21/02/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Meia Maratona de Lisboa 
quer bater recorde do Mundo

Melhorar o recorde do Mundo da meia maratona, estabelecido pelo eritreu Zersenay Tadese em Lisboa, em 2010, é o objetivo da 24.ª edição da corrida lisboeta, a disputar a 16 de março, afirmou hoje Carlos Móia. 

"Há um atleta [o queniano Stephen Kibet] que tem uma marca de 58.54 minutos, mais 30 segundos do que o recorde do Mundo [58.23], o que, parece que não, é muito, mas está a preparar-se para conseguir o recorde, vem com duas 'lebres' e nós também estamos a preparar tudo. Se estiver um bom dia, sem vento, pode acontecer e aí teremos um cheque de 50 mil euros, que eu teria muito gosto de lhe entregar", explicou o presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia. Na conferência de imprensa de apresentação da prova que atravessa a Ponte 25 de Abril, entre Almada e Lisboa, Carlos Móia destacou a presença confirmada de oito homens com registos abaixo dos 60 minutos e de sete mulheres com menos de 68, salientando que a edição de 2014 vai ter o maior número de participantes de sempre, incluindo mais de 12 mil para os 21.097,5 quilómetros.

"Temos neste momento mais de 32 mil pessoas inscritas, portanto, brevemente, às 35 mil fecharemos as inscrições. É um recorde para a altura em que estamos e eu penso que rapidamente vamos fechar as inscrições", sublinhou o responsável pela organização. Móia salientou ainda o aumento de mulheres participantes, cujo número ronda "os 50% dos inscritos", o que representa "uma mudança de mentalidades e de cultura desportiva", relativamente às "menos de 100 entre os 4.000 participantes" na prova inaugural, em 1990. Além da meia maratona, cujo tiro de partida está marcado para as 10:30, vai realizar-se ainda no mesmo dia uma minimaratona, que conta com cerca de 20.000 inscritos, sendo que para a véspera estão marcados o passeio avós e netos [quatro quilómetros] e a corrida minicampeões, para jovens entre os seis e os 13 anos.

Também no domingo, 16 de março, vai ser disputada a meia maratona de Lisboa em cadeira de rodas, prova em que o britânico David Weir, medalha de ouro na maratona dos Jogos Paralímpicos de Londres2012 e detentor de outras nove medalhas em Jogos Paralímpicos, e o suíço Marcel Hug, prata na mesma prova e atual campeão do Mundo de maratona, 10.000, 5.000, 1.500 e 400 metros, são os principais favoritos. Entre os 32 atletas de elite em cadeira de rodas, de 13 nacionalidades, encontram-se os portugueses Alexandrino Silva, melhor luso na edição de 2013 da "meia" de Lisboa, e o recordista nacional, Alberto Batista. No sector feminino, a organização realça a presença da britânica Shelly Woods e das suíças Sandra Graf e Manuela Schar.

A prova em cadeira de rodas vai ser disputada em simultâneo com a meia maratona para atletas de elite, partindo ambas de Algés, e com a prova de 21.097,5 quilómetros popular e com a mini maratona, estas com partida da praça da portagem da Ponte 25 de Abril, em Almada. 

* A festa vai sair pr'à rua...

.

Sem comentários: