29/11/2012


 .
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

 Particulares e empresas poupam 
mais do que investem pela 
primeira vez desde o euro

 Os portugueses estão a ajustar as suas finanças, poupando mais do que o que investem. Os riscos continuam e o incumprimento dos particulares e, “principalmente”, das empresas deverá manter-se em expansão, alerta o Banco de Portugal.

As empresas e os particulares em Portugal estão, em conjunto, a poupar mais do que a investir. Com a necessidade de ajustarem as suas contas numa altura de contracção, o primeiro semestre deste ano foi aquele em que tal se verificou desde, pelo menos, a introdução do euro.
No caso dos particulares, por exemplo, com as expectativas para o rendimento permanente revistas em baixas (devido ao aumento da carga fiscal), a opção é a de poupar mais, aponta o relatório de estabilidade financeira, publicado hoje, quinta-feira, pelo Banco de Portugal.
Apesar de terem, assim, capacidade de investimento, as companhias não financeiras e as famílias continuam a perder rendimento e a representar riscos para a estabilidade financeira nacional, de acordo com o documento.
Isto porque os particulares e “principalmente” as empresas deverão continuar a registar maiores níveis de incumprimento nos próximos trimestres, o que poderá obrigar os bancos a aumentarem o reconhecimento de imparidades para perdas na carteira de crédito.
Para os particulares, os avisos do Banco de Portugal assinalam um risco de crédito maior no consumo e não tanto nos créditos à habitação. “O rácio de incumprimento nos empréstimos para consumo e outros fins regista aumentos bastante significativos”, salienta o comunicado da entidade presidida por Carlos Costa.
Já a nível de crédito à habitação, também há aumentos no rácio de incumprimento mas “é muito inferior” ao do consumo. Os mínimos históricos das taxas indexadas aos créditos à habitação em Portugal, as Euribor, e o facto de a maioria dos empréstimos à habitação ser feito para primeiras moradias podem justificar esta diferença.
Nas empresas, o comportamento também acontece, até porque há uma contracção da procura interna que limita o desempenho das sociedades. 
"Neste contexto, a situação financeira do sector empresarial e dos particulares continuará a ser acompanhada no sentido de identificar possíveis medidas que atenuem os efeitos do elevado endividamento destes sectores na sua capacidade de financiamento e no seu grau de incumprimento junto do sistema bancário", indica o Banco de Portugal.

* Quando o "euro" surgiu tinha acabado há pouco o consulado consumista e perdulário de Aníbal o europeísta.

.

Sem comentários: