25/11/2013

.

25 Novembro

Dia Internacional pela 

Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de Novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima realizará as I Jornadas Contra a Violência Doméstica, na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga.


Este evento será organizado pela APAV com o Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho e a ELSA - European Law Students' Association - Universidade do Minho.

Esta primeira edição das Jornadas reunirá várias perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, quer de experientes profissionais que apoiam diretamente estas vítimas, quer dos académicos que estudam a temática, quer das próprias vítimas.

No mesmo dia, em Lisboa, a APAV irá promover uma acção de sensibilização, que terá lugar na Rua Augusta.

A APAV recorda que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; e que os seus agressores também são de diferentes condições e estratos sociais e económicos.

De acordo com os dados da Associação, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vítima®.

Numa altura em que a crise económica e as medidas de austeridade aumentam em Portugal, receia-se que a situação destas mulheres se agrave bastante, quer pela intensidade da violência sofrida diariamente, quer por que as vítimas encontrarão maiores dificuldades em reformular ou reconstruir as suas vidas.

Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos. 

IN "SÍTIO DA APAV"

..

Sem comentários: