10/04/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

40 mil crianças sobredotadas em Portugal

Cerca de 40 mil crianças até aos 12 anos, em Portugal, serão sobredotadas, mas a maioria não está detetada.

"Há muitas crianças sobredotadas e temos poucos especialistas para as detetar. Devia haver formação específica entre professores e psicólogos para conhecerem os tipos de sobredotados", declarou Nelson Lima, presidente do Instituto da Inteligência.
O problema existe no grande número de crianças sobredotadas que, finda a adolescência, "ficam sem saber o que fazer", afirma.
 Diversos estudos revelam que, apesar da grande expetativa gerada na infância, muitos dos sobredotados apresentam, mais tarde, um grau de insucesso igual ou maior do que o das outras pessoas.
Nelson Lima, que dá uma conferência na Universidade Lusíada, em Lisboa, esta quarta-feira, sobre o futuro dos sobredotados no fim da adolescência, garante que é a escola que tem o papel mais importante na trajetória das crianças sobredotadas.

* Não tem grande importância ser-se sobredotado, 90% dos sobredotados têm pouco sucesso. Importante para uma criança é crescer em amor, ter uma boa escola e saber, consoante a idade, valorar o que a rodeia.

.

Sem comentários: