.
ONTEM NO
"i"
Deputados socialistas avançam com
. proposta de co-adopção gay
Os deputados do PS Pedro Delgado Alves e Isabel Moreira vão apresentar em Julho uma proposta de co-adopção para casais homossexuais. “Já não estamos a falar de criar uma família de raiz, queremos é dar resposta às famílias homossexuais em que apenas uma das partes tem o poder paternal”, esclarece o parlamentar e líder da Juventude Socialista.
O projecto será entregue no próximo mês, mas só será discutido na Assembleia a partir de Setembro.
Tal como acontece para os casais heterossexuais, os deputados do PS querem permitir aos casais homossexuais em que apenas um dos cônjuges detém o poder paternal – por vínculo biológico ou por adopção – a extensão da filiação ao seu parceiro.
As associações LGBT estimam que em Portugal existam centenas de casos nesta situação. A alteração visa assegurar que, em caso de falecimento ou doença de um dos cônjuges, o menor fica à guarda do outro elemento do casal. Pedro Alves sublinha que noutros países, como a Alemanha, isto já acontece.
Depois de a proposta de adopção por casais homossexuais (apresentada pelo BE) ter sido rejeitada pela maioria, a co-adopção poderá reunir mais apoios dentro do próprio PS. “Sabemos que há deputados no PS mais favoráveis a esta proposta e não deixaremos de tentar persuadir a direcção a apoiar-nos, pois visamos a resolução de um problema real”, diz Alves.
A JS/Lisboa está a promover uma campanha a favor da adopção gay, mas o tema não deverá voltar ao parlamento a médio prazo. Com uma maioria parlamentar contrária, o líder da JS diz acreditar no poder da pedagogia:
“O tempo tende a favorecer este debate, por isso a JS mantém-se activa no esclarecimento desta questão.”
* Acabar legalmente com a xenofobia de uma vez por todas. Será que os heterosexuais que contestam este tipo de adopção estão inseguros quanto à sua orientação sexual e à sua função enquanto educadores???
.
Sem comentários:
Enviar um comentário