24/06/2012

.
ESTA SEMANA NO
"VIDA ECONÓMICA"

Associação Comercial do Porto 
contesta modelo de privatização 
para a TAP e a ANA 

A Associação Comercial do Porto está contra o modelo de privatização previsto pelo Governo para a ANA e a TAP. Considera muito preocupante o impacto que terá a privatização "em bloco" na economia do Norte do país. 

Adianta a instituição em comunicado: "É verdade que o aeroporto faz parte da ANA, que é um monopólio. Mas é um monopólio público que é regido por interesses que transcendem a mera obtenção do lucro." Considera a associação que a privatização da ANA em bloco não é o único possível, nem será o mais interessante do ponto de vista do interesse público.

 "O modelo de monopólio privado que abrange todo o sistema aeroportuário não é o único possível, nem aquele que permite maximizar os benefícios. Se a ANA for privatizada em bloco sem contemplar argumentos quantitativos, haverá um factor de incerteza que será descontado no valor que o Estado vai arrecadar. Ainda que se acredite que a soma das partes pode valer mais do que a alienação total, é uma questão que necessita de ser avaliada em pormenor.

" Perante este cenário, conclui a Associação Comercial do Porto: "Seria preciso estudar a possibilidade de criar subsidiárias da ANA, de forma a não prejudicar as condições dos financiamentos existentes nessa empresa pública e que dificilmente poderão ser replicadas na atual conjuntura internacional. Seria igualmente necessário estudar a questão dos quadros e do pessoal da ANA, num modelo de privatização em separado, admitindo-se ainda que estes possam ser necessários no INAC ou noutro instrumento de regulação que possa vir a ser criado." 


* Privatizar aeroportos é próprio de governantes perdulários e submissos.

.

Sem comentários: