comerciais e recreativas para o público em geral.



Um dos conceitos principais da proposta é criar uma suave transição entre os planos horizontal e vertical por criar superfícies que descascam a partir do chão e se transformam em áreas habitáveis.


O prédio está projectado com as últimas tecnologias ecológicas. Uma pele 'inteligente' controla, através de aberturas mecânicas, a quantidade de luz incidente e pode também ser utilizada para reduzir o calor e providenciar arejamento natural.



Esta pele também está equipada com um sistema de colectores para águas pluviais, com células fotovoltaicas e turbinas eólicas.


.

Sem comentários: