15/07/2013

.


HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Onze quadros bancários receberam mais de um milhão de euros em Portugal

Onze quadros de topo do setor bancário em Portugal receberam em 2011 vencimentos fixos e variáveis superiores a um milhão de euros, revela um relatório da Autoridade Bancária Europeia divulgado esta segunda-feira. 

De acordo com o estudo sobre a remuneração fixa e variável dos funcionários com maiores vencimentos no setor na União Europeia, o valor total do salário fixo destes 11 quadros, 1 da banca investimento e os restantes da banca comercial em Portugal, ascendeu a 5,2 milhões de euros, enquanto perto de 12,5 milhões de euros se reportam a remunerações variáveis.

Somando salário fixo e remunerações variáveis, estes 11 quadros de topo da banca arrecadaram em 2011 perto de 17,7 milhões de euros, menos do que os 19 milhões de euros registados em 2010 (5,8 milhões de euros de vencimentos fixos e remuneração variável de 13,2 milhões de euros).
Em 2010, 13 quadros recebiam salários globais superiores a um milhão de euros, um num banco de investimento e os restantes 12 em bancos de retalho.
O relatório da EBA sobre o total dos salários (fixos e variáveis) em 2010 e 2011 no setor bancário da UE constitui a primeira análise acerca da estrutura de remunerações das instituições financeiras no conjunto dos 27 países analisados dentro desta área económica.

No geral, os resultados mostram que o número de gestores ou funcionários que recebiam vencimentos no montante de um milhão de euros ou mais em remunerações fixas e variáveis, em 2010 e 2011, "é limitado" na maioria dos Estados-membros, embora seja "bastante significativo noutros".
Em 2011 foram relatados os vencimentos mais elevados nos salários do Reino Unido (2.436 pessoas), no caso da Alemanha (170), França (162), Espanha (125), Itália (96) e na Holanda (36).
Vários funcionários com altos vencimentos trabalhavam em categorias profissionais nos bancos onde desempenhavam diferentes funções de responsabilidade, desde a direção, gestão de riscos, auditoria interna, tecnologia da informação, comunicação e finanças direcionadas às empresas, aos recursos humanos e à legislação.

A EBA vai publicar no final deste ano um relatório mais detalhado sobre a análise das práticas das remunerações seguidas pelo setor da banca na União Europeia, o qual servirá de referência e terá uma análise mais detalhada dos vencimentos apresentados esta segunda-feira.

* Absurdo é que haja gente a passar fome num país onde se pagam estes salários e ainda maiores, somos todos coniventes na permissividade.

.

Sem comentários: