24/06/2012


.

ESTA SEMANA NA
"O ELETRICISTA"

Pronodis: 
primeiro detetor de presença humana
 a nível mundial (HPD1) 

A Steinel, uma vez mais na vanguarda da tecnologia a nível da deteção, lançou na Feira Light & Building 2012 o detetor de presença humana. 

Este detetor de referência HPD1 (Human Presence Detection) é o culminar do atingir a perfeição na deteção. Ao longo de 5 anos, os maiores especialistas do mundo e universidades estiveram unidos para desenvolver este sistema que analisa as imagens diretamente no sensor. 
Com esta inovação é possível integrar novas aplicações na automatização dos edifícios. O sensor deteta as pessoas e identifica o seu número exato, independentemente se estão sentados ou de pé ou mesmo que não haja movimento. A informação é transmitida através do interface IP ou relé. 

É através da imagem visível na face do detetor, que se toma conhecimento da deteção e esta imagem pode alternar entre totalmente branco/ humano em encarnado / humano encarnado dentro de um retângulo. A primeira vantagem passa pela definição da zona de deteção. O detetor HPD1 define a zona de deteção limitando-a à zona estritamente necessária, ou seja, por exemplo, permite definir dentro de uma sala uma zona de movimento e até 3 zonas de presença. 

Essas zonas podem ser facilmente programadas via comando. Além disso, permite detetar pessoas, e assim pela primeira vez é possível detetar pessoas sem haver movimento. A comutação é feita de imediato ao entrar ou sair da zona de deteção. A deteção exata previne falsas comutações. A terceira vantagem refere-se à contagem de pessoas porque este detetor HPD1 não só deteta a presença de pessoas, como possibilita a sua quantificação. 

Os infra-vermelhos garantem o seu funcionamento em modo noturno. E ainda permite fazer uma diferenciação seletiva, algo que é uma enorme vantagem do HDP1 relativamente a um detetor de movimento porque através desta nova tecnologia de deteção, permite distinguir um corpo humano de um outro ser. 


* A electrónica é um mundo fabuloso, o problema são os maus utilizadores!


.

Sem comentários: