09/07/2013

.
HOJE NO
"i"

Alemanha antecipa-se a Cavaco e
 dá luz verde ao governo

Cavaco Silva ainda está a ouvir os partidos mas a sentença já veio de Bruxelas e da Alemanha: acrise políticaestá ultrapassada

A estreia oficial de Maria Luís Albuquerque no Eurogrupo foi uma festa. A ministra das Finanças foi recebida com grande calor por todos os ministros da zona euro, que fizeram questão de informar os portugueses de que a crise política já está ultrapassada e Portugal vai continuar no "caminho do sucesso", como afirmou, exultante, Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão. 

De Bruxelas vieram pois as novidades, uma vez que em Lisboa o Presidente da República continua a receber os partidos, parceiros sociais e personalidades de diversos sectores, como aconteceu ontem com Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. As audiências devem terminar quarta ou quinta-feira e só depois disso Cavaco Silva dirá formalmente ao país se aceita ou não a solução "sólida" que lhe foi apresentada sexta-feira pelo primeiro-ministro, Passos Coelho.

A CHEFE
Mas pelo que se ouviu ontem em Bruxelas o resultado final é já conhecido e as diligências do Presidente da República são meras formalidades que em nada alteram o desfecho da crise iniciada com a demissão de Vítor Gaspar e que culminou na "irrevogável" demissão de Paulo Portas devido à escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças.

Schäuble descansado  
As palavras do ministro das Finanças alemão são, por isso mesmo, muito significativas. Wolfgang Schäuble saudou o acordo político alcançado em Portugal e mostrou-se confiante de que a resolução da crise de governação vai permitir ao país continuar "no caminho de sucesso". "Como todos sabemos, a crise em Portugal foi ultrapassada. São crises de governação que acontecem de vez em quando nos estados-membros e que obrigam os responsáveis a sentar-se em torno da mesa para resolver a questão." O governante alemão lembrou que "ao longo dos últimos anos" Portugal se tem "destacado pela estabilidade" e como tal disse estar "razoavelmente descansado".

Maria Luís mantém o rumo 
 Interessantes e reveladores são também os elogios feitos pelo ministro alemão à nova ministra das Finanças. Como tem sido relatado nos últimos dias, a ex--secretária de Estado do Tesouro há muito que estava escolhida para suceder a Vítor Gaspar e andou estes meses a participar em reuniões do Eurogrupo, não só para ser apresentada aos ministros das Finanças da zona euro como para merecer a sua aprovação prévia. Por isso mesmo, o governante alemão lembrou que Albuquerque é "conhecida por todos" no Eurogrupo e que a sua nomeação "não representa qualquer mudança" de rumo.

 O que Wolfgang Schäuble não disse é o que pensa a Alemanha do novo papel atribuído a Paulo Portas na orgânica de governo apresentada a Cavaco Silva. E se o facto de o presidente do CDS ir liderar as negociações com a troika não altera em nada o rumo traçado por Vítor Gaspar, de que Maria Luís é a legítima herdeira no governo.

* Wolfgang Schäuble decide mais em Portugal que Cavaco Silva...

.

Sem comentários: