14/10/2013

.
HOJE NO
" PÚBLICO"

Campanha Papel por Alimentos 
recolhe cinco mil toneladas de papel

São 203 mil litros de leite, 143 mil latas de salsichas, 142 mil latas de atum, 54 mil litros de óleo e 16 mil litros de azeite. Este foi o resultado alcançado através da conversão em bens alimentares de cinco mil toneladas de papel recolhido numa campanha desenvolvida em parceria pelos Bancos Alimentares e pela Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios. Desde Dezembro de 2011 que cada tonelada de papel recebido é convertida em alimentos.

A iniciativa envolve as instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram nas acções da federação presidida por Isabel Jonet. O objectivo é sensibilizar para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor. “O sucesso desta campanha mede-se pela sua grande capacidade de mostrar que um produto que parece não ter qualquer valor, e que vai quase sempre para o lixo depois de utilizado, pode ser convertido em alimentos”, diz Jonet, num comunicado enviado à imprensa.

Sensibilização de reutilização mas também de voluntariado: todo o papel recolhido tem de ser depositado pelos doadores nas instalações do Banco Alimentar contra a Fome da sua região. Em paralelo, produziram-se toalhetes de refeição com mensagens de apelo à solidariedade e reciclagem, tendo sido colocados em cantinas de escolas e universidades.

* Estas acções são fulcrais para atenuar as grandes carências de muitas famílias portuguesas, goste-se ou não Isabel Jonet por causa de algumas afirmações algo destemperadas, a grande verdade é que ela tem obra feita ao contrário de muitos panfletários que a criticam.

.

Sem comentários: