24/06/2012

 .
ESTA SEMANA NO

"CORREIO DO MINHO"

Universidade do Minho
Professor vence 
Prémio Jovem Investigador 

 Paulo Flores, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, venceu o Prémio Jovem Investigador 'Professor João Martins' em Mecânica Aplicada e Computacional 2011, promovido pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC). 

O galardão vai ser entregue no próximo Congresso da associação, em Bilbau, Espanha, em junho de 2013. O Prémio, atribuído pela primeira vez a um investigador da UMinho, homenageia os jovens investigadores que mais se tenham distinguido em qualquer área da Mecânica Aplicada e Computacional pelo número e impacto dos trabalhos publicados em revistas científicas de circulação internacional ou que tenham contribuído significativamente para o avanço da área, em termos pedagógicos e na ligação ao tecido empresarial. 

Paulo Flores já tinha recebido uma menção honrosa do galardão em 2010. Paulo Flores preside Comité da Federação Internacional do setor O professor da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) foi entretanto eleito para presidir durante os próximos dois anos ao Comité Técnico para Dinâmicas Multicorpo da Feder ação Internacional para a Promoção da Ciência de Máquinas e Mecanismos (IFToMM). É o único português a presidir uma Comissão Técnica desta entidade, que visa promover a investigação e o desenvolvimento no domínio científico de Máquinas e Mecanismos e que junta associações nacionais de 57 países. Paulo Flores foi eleito para o cargo na reunião anual da comissão, que decorreu na Universidade de Estugarda, Alemanha. 

O docente é membro observador desta comissão desde 2006. Paulo Flores tem 39 anos e é natural de Rossas, Vieira do Minho. Licenciou-se, doutorou-se e agregou-se em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorou-se no Swiss Federal Institute of Technology (Suíça) e na Universidade do Arizona (EUA). Venceu o “First Place Graduate Award in recognition of valuable contributions to College of Engineering Open House 2003”, pela Wichita State University (EUA), e o prémio de melhor tese de doutoramento da EEUM em 2005. É autor de mais de duas centenas de publicações (livros, capítulos de livros, monografias, artigos científicos, textos pedagógicos). 


* Nós precisamos deste tipo de portugueses, inteligentes, esforçados a colocarem o melhor de si ao serviço da comunidade, a classe política que temos é descartável. 
Socrates e  Relvas serão lembrados pelas suas tristes figuras.

.

Sem comentários: