29/11/2012

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Confiança dos consumidores 
atinge mínimo histórico

O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores agravaram-se em novembro em Portugal, atingindo novos mínimos da série, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística

O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) "diminuiu significativamente" entre setembro e novembro, alcançando os -59,0 pontos.
O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade), por sua vez, agravou-se para os 5,0 pontos.

DADOS DO BANCO DE PORTUGAL

Desde janeiro que a confiança dos consumidores vinha a melhorar todos os meses, mas em setembro sofreu uma quebra abrupta, em novembro esta quebra agravou-se mais ainda, estabelecendo um recorde negativo.
Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.
Segundo o INE, "a diminuição do indicador de confiança dos consumidores observada nos últimos três meses resultou dos contributos negativos de todas as componentes, destacando-se as perspetivas sobre a evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar".
Relativamente ao indicador de clima económico, o instituto destaca que se agravou "de forma expressiva" nos últimos três meses, com uma redução em novembro dos indicadores de confiança da indústria transformadora, da construção e obras públicas e dos serviços.
O indicador relativo ao comércio, por sua vez, apresentou alguma recuperação. 

* Confiar em quem???

Sem comentários: