31/12/2013

 .


QUESTÕES


A 2014


11. António José Seguro continuará a ser líder do PS? 
por Bruno Simões

Tudo indica que sim. O congresso de Abril deste ano teria sido complicado para António José Seguro caso António Costa tivesse levado a sua candidatura à liderança até ao fim. Mas isso não aconteceu, e António José Seguro foi reeleito secretário-geral do partido. Além de ter, aparentemente, calado a oposição interna, a reeleição de Seguro neste último congresso teve ainda outro significado: pelos estatutos, não haverá outro antes das próximas eleições legislativas, que deverão ter lugar em Junho de 2015. 
 
A luta interna pelo PS esteve ao rubro no início deste ano. António José Seguro e António Costa digladiavam-se em público mas, na hora da verdade, António Costa não levou a sua candidatura até ao fim.

A Comissão Política Nacional de 29 de Janeiro foi o palco do confronto. Os apoiantes de Costa estavam tão convictos que o presidente da câmara de Lisboa ia avançar contra Seguro que até libertaram para a Lusa o discurso em que Costa anunciava ao partido que era candidato.

Surpreendentemente, António Costa não avançou, desiludindo todos os seus apoiantes e os críticos de Seguro. O discurso do autarca, que foi noticiado, afinal não fora proferido. Seguro foi a votos apenas com a oposição de Aires Pereira. Foi reeleito e entendeu-se com António Costa.

Mas o caminho de Seguro pode ter ainda percalços. As sondagens são sempre um barómetro importante e tudo dependerá da forma como Governo e PS lidarem com os dossiers mais complicados, designadamente o programa que se seguirá à troika.

Certo é que Costa será uma ameaça permanente para Seguro. Para o que der e vier, o presidente de câmara escolheu Fernando Medina para "número dois" no executivo.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13

.

Sem comentários: