20/12/2013

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

EUA e Reino Unido tiveram 
telemóvel de Almunía sob escuta

A espionagem deu-se quando Almunía era comissário europeu da Economia e Assuntos Monetários. Bruxelas já disse que tal é “inaceitável”.
O espanhol Joaquín Almunía, vice-presidente da Comissão Europeia e comissário da Concorrência, terá sido espiado pelos serviços secretos norte-americano (NSA – Agência de Segurança Nacional) e britânico (Quartel-Geral de Comunicações do Governo) em 2008 e 2009, revelam esta sexta-feira, 20 de Dezembro, o “The New York Times”, “The Guardian” e “Der Spiegel”.

Esta “vigilância” foi feita através do seu telemóvel e, do que é do conhecimento público, trata-se do primeiro alto cargo da União Europeia que foi alvo de espionagem directa, refere o “El País”.
Os três jornais que hoje divulgam esta informação obtiveram-na através de novas “fugas de informação” por parte de Edward Snowden, que trabalhou na NSA e que já tinha dito que as agências norte-americana e britânica espiaram mais de 1.000 “objectivos” nos últimos anos, salienta o “Expansión”.

Bruxelas já reagiu com desagrado. Se a espionagem for confirmada, trata-se de um acto “inaceitável” que merece a “máxima condenação”, sublinhou Pia Ahrenkilde, porta-voz da Comissão Europeia. “Não é este o tipo de comportamento que esperamos dos nossos parceiros estratégicos e muito menos dos nossos próprios Estados-membros”, acrescentou.

* Isto é União Europeia???

.

Sem comentários: